
Vocês que me ouvem sabem que há muito tempo eu falo da falácia que é a tentativa de assustar o mundo com o aquecimento global. Infelizmente, é uma falácia, porque, na verdade, o mundo está esfriando. E o frio é muito pior, porque diminui as colheitas. Se vocês olharem hoje, o Hemisfério Norte está com frio recordista na história. O Norte do Japão nunca viu nada igual. Montanhas de neve. Nos Estados Unidos, afetando 250 milhões de americanos. Nevascas nunca vistas. Muitas mortes, voos interrompidos. Até no Golfo do México, no Texas, na Flórida.
Meu sobrinho que mora lá mostrou, outro dia, 7 graus. Não é comum. Mas, no restante da costa leste e norte dos Estados Unidos, são temperaturas negativas. Pessoas pulando de cima de prédios para brincar em montanhas de neve. Trânsito interrompido, gasto de combustível muito mais para esquentar as casas – combustível e outros energéticos, eletricidade, por exemplo. Muita preocupação. Infelizmente, muito frio. Gelando a região do Ártico, dificultando e impedindo a navegação.
Lula liga para Trump
Bom, a gente está falando de exterior e o presidente Lula, ontem, conversou 50 minutos no telefone com Trump e ficou de ir a Washington, à Casa Branca. Provavelmente irá em março, porque ele disse que em fevereiro vai à Coreia do Sul e à Índia. Enfim, conversaram, fica aquela coisa generalizada sobre relações bilaterais. Enquanto se conversa, é melhor.
VEJA TAMBÉM:
Uma outra questão importante que eu queria mencionar com vocês: o presidente Lula faz muito discurso sobre segurança pública, só que o resultado que a gente vê é outro. Agora mesmo, na Suécia – vejam só, até a Suécia está preocupada com homicídio – a idade penal é a partir dos 15 anos. Seria o ideal aqui, se pelo menos aqueles que podem eleger Presidente da República com 16 anos, respondessem penalmente, no mínimo. Já foi assim aqui no Brasil, mudaram. Mas lá na Suécia querem baixar de 15 para 13, porque no ano passado houve 52 processos de homicídio ou tentativa de homicídio envolvendo menores, abaixo de 15 anos de idade. Até na Suécia!
Propaganda climática
Vejam que essas questões são imensas. E muitas vezes vêm dos Estados Unidos. Essa história do aquecimento global começa nos Estados Unidos. Eu queria saber agora, esses propagandistas enganadores do aquecimento global vão dizer o quê? Já mudaram o nome, né? Agora diz que é não-sei-o-quê climático. Meu Deus do céu!
Nikolas e o poder das redes
Bom, gente, conversando com mais pessoas que participaram lá da caminhada do Nikolas, disseram que impressionante como, das margens da estrada, chegou de tudo. Chegou comida, remédio, energético, água, água refrigerada, água gelada, helicópteros particulares em cima oferecendo ajuda, caminhonetes de fazendeiros, churrasco à disposição, almoço, jantar, cama, mesa, abrigo à noite.
Mais ou menos o que acontece naquele Caminho de Santiago, só que lá as pessoas têm que pagar, muitas vezes, a maior parte dos alojamentos, da comida, etc. Mas os peregrinos recebem isso. E mais, eu chamo a atenção, a grande mídia omitiu, não contou nada, só passou a falar, teve que falar, depois do raio, mas não adiantou nada. A gente está vendo aí, a caminhada foi a demonstração da força da rede social, em que o Nicolas no Instagram é um campeão, tem mais de 21 milhões de seguidores.
Fachin extrapolando
E, por último, queria fazer uma menção ao ministro Fachin, que foi à Costa Rica, e que está insistindo em falar sobre democracia e coisas que são do assunto do Congresso Nacional. O Supremo deveria falar na defesa da Constituição, sim, que é a defesa da democracia, mas essa é a falha do Supremo, que se acha acima da Constituição e não é! Eles não são constituintes, não têm poder constituinte, nem poder legislativo.




