• Carregando...
A ministra do Esporte, Ana Moser, em foto de maio de 2023.
A ex-ministra do Esporte, Ana Moser, em foto de maio de 2023.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Esta quarta é dia de posse do novo ministro do Esporte, o deputado André Fufuca. Desculpem o trocadilho, mas a fofoca diz que Ana Moser, que era a ministra e foi demitida, para a tristeza da primeira-dama Janja, não vai comparecer nem à posse, nem à transmissão de cargo. É o que se comenta aqui na corte, em Brasília. Agora está estranho porque o senador Ciro Nogueira, que é prócer do PP, o partido de Fufuca, já pediu que o deputado se retire de sua função no diretório estadual do Maranhão, onde ele é presidente. É estranho porque ainda estamos lembrando do que ocorreu com o Republicanos, que publicou uma nota dizendo que o deputado Silvio Costa Filho, que vai ocupar um lugar que era do PSB no Ministério dos Portos e Aeroportos, também não representa o partido no ministério, e que o PP continua independente, não está na base do governo.

Ou seja: Lula mexeu no ministério, tirou Márcio França, desagradou socialistas, desagradou o vice-presidente, que também é do PSB... e não adiantou nada. Parece que não está sendo suficiente. O PP, inclusive, quer mais e pediu para incluírem as apostas esportivas no Ministério do Esporte. Alexandre Padilha ficou sem saber o que fazer e disse que fica meio a meio, então: metade na Fazenda, metade no Esporte. Não vai dar certo. E o partido está de olho também na Caixa Econômica Federal e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

WhatsApp: entre no grupo e receba as colunas do Alexandre Garcia

As eternas brigas internas entre os tucanos

Como se bicam os tucanos, não? Sempre, sempre, desde que o PSDB foi criado, eu lembro bem disso. Ciumeiras, uma fogueira de vaidades. Conseguiram afastar na Justiça o presidente do partido, Eduardo Leite, argumentando que a reeleição não valeu, e agora vão fazer outra eleição. Enquanto isso, Aécio Neves, que é uma liderança dos tucanos, está dizendo que eles têm de ficar na oposição clara ao governo Lula. Politicamente, a coisa está bem enrolada.

Lula, cheio de problemas para resolver, não para de viajar

Lula, por sua vez, está com um cansaço danado e dor no quadril. E já vai viajar de novo, fica dois dias em Cuba e depois ainda vai a Nova York. Não vai ter tempo de resolver esses problemas, fora o problema dentro do Planalto, que é Jean Wyllys criticando e xingando o ministro Paulo Pimenta, da Secom.

8 de janeiro continua rendendo no Ministério Público e na CPMI

O Ministério Público descobriu, analisando impressões digitais, que 31 manifestantes que foram presos e viraram réus estavam efetivamente dentro do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. O MP está acrescentando às denúncias contra esses 31 o dano ao patrimônio público, qualificado com agravante de patrimônio tombado. É maluquice. A pessoa tem de ser muito fanatizada para entrar no Palácio do Planalto, não ter noção de que aquilo tudo é do povo brasileiro, e começar a quebrar. Por isso se diz que havia infiltrados, e que não podem ser pessoas de bem. A pessoa de bem precisaria ter enlouquecido para fazer uma coisa dessas.

A oposição agiu rapidamente e conseguiu que o presidente da CPMI do 8 de Janeiro pautasse para votação nesta quarta-feira a convocação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para explicar por que, de 185 câmeras, só quatro tinham imagens, e por que as outras imagens foram apagadas. Certamente o governo está preocupadíssimo com essa votação, vamos esperar para ver no que vai dar.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]