• Carregando...
“Não Olhe para Cima”, filme que faz sátira com a política atual.
“Não Olhe para Cima”, filme que faz sátira com a política atual.| Foto: Divulgação/Netflix

Estimulado pelos que viram, também tratei de assistir ao "Não Olhe para Cima", na Netflix. Um filme que virou o último assunto político do ano, com dois lados opostos vendo a obra como uma crítica ao outro lado. Pois é uma sátira que mexe com todos nós, com o que expomos, na pandemia, na disputa eleitoral e em outras controvérsias, não apenas nos Estados Unidos, mas também por aqui, como revelamos nas polêmicas em torno da obra nas redes sociais. Vejo muita semelhança - e até alguma inspiração - com outra sátira, de outro período, o da Guerra Fria, feita por Stanley Kubrick, com Peter Sellers fazendo três personagens: "Doctor Strangelove ou Como Deixei de me Preocupar e Aprendi a Amar a Bomba".

Na sátira de 1964 e na de hoje, estão retratados a presidência dos Estados Unidos, a ciência, fanatismos, militares e em ambos os filmes, o fim é trágico para a humanidade. Ambos são tragicomédias, pois o ridículo dos personagens os expõe ao riso. Na comédia da Roma antiga, ridendo castigat … critica-se rindo do ridículo dos que querem nos conduzir. Em ambos os filmes, elencos que reforçam o roteiro. Em "Doctor Strangelove", além de Peter Sellers, George C. Scott e Sterling Hayden. Em "Não Olhe para Cima", Meryl Streep, como presidente dos Estados Unidos, Cate Blanchett, como bela e fútil apresentadora de TV, Leonardo Di Caprio, o astrônomo que calculou o impacto do cometa na Terra e Jennifer Lawrence, a estagiária que descobriu o cometa.

Um pesquisador médico amigo meu se sentiu retratado no filme. Imagino o quanto, quando o FBI sequestra os dois cientistas que insistiam na tese do choque com a Terra. Equivale às censuras contra quem traz teses diferentes dos dogmas adotados. O filme satiriza o feminismo, retratando uma presidente com defeitos iguais aos piores demagogos; faz o mesmo com certos cientistas que viraram gurus. O do filme está muito parecido com o Dr. Fauci (o do "Dr Strangelove" ficava numa cadeira de rodas), ou com o empreendedorismo de Elon Musk ou Bill Gates. A média televisiva não é poupada, pela superficialidade dos dois apresentadores, a loira e o negro - mas há um negro realista, diretor da Nasa. O jornal escrito é poupado no início, depois abandona a busca da verdade.

O radicalismo separa namorados e até famílias, como mostra o filme, criticando a realidade.

A presidente enfim ouve o astrônomo e concorda em mandar uma expedição para explodir o cometa. Escolhe um herói para o sacrifício - com as mesmas caraterísticas do piloto caubói que atingiu Moscou montado numa bomba H, do filme de 1964. O astrônomo Di Caprio muda de lado, apoia a presidente demagoga, abandona a mulher e os filhos e se torna amante da apresentadora. Mas a cobiça de um empreendedor Big Tech convence a presidente a cancelar a missão, porque o cometa é muito valioso em minerais e ele e suas geringonças espaciais vão apenas fragmentá-lo. Vão aproveitá-lo para “riqueza e trabalho para todos”. A missão fracassa e a presidente manda o povo olhar para baixo, para não ver a realidade que se aproxima. Há uma alegoria de última ceia na família do astrônomo, em que o único capaz de fazer uma oração final é um jovem rebelde. Não vou falar no fim. Preciso ver o filme outra vez, descobrir sátira em cada detalhe. Mas já senti que "Não Olhe para Cima' nos faz olhar para dentro e em volta, para ficarmos mais atentos sobre em que estamos metidos e por quê.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]