• Carregando...
Exército - operação - PF
Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.| Foto: André Borges/EFE

Eu não sei se a história do Tiradentes não foi parecida com o que vimos nessa quinta. Tiradentes e seus inconfidentes mineiros estavam tentando dar um golpe na coroa portuguesa, mas não deram. E Tiradentes foi enforcado e esquartejado; pagou mesmo sem ter feito. Na quinta-feira tivemos essa Operação Tempus Veritatis – acho que o nome é uma resposta irônica a uma citação do Evangelho de João que Jair Bolsonaro usa com frequência, “conhecereis a verdade a verdade vos libertará”, veritas liberabit vos, e aí a Polícia Federal respondeu com Tempus Veritatis, “tempo da verdade”.

Quem ordenou esse movimento de busca, apreensão e prisões foi Alexandre de Moraes. Estão mostrando que encontraram uma minuta de “decreto de golpe” que incluía a prisão de Moraes, mas ela não foi assinada, assim como Tiradentes também não deu o golpe que pretendia. Assinar depois de 31 de dezembro de 2022 não era possível – depois de 1.º de janeiro de 2023 quem assinava decreto era Lula. E ainda há uma outra minuta que teriam encontrado na sala de Bolsonaro na sede do Partido Liberal. O senador petista Humberto Costa, líder do partido, disse que, se isso for verdade, vai pedir a cassação do PL, que tem a maior bancada e cujo presidente, Valdemar Costa Neto, foi preso por posse de uma arma com registro vencido em um dos endereços dele.

WhatsApp: entre no grupo e receba as colunas do Alexandre Garcia

O comandante do Exército foi avisado da operação na véspera, porque ela pegou algumas das maiores figuras do Exército: o general Augusto Heleno, por exemplo, só perde em prestígio para o general Villas Bôas. O general Paulo Sérgio foi comandante do Exército e ministro da Defesa; o general Braga Netto foi comandante no Rio, chefe da Casa Civil e ministro da Defesa; o general Theophilo vem de uma família toda de generais, foi comandante do Comando de Operações Terrestres do Exército e comandante militar da Amazônia, assim como o general Augusto Heleno. A operação pegou também um coronel que estava em um curso nos Estados Unidos, vai ter de voltar e será preso, porque ele estaria ensinando técnicas das Forças Especiais ao pessoal que estava nos acampamentos. Fico imaginando o que ele estava ensinando, porque o pessoal que vai para as Forças Especiais em Goiânia tem um treinamento muito duro e severo. Mas é o que está escrito nas decisões de prisão, busca e apreensão. O ministro da Defesa disse que cabe às Forças Armadas apoiarem a decisão da Justiça, a Marinha disse em nota que não iria se manifestar, e o Exército foi avisado antecipadamente.

Entre os civis, foi preso Filipe Martins, que tinha sido secretário de Assuntos Internacionais da Presidência da República – era ele quem teria essa minuta de decreto. Entrou também um padre, José Eduardo de Oliveira e Silva, de Osasco, que seria do “núcleo jurídico” do golpe embora não seja doutor em Direito, mas em Filosofia e Teologia. Até o Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente Figueiredo, está nessa.

São manhãs incríveis para essa gente. O almirante Garnier, ex-comandante da Marinha, contou que às 6h15 foi surpreendido com a Polícia Federal na casa dele. É algo bem desagradável; chegaram a levar até uma palestra que ele estava preparando. Mais uma vez entraram na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça: é o inquérito das fake news, é o cartão de vacina, é uma gravação de julho de 2022 que teriam encontrado nos registros digitais do tenente-coronel Mauro Cid, em que Bolsonaro diz que “perder a eleição não tem problema, o problema é perder a democracia numa eleição fraudada”. Parece que esse foi considerado pela PF como o pontapé inicial desse golpe que não houve. Então, aguardemos.

Querem culpar os agricultores europeus pelos problemas urbanos

Por que o agro europeu se revolta? Na Bélgica, na Holanda, na Alemanha, na França, na Itália, agora na Grécia também. São as imposições da tal Agenda 2030 para afogar quem produz alimentos. Coisa de gente que acha que o alimento pode sair de laboratório ou de fábrica. Querem impor ao agro soluções de problemas urbanos. Ficam dizendo que o problema é o pum da vaca, quando sabemos que é o pum dos automóveis.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]