• Carregando...
Vendedor ambulante Homem improvisa sacola plástica como máscara para se proteger da pandemia de coronavírus, em São Paulo.
Vendedor ambulante Homem improvisa sacola plástica como máscara para se proteger da pandemia de coronavírus, em São Paulo.| Foto: Nelson Almeida/ AFP

Primeira morte em decorrência do coronavírus no Brasil foi em São Paulo. Era um senhor de 62 anos que já tinha doenças prévias, como diabetes e hipertensão. Provavelmente, as defesas dele já estavam enfraquecidas pelos remédios que ele precisa tomar.

A gente tem que se cuidar, não resta dúvida, mas é bom lembrar que a China já saiu dessa e está controlando a doença. Por mais que agora o país asiático esteja comprando ações mais baratas, ele também perdeu bastante.

As vendas a varejo na China despencaram 20,5%, a produção industrial caiu 13,5% e os investimentos caíram 24,5%. Mas o mais importante, o país teve 3,8 mil mortes e 80 mil casos para 1,4 bilhão de chineses.

Inclusive teve o caso de uma senhora de 103 anos, que contraiu o coronavírus e saiu faceira do hospital, já está em casa. Então, há esperança. A Itália está em uma situação pior porque tem 60 milhões de habitantes e já está com 28 mil casos, com 2,2 mil mortes.

Quarentena forçada, se for o caso

No Brasil saiu a regulamentação daquela lei emergencial feita para trazer os brasileiros de Wuhan para o Brasil e deixá-los confinados na base aérea de Anápolis (GO). Era preciso uma lei para que os direitos e garantias individuais fossem aplicados.

Agora a lei foi regulamentada por uma portaria. Nela, fica claro que, se houver recomendação médica, a pessoa tem que ficar em quarentena e, se preciso, será usada força policial.

Uma boa ideia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que irá injetar R$ até 147 bilhões na economia para o combate ao vírus. Na prática, isso significa mais UTIs. A decisão faz parte da medida emergencial anunciada na segunda-feira (16).

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), talvez para dizer que os políticos também precisam ceder, protocolou um projeto de lei para que os fundos eleitoral e partidário sejam destinados ao combate ao coronavírus. A soma dos dois fundos é de R$ 3 bilhões.

Sem pânico, por favor

Osmar Terra, ex-ministro da Saúde e da Cidadania, médico e atualmente deputado federal, combateu o H1N1, em 2009, e recomenda que não se assuste a população porque, para ele, isso causa problema. A declaração foi feita pelo Twitter.

Ele continuou dizendo que causar pânico traz mais repercussão, mas que é necessário informar corretamente, conforme recomendações científicas à população. Outra medida, segundo o deputado, é controlar o contágio.

Terra também disso que o exagero do noticiário causa pânico e é bom lembrar que essa crise sanitária não é diferente das outras pelas quais o país já passou sem precisar manter ninguém em quarentena.

A gripe suína (H1N1) tem vacina, mas mesmo assim matou 1.109 brasileiros e não houve essa barulheira todo que está prejudicando a atividade econômica. Espero que todos tomem as atitudes necessárias recomendadas pelas autoridades da saúde para evitar a disseminação do coronavírus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]