• Carregando...
Estátuas do Monumento das Bandeiras com máscaras de proteção em São Paulo, 12 de maio
Estátuas do Monumento das Bandeiras com máscaras de proteção em São Paulo, 12 de maio| Foto: Nelson Almeida/AFP

O Brasil está na 6ª posição em mortes por Covid-19, em números absolutos. Mas quando se trata de números percentuais a posição cai para 22º, são 109 óbitos a cada 100 milhões de habitantes.

Nova Iorque, que fez o chamado lockdown, tem mais mortos do que o Brasil em números absolutos. A cidade estadunidense tem 8 milhões de habitantes e o Brasil tem 220 milhões. Olha que o país está fazendo uma quarentena mal feita.

Quase 3 mil municípios brasileiros não têm nenhum caso de coronavírus. O ministro interino da saúde alertou que há perigo de que as pessoas migrem para esses locais e afirmou que o sistema de saúde desses lugares não tem condições de receber essas pessoas.

Medicamento está em falta em algumas cidades

Me avisaram que em alguns lugares as pessoas não conseguem comprar cloroquina mesmo tendo aquela receita médica, porque no município não tem estoque. Isso é o pior de tudo.

Não ter esse medicamento vai fazer pressão sobre as UTIs, porque as pessoas vão acabar tendo que ser entubadas se ficarem com a doença. Já se comprovou pelo uso que tomar a cloroquina acaba com a doença já nos primeiros dias.*

Eu já contei aqui que minha irmã usou durante um ano esse remédio e não teve nenhum efeito colateral. Ela usa com a recomendação do reumatologista para a asma dela. Antes não era preciso receita, agora é necessário. Eu acho que isso é lobby dos grandes laboratórios, porque a hidroxicloroquina é muito barata.

Tragédias também acontecem na casa das pessoas

Os insumos hospitalares estão com uma alta de 5.000%, é um absurdo. Uma caixa de luva descartável que custava R$ 9,00, agora está custando R$ 60,00. Essa alta causa sérios problemas para os hospitais.

Há hospital que está com prejuízo porque as pessoas estão com medo de procurar esses lugares para outras doenças e acabar pegando a Covid-19. Cirurgias e tratamentos que são necessários estão sendo adiados. As pessoas estão doentes e adiam a ida ao hospital.

O médico Anthony Wong, em um debate na Band na segunda-feira (25), falou das tragédias que estão acontecendo em casa, como, violência doméstica e a depressão. São questões a serem consideradas.

Efeito econômico do coronavírus

A divulgação da reunião ministerial provocou a alta na Bolsa de Valores e a baixa no dólar. Significa esperança do mercado. Há uma preocupação muito grande com a indústria.

Eu vi dados econômicos que mostram que 600 mil empresas já quebraram por causa da pandemia, e por consequência, a paralisação na atividade econômica. Esse é o efeito colateral feito pelo coronavírus.

Um amigo meu me disse que um colega dele está com dengue em situação muito precária. A gente já passou por outras pandemia, como, a de sarampo, meningite e dengue sem precisar parar a atividade econômica.

Parece que tem um componente político muito grande nessa quarentena. Talvez haja medo por parte dos governadores e prefeitos de que não fazer isso atrapalhe nas próximas campanhas.

Pandemia e pânico tem o mesmo prefixo, são palavras gregas. O pânico acaba paralisando as pessoas e fica fácil de dominá-las. Evite sentir medo porque esse sentimento enfraquece o nosso sistema imunológico.

*Nota do editor:

Não há comprovação científica da eficácia no uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. Recentemente, um estudo publicado na revista médica Lancet, uma das mais respeitadas do mundo, mostrou que a utilização dos medicamentos esteve associada ao maior risco de morte e de arritmias cardíacas. Diante dos resultados negativos que vêm sendo divulgados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu suspender o estudo que conduzia com a substância. Entidades nacionais, como a Sociedade Brasileira de Imunologia, também não recomendam a prescrição do medicamento no tratamento da Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]