Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alexandre Garcia

Alexandre Garcia

Agência do TSE

Tagliaferro poderia fazer uma delação premiada contando tudo

Tagliaferro acusa Moraes de perseguir politicamente a direita em 2022.
Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Alexandre de Moraes. (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

Ouça este conteúdo

Eu leio na agência oficial que a meta para o segundo ano do ensino fundamental é ter no mínimo 64% de alfabetizados. Eu levei um susto porque em 1946, quando eu aprendi a ler e a escrever, eu estava no pré-primário, não tinha nem entrado no primário ainda. E agora estão falando em dois terços de alfabetizados no fim do segundo ano.

No fim do segundo ano nós já sabíamos a tabuada toda. Como é que houve esse retardo tão grande? Quando nos mudamos de cidade, de Cachoeira para Estrela, eu estava já no segundo semestre do segundo ano, dando tabuada na frente de todo mundo. E era 100% de alfabetização no município de Estrela, tinha orgulho de ser um dos mais alfabetizados do país. Faz quase 80 anos. O que foi que houve com o país? O país está se degradando?

Notícias estranhas sobre a COP30

Os jornais domesticados anunciam em manchete, parece que com grande orgulho, que 47 países já confirmaram presença na COP30. Quantos países tem a ONU? 193. Ou seja, nem um quarto confirmou, aí incluído o Brasil.

Eu continuo na dúvida porque os jornalistas escrevem coisas que são incompatíveis. Estão dizendo que os dois navios teriam 3,9 mil cabines e lugar para 6 mil pessoas – fica estranho numa cabinezinha de navio botar dois desconhecidos na mesma cabine. E eles vão ficar atracados no porto de Outeiro, na ilha de Caratateua, a 20 quilômetros de distância do evento.

Eu não consegui o preço dos navios, mas só tem notícia estranha nessa história. Dizem “não aceitem açaí, tacacá, tucupi, sucos naturais...”. É tudo industrializado para ter garantia que não vai ter mal de Chagas, dá um susto em todo mundo. É terrível.

Que tal uma delação de Tagliaferro?

O ministro Alexandre de Moraes pediu a extradição do Eduardo Tagliaferro, que está na Itália. Segundo a Procuradoria Geral da República, é porque ele tentou colocar em dúvida o processo eleitoral. Quer dizer que basta tentar e a pessoa já cometeu crime? Na verdade, seria pôr em dúvida. Tentou pôr em dúvida, mas o colocar é a muleta de todo mundo, eles não sabem o significado de colocar.

E que foi também por violar o sigilo funcional. E teria repassado à imprensa diálogos confidenciais. “Teria”. Isso é notícia, que tem que ser objetiva e clara? “Teria” parece fofoca. O que a gente sabe é que repassaram efetivamente à imprensa diálogos confidenciais entre Jair Bolsonaro e Eduardo, o filho dele, entre Bolsonaro e Silas Malafaia. Quer dizer que isso também é crime?

E olha só que ideia: o Tagliaferro pode fazer uma delação premiada contando tudo. Não é uma boa ideia? Ele faz uma delação premiada e conta como funcionava, em detalhes, aquela agência especial do TSE sobre enfrentamento à desinformação. Aí a gente ficaria sabendo se teve ou não teve efeitos colaterais ou eleitorais naquelas coisas que aconteceram lá dentro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.