i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Alexandre Garcia

Foto de perfil de Alexandre Garcia
Ver perfil
Anticovid-19

Vacina da Pfizer não é como outros imunizantes que já tomamos

  • Alexandre GarciaPor Alexandre Garcia
  • 09/11/2020 21:33
Pfizer anunciou que, caso consiga resultados positivos em sua busca por uma vacina eficiente para a Covid-19, pretende lançar mão da Autorização para Uso Emergencial do imunizante no país
A ideia do FDA é acelerar ao máximo o processo, mas sem abrir mão das garantias de segurança e eficácia| Foto: Bigstock

Os laboratórios Pfizer e BioNtech anunciaram que a vacina contra a Covid-19 que estão produzindo tem 90% de eficácia. Segundo eles, o imunizante foi testado em 43 mil voluntários.

Como em todo estudo, metade deles recebeu a vacina e a outra placebo. Somente 94 pessoas tiveram coronavírus. Destas, somente oito haviam realmente recebido o medicamento contra o vírus. Esse é um excelente resultado porque, em geral, uma vacina que tenha mais de 74% de eficácia já é considerada eficiente.

Mas essa vacina não é como as outras que todos nós já tomamos na nossa vida. Para tentar acelerar o processo e diminuir o risco de contaminação em voluntários, em vez de produzirem uma vacina com o vírus enfraquecido, os laboratórios fizeram um imunizante usando o RNA do vírus.

Outro porém dessa vacina é que ela precisa ficar o tempo todo em temperatura baixa, o que atrapalha na logística de transporte. Outro problema para nós, brasileiros, é que os laboratórios fecharam compromisso de entregar a vacina primeiro para outros países.

Além do problema de produção — já que milhares de vacinas serão entregues primeiro para europeus, japoneses e americanos —, ainda será preciso produzir a embalagem de armazenamento, ampolas, agulhas e seringas.

Mortes por Covid-19

De 16 de março até o início de novembro de 2020, segundo os cartórios, morreram 154.796 pessoas de coronavírus, 188.494 de outras doenças respiratórias e 122.628 de diversas causas cardíacas. Por isso, temos que relativizar a importância da Covid-19.

Fux fala com sabedoria

Uma palestra do presidente do STF, Luiz Fux, chamou a minha atenção. O ministro disse que “o uso epidêmico do Supremo é lamentável, é uma doença. Se o partido perdeu na arena própria não tem o direito de provocar o Judiciário para reverter o resultado”.

E continuou: “isso tem ocorrido com frequência. O Supremo não pode intervir na política. Na democracia, a instância maior da política é o Parlamento”. Fux disse isso em referência aos diversos pedidos de partidos para reverter decisões do Congresso Nacional.

Em outro momento, Fux comentou que “não se justifica que a pessoa investigada, denunciada e condenada em primeira instância e no juízo de apelação, sem possibilidade de rever fatos, autoria e materialidade, não teria razão de não se efetivar a prisão”.

Por fim, ele falou que o STF transferiu a competência das decisões sobre o coronavírus para governadores e prefeitos porque os ministros acreditam que eles tenham mais conhecimento local para enfrentar o problema, mas afirmou que, “infelizmente, a corrupção é algo incontrolável nesse país”.

60 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 60 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • F

    Freitas

    10/11/2020 23:46:40

    >>> https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/presidente-anvisa-bolsonaro-atos-brasilia/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 2 minutos

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    10/11/2020 20:39:05

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 20:12:07

    "A Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), responsável por avaliar os aspectos éticos em pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil, recomendou manter os testes com a Coronavac. “Ainda falta receber tudo para ter uma documentação completa, mas não é caso de pedir suspensão porque a possibilidade de não ter nada a ver com a vacina é gigantesca”, afirmou Jorge Venâncio, o coordenador da comissão. A Conep é um órgão ligado ao Conselho Nacional de Saúde, subordinado ao Ministério da Saúde."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    10/11/2020 19:33:39

    Espero que o Fux leve novamente a segunda instancia para ser votada no STF - Quero ver se o Bolsonaro acertou indicando o Kassio para substituir o Celso de Mello.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Souza Sarinho

    10/11/2020 19:33:29

    Independendo da fala do ministro Luiz Fux, a conta da corrupção "gripe chinesa" é do STF. Qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que controlar um Ministério, o da Saúde, é infinitamente mais fácil do que controlar 27 secretarias estaduais e 5.565 secretarias municipais. Além do mais, a decisão esdrúxula do STF interferiu nas atribuições constitucionais da União num fragrante desrespeito à separação de poderes. Pena que o Senado, por ser representado por senadores corruptos que têm o rabo preso com os Ministros, não cumpra a sua função constitucional e investigue até onde vai a responsabilidade da turma do STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    10/11/2020 19:29:14

    Preocupante!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    10/11/2020 18:29:29

    Excelente texto Alexandre!! Parabéns! A corrida pela busca dos Bilhões q serão gerados pela vacina eh estonteante... esperamos q isto não volte contra nós... Sobre o STF : Primeiro se arvoraram de ser o poder moderador e interferiram em tudo a torto e direito, esquecendo sua responsabilidade primeira ... agora reclama de trabalho.., Incentive se. Condenação em 2a inst, pronto

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    10/11/2020 18:12:30

    Baita de um baba-ovo esse jornalista!! Só porque o Bolsonaro é contra a vacina Chinesa, ele fica propalando a vacina america. É visto e notório esse puxa-s******** pois ele nem faz referência a vacina de Oxford. Virou um lixo esse senhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NIVEA

    10/11/2020 17:34:21

    alguém dá crédito no que este jornalista jubilado fala?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    10/11/2020 16:19:05

    Atenção leitores, fãs do AG, não respondam provocações? Não vale a pena queimar sinapses. É se rebaixar para gente(???) que ainda não tirou suas patas dianteiras do chão. Capisce? Ob.: Os leitores deste espaço sabem de quem falo, eheheh...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      Sartan

      10/11/2020 16:39:14

      Você se acha no altar da gloria, se rebaixar vai ferir seu ego . acha que é o dono da razão

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      10/11/2020 16:33:24

      kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio

    10/11/2020 15:58:23

    Sem considerar o acréscimo estatistico , após a pandemia até 31/10/20, muitas causa mortis foram deslocadas para Covid, se morreu de Covid ou se morreu com Covid, neste período temos uma diferença no total de óbitos registrados entre 2020 e 2019 de 106.800 óbitos, deste 65.989 óbitos ( 43,64%) foram deslocados de outras causas, enquanto temos para Covid 151.200 óbitos. Analisando mensal a partir de jun/20 tem mais óbitos por Covid do que a diferença no total do mês, por exemplo em jul/20 , em torno de 50% das mortes por Covid ( 29.416 óbitos) aconteceria com outras causas mortis como infarto, AVC, SARG, septicemia , etc ( 14.907 óbitos) .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 15:08:09

    Pesquisem o número de óbitos e comparem, mês a mês, 2020 com 2019, e vocês verão que teve mês da pandemia que tivemos quase 30% a mais de óbitos que no mesmo mês de 2019. https://transparencia.registrocivil.org.br/registros

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 15:01:16

    Admar, torcendo contra o sucesso de uma vacina? Tenha vergonha na cara. >>> Em entrevista, o presidente do Instituto Butantã disse se tratar da morte de um voluntário que não teve relação com a vacina e, portanto, na visão dele, não há justificativa para a paralisação dos testes. "Primeiro, a Anvisa foi notificada de um óbito, não de um efeito adverso. Isso é um pouco diferente. Nós até estranhamos essa decisão da Anvisa, porque é um óbito não relacionado à vacina. Como são mais de 10 mil voluntários neste momento, podem acontecer óbitos. O sujeito pode ter um acidente de trânsito e morrer", disse o presidente do Butantã. >>>

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      10/11/2020 15:41:52

      Freitas eles podem torcer contra, tudo para que seu mito ganhe como ele falou. jair ganhou. quem perde é o povo mas quem liga? 'gloria ao mito'

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    10/11/2020 14:33:45

    Perguntam se tenho algo contra o governo Bozo, respondo com outra pergunta. DÁ PRÁ TER ALGO A FAVOR?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    10/11/2020 14:20:17

    Aí cambada de asquerosos - eles odeiam o jornalista, mas não saem daqui, por que será?? -corram tomar a vacina chinesa, rsrsrs Parece que deu um probleminha com a tal vachina, né Dória? kkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      Sartan

      10/11/2020 15:49:29

      Só pode existir vacina em que a gloria vá toda para seu mito

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      10/11/2020 15:08:26

      Em entrevista, o presidente do Instituto Butantã disse se tratar da morte de um voluntário que não teve relação com a vacina e, portanto, na visão dele, não há justificativa para a paralisação dos testes. "Primeiro, a Anvisa foi notificada de um óbito, não de um efeito adverso. Isso é um pouco diferente. Nós até estranhamos essa decisão da Anvisa, porque é um óbito não relacionado à vacina. Como são mais de 10 mil voluntários neste momento, podem acontecer óbitos. O sujeito pode ter um acidente de trânsito e morrer", disse o presidente do Butantã. >>> Se o contra-almirante, chefe da ANVISA, estiver fazendo uso político da vacina > CADEIA.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sebastião orlando machado

    10/11/2020 14:08:31

    Alexandre, sobre as mortes atribuidas a pandemia, tenho aqui uma curiosidade. Temos uma pandemia letal em curso, sendo assim muitas pessoas morreram em decorrencia dela, oque teoricamente deve ter aumentado consideravelmente as mortes no geral em todo o país. A minha dúvida consiste em saber se neste periodo de março até agora levando em conta todos os óbitos registrados no país foi mesmo maior do que a média do mesmo periodo do ano passado? Sim, porque se a pandemia é mesmo tudo oque se fala, estes numeros devem ter tido um consideravel aumento. Se alguem tiver estes numeros e puder compartilhar agradeço.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      Sartan

      10/11/2020 15:51:17

      Freitas: Não adianta mostrar dados eles só acreditam no que o zap zap dos filhões falam

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      10/11/2020 15:33:05

      https://transparencia.registrocivil.org.br/registros >>>> Compare os óbitos, mês a mês, 2020 x 2019, e você verá uma explosão de mortes em maio, junho, julho ... de 2020.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sebastião orlando machado

    10/11/2020 14:08:31

    Alexandre, sobre as mortes atribuidas a pandemia, tenho aqui uma curiosidade. Temos uma pandemia letal em curso, sendo assim muitas pessoas morreram em decorrencia dela, oque teoricamente deve ter aumentado consideravelmente as mortes no geral em todo o país. A minha dúvida consiste em saber se neste periodo de março até agora levando em conta todos os óbitos registrados no país foi mesmo maior do que a média do mesmo periodo do ano passado? Sim, porque se a pandemia é mesmo tudo oque se fala, estes numeros devem ter tido um consideravel aumento. Se alguem tiver estes numeros e puder compartilhar agradeço.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      10/11/2020 15:06:33

      Sebastião, pesquise e compare o número de óbitos de 2020 e 2019 no meses do auge da pandemia. Você verá que teve mês com quase 30% a mais de óbitos em relação a 2019. >>> https://transparencia.registrocivil.org.br/registros

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    10/11/2020 12:59:25

    Freitas: Bom saber que não foi você a cobaia que sofreu o "efeito adverso grave", ou seja, como diria o Nerso da Capitinga, a cobaia que "mórréu!"...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • S

      Sartan

      10/11/2020 15:59:26

      Você vai tomar vacina chinesa de qualquer jeito a da fiocruz a vacina de Oxford tem insumos chineses, mas desde que a gloria fique com o mito , não tem problemas

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      10/11/2020 14:37:58

      Tão me tirando? Só vocês pra acreditar em produto ching-ling.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      10/11/2020 13:39:17

      UvinHA : "O Instituto Butantan, responsável por coordenar o programa de testagem no Brasil e pela futura produção local da vacina, disse em nota ter sido "surpreendido" com a decisão da Anvisa e indicou não ter conhecimento de qualquer evento adverso entre os participantes do estudo". Portanto quem "mórreu" não foi por causa da vacina. MAIS UM FAKE NEWS.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cidadão Brasileiro

      10/11/2020 13:23:38

      Freitas: essa declaração de hj de Bolsonaro expõe seu pensamento ultra mesquinho, fazendo chacota da saúde do povo para tentar fazer prevalecer sua loucura política no joguete besta contra Dória. Esse sujeito é totalmente impróprio para o cargo máximo do executivo. #impeachmentBolsonaroJá

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      10/11/2020 13:01:52

      Ivo, é muito triste ver um Presidente da República torcendo contra o sucesso de qualquer vacina. Espero que a ANVISA seja autônoma.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    10/11/2020 12:59:25

    Freitas: Bom saber que não foi você a cobaia que sofreu o "efeito adverso grave", ou seja, como diria o Nerso da Capitinga, a cobaia que "mórréu!"...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      10/11/2020 13:02:09

      Ivo, é muito triste ver um Presidente da República torcendo contra o sucesso de qualquer vacina. Espero que a ANVISA seja autônoma.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 12:54:19

    É UM PSICOPATA GENOCIDA OU NÃO? >>> "Jair Bolsonaro comemorou a suspensão dos testes da vacina chinesa por parte da Anvisa." >>> Em entrevista, o presidente do Instituto Butantã disse se tratar da morte de um voluntário que não teve relação com a vacina e, portanto, na visão dele, não há justificativa para a paralisação dos testes. "Primeiro, a Anvisa foi notificada de um óbito, não de um efeito adverso. Isso é um pouco diferente. Nós até estranhamos essa decisão da Anvisa, porque é um óbito não relacionado à vacina. Como são mais de 10 mil voluntários neste momento, podem acontecer óbitos. O sujeito pode ter um acidente de trânsito e morrer", disse o presidente do Butantã.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 12:47:41

    Então, Alexandre Garcia, a vacina "chinesa" estaria em vantagem >>> Vacinas de vírus inativado, como a da Sinovac, costumam ser armazenadas com refrigeração simples...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      10/11/2020 14:00:58

      Aroldo Antonio Bacchi: Tão logo seja liberada, tomarei. Tomarei a primeira vacina que for homologada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Aroldo Antonio Bacchi

      10/11/2020 13:51:39

      Fique livre e à vontade pra tomá-la!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Claudio

    10/11/2020 12:29:58

    Segundo o colunista, temos que relativizar 160.000 mortes porque outras causas de morte "mataram" mais. É sério isso?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LSB

      10/11/2020 15:07:15

      Relativizar no sentido estatístico!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osvaldo Colarusso

    10/11/2020 12:18:17

    Mais uma vez a lucidez do colunista. Essa vacina da Pfizer tem o problema logístico dos 20 graus negativos. Esqueça. Obrigado Alexandre Garcia

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      10/11/2020 12:47:57

      Vacinas de vírus inativado, como a da Sinovac, costumam ser armazenadas com refrigeração simples...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    10/11/2020 12:09:26

    Um presidente da república que não foi capaz de evitar o fomento de aglomerações, não tem moral para falar de saúde pública, em especial da vacina chinesa. A bronca do cara é não ter o mérito de produzir uma vacina, que ficaria na conta da China (do governo comunista). Simples. É uma briga de egos. Um presidente que não entende nada, não consegue fazer um ó com a cuia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • O

      Osvaldo Colarusso

      10/11/2020 14:54:58

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    10/11/2020 14:55:01

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 11:36:49

    Até quando os militares vão aguentar o Jim Jones? >>> O presidente Jair Bolsonaro afirmou na 2ª feira (9.nov.2020) que não tem falado sobre “qualquer” assunto com o vice-presidente Hamilton Mourão e desautorizou afirmação de Mourão sobre as atitudes de Bolsonaro em relação ao novo presidente dos Estados Unidos. A declaração foi dada à CNN Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    10/11/2020 11:29:49

    Ví hoje no noticiario de que Anvisa suspendeu pesquisa sobre vacina chinesa pelo Instituto Butantam e farmaceutica chinesa, assim não terá mais aprovação , agora como e que fica vacina que Doria importou e que vai chegar nos proximos dias.??

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      10/11/2020 12:04:21

      Em entrevista, o presidente do Instituto Butantã disse se tratar da morte de um voluntário que não teve relação com a vacina e, portanto, na visão dele, não há justificativa para a paralisação dos testes. "Primeiro, a Anvisa foi notificada de um óbito, não de um efeito adverso. Isso é um pouco diferente. Nós até estranhamos essa decisão da Anvisa, porque é um óbito não relacionado à vacina. Como são mais de 10 mil voluntários neste momento, podem acontecer óbitos. O sujeito pode ter um acidente de trânsito e morrer", disse o presidente do Butantã.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      10/11/2020 11:39:50

      Toda e qualquer vacina só será aplicada após a aprovação da vacina. Mesmo que não houvesse a suspensão da Anvisa, a vacina que chegará em SP só será usada após aprovação. Além disso, não se sabe qual foi a ocorrência que motivou a suspensão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 11:27:07

    A fala do FUX serve também para Flávio Bolsonaro que usa e abusa do Judiciário, inclusive do STF? FB usa das mesmas artimanhas do Lula. Serve para barrar os dados do Coaf? Tomara que sirva.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 11:24:02

    Vacinas de vírus inativado, como a da Sinovac, costumam ser armazenadas com refrigeração simples...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    10/11/2020 11:19:43

    Queiroz e Wasseff, mandam abraços.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    10/11/2020 11:00:16

    O Fux que desenhe para o Gilmar, Marco Aurelio, Moraes, Tofoli Lewadoski, Carmem... acho que vão entender melhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANDERSON SILVA

    10/11/2020 10:53:39

    Gente, quanto alarde e expectativa em uma vacina. A vacina mais rápida desenvolvida até agora foi a do Sarampo, que levou uns 10 anos. Parece que só tem velho hipocondríaco nesse país. Se não fosse o uso político teria sido apenas um ano gripal atípico. Não tem nada a ver com Bolsonaro ou Trump, o povo tem que parar de se vitimizar. Brilhante matéria Alexandre e muita sensatez no ministro Fux.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      sansão

      10/11/2020 13:36:33

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério

    10/11/2020 10:27:25

    A temperatura baixa que o Alexandre se refere é na ordem de -75ºC, muito mais frio que um picolé... Enquanto o Bolsonaro dizia que era uma gripezinha, o mundo esclarecido se unia na busca de uma vacina. Resultado: a vacina da Pfizer pode ser excelente mas estará fora do nosso alcance por muito termpo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério

    10/11/2020 10:27:25

    A temperatura baixa que o Alexandre se refere é na ordem de -75ºC, muito mais frio que um picolé... Enquanto o Bolsonaro dizia que era uma gripezinha, o mundo esclarecido se unia na busca de uma vacina. Resultado: a vacina da Pfizer pode ser excelente mas estará fora do nosso alcance por muito termpo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elisangela alves laranjeira

    10/11/2020 10:19:50

    O Alexandre Garcia não sabe a diferença entre um pato e uma pata, vai saber sobre vacina??? Ninguém merece!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    10/11/2020 3:37:20

    E por que a Pfizer só divulgou agora?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      ANDERSON SILVA

      10/11/2020 10:48:04

      Bom dia! Porque de certa forma as eleições americanas acabaram. Coincidência né!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.