• Carregando...
Dia Mundial do DJ
Dia Mundial do DJ| Foto:

O Dia Mundial do DJ é comemorado todo dia 9 de março. Mas a data não foi criada apenas para homenagear os profissionais da música. Sua criação em 2002 teve um objetivo filantrópico.

As instituições World DJ Fund Foundation e Nordoff Robbins Music Therapy se uniram para criar a data e, com isso, incentivar DJs, clubes e rádios a reverter seus lucros do dia para vários fundos infantis e instituições internacionais. Desde então, as comemorações se alastraram por vários países e firmaram o 9 de março no calendário global. No ano de lançamento da campanha, foram arrecadadas 300 mil libras somente no Reino Unido e outras 100 mil no resto do mundo. Empresas como MTV, Radio 1, Galaxy, Mixmag, Loaded e FHM vêm apoiando a iniciativa ao longo dos anos.

A Nordoff Robbins Music Therapy, comandada atualmente por Sandra Schembri, trabalha em parceria com asilos, escolas e hospitais para ajudar no tratamento e enriquecer a vida de pessoas vulneráveis através da música. Musicoterapeutas e outros profissionais atuam no tratamento de pessoas portadoras de autismo, demência e problemas de saúde mental desde paralisia cerebral a problemas físicos. Atualmente, são 13 centros em todo o Reino Unido e parcerias com mais de 211 organizações.

Uma dessas parcerias é com o tradicional “NME” e sua premiação de música anual. O grupo Easy Life, de Leicester, ganhou em fevereiro o prêmio Best New British Act, que é patrocinado pela Nordoff Robbins. O festival Get Loud é outra iniciativa da instituição. A edição de 2019 reuniu 12 artistas que se apresentaram ao mesmo tempo em 12 locais de várias cidades do Reino Unido. A mistura de gêneros que reforçou a diversidade da instituição de caridade, já que alcançam qualquer pessoa que possa ser ajudada pela musicoterapia.

Entre alguns artistas que apoiam a instituição - e participam de atividades -, estão Sam Smith, que visitou no final do ano passado o coral comunitário. "É uma sala cheia de pessoas felizes! Senti um forte sentido de comunidade e amizade entre todos, realmente é um grupo muito especial", disse o cantor na ocasião. Já Bruce Dickson participou há alguns anos de uma sessão de musicoterapia com crianças da Richard Cloudesley School, uma escola de necessidades especiais em Londres, que é parceira da Nordoff Robbins há mais de 25 anos. "Musicoterapia é algo brilhante. Pude ver as crianças reagindo e respondendo. Isso faz todo sentido, afinal, música é uma linguagem universal", disse o vocalista do Iron Maiden.

Mais recentemente, Rick Astley esteve na roda de terapia musical da instituição e aproveitou para fazer perguntas sobre o tratamento para a profissional que conduz o encontro no piano ou violão enquanto cada participante toca um instrumento diferente. "Você consegue ver a transformação deles quando estão com um instrumento nas mãos, é algo muito especial!", disse o cantor.

Entre alguns eventos ao redor do mundo para marcar o dia do DJ, a Fun Radio francesa vai dedicar toda sua programação desta segunda-feira a DJs como Bob Sinclair, Mico C e Saint Lanvain, que vão participar de bate-papos e tocar trechos de seus repertórios.

Informações de Reverb.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]