• Carregando...
Baleia Azul: Novela da Globo mostra o jogo virtual do suicídio
| Foto:

O jogo do suicídio Baleia Azul começou a ganhar destaque na novela das nove, “A Força do Querer”, da Rede Globo. Viciado em internet, Yuri (Drico Alves) iniciou um contato com um dos curadores, os chamados mediadores do game, no capítulo desta segunda (19). Em abril, o assunto foi destaque aqui no Bad, Bad Server e nas redes sociais, ao detalhar os 50 desafios virtuais que acabam em mortes de adolescentes.

Nesta semana, o personagem que é filho de Heleninha (Totia Meireles) e Junqueira (João Camargo) terá comportamentos estranhos durante o mesmo período que tem desentendimentos com a sua mãe. No capítulo de sábado (24), por exemplo, Yuri deve começar a desabafar com uma pessoa na internet sem saber de que se trata de um criminoso.

Yuri e Heleninha em “A força do querer” (Foto: Estevam Avellar/Rede Globo/Divulgação)

A autora da novela, Gloria Perez, adiantou em maio que game do suicídio ganharia destaque no programa. “Nós vamos falar disso em ‘A Força do Querer’. É um alerta e um esclarecimento que se pode dar para as pessoas. Utilizar a novela para alertar adolescentes e pais de adolescentes para o risco que isso significa”, pontua.

Eu tentei jogar o jogo do suicídio e o resultado foi surpreendente

Eu, Júlio Boll, blogueiro deste jornal, tentei jogar o game. Sobretudo, para tentar identificar o que realmente acontece e como funciona a dinâmica deste desafio. Queria testar os limites e ouvir um pouco dos motivos para tanta gente nova se oferecer para algo tão devastador – Leia a experiência completa.

Na Baleia Azul, adolescentes são convocados para grupos fechados no Facebook e no WhatsApp para participar da Baleia Azul, que consiste em cumprir 50 desafios pré-estabelecidos. Entre as tarefas, estão mutilar os braços com facas, assistir filmes de terror na madrugada e, na tarefa final, cometer suicídio.

Em todo o Brasil, no entanto, nenhuma morte foi confirmada com relação ao jogo. Em Curitiba, pelo menos 10 casos foram atrelados ao game do suicídio, assim como outros registros em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]