i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Bar do Celso

Foto de perfil de Bar do Celso
Ver perfil

Conheça o melhor do mundo das cervejas

Cerveja também é bebida para o frio

  • 15/07/2010 21:34
Cerveja também é bebida para o frio
| Foto:
Divulgação
Baben Baden Celebration: baixa fermentação, mais maltada e adocicada

Você pode não acreditar ou até resistir à ideia, mas a cerveja também é bebida de inverno. Uma dos primeiros posts do Bar do Celso aqui na Gazeta do Povo foi exatamente sobre isso. Trata-se de uma das colunas que fiz para o Bom Gourmet e que é sempre atual em Curitiba (leia aqui). Mas como quem vive de passado é museu, vamos falar um pouco sobre dois rótulos nacionais – portanto não tão caros – que são sazonais, ou seja, só são fabricando na estação mais fria do ano.

A primeira que é a Baben Baden Celebration, uma cerveja Lager (baixa fermentação). Produzida em Campos do Jordão, é descrita pelo fabricante como uma Doppelbock (ou Double Bock), mas foge um pouco do estilo. Possui cor escura, um preto quase opaco, com espuma volumosa e de média duração. O teor alcoólico é alto (8,2%), para dar maior sensação de aquecimento. É também bastante maltada e tem corpo médio, com aromas de torrado, caramelo e café. O sabor é adocicado, sem amargor.

Divulgação
Bamberg Alt: de alta fermentação, mais lupulada e amarga

Na ponta oposta, há a Bamberg Alt, uma cerveja da família Ale (alta fermentação) que é mais amarga, pois se baseia no lúpulo para espantar o frio. É a única altbier comercial do país. “Alt”, em alemão, quer dizer velho, e faz referência a velha escola de cerveja alemã, antes da quase predominância absoluta das cervejas da família Lager. Originária da cidade de Dusseldorf, segundo a descrição do fabricante – infelizmente ainda não cheguei a provar – possui uma cor marrom avermelhada, com espuma bege de média formação e duração. O aroma é cítrico e frutado, com sabor marcado no amargo do lúpulo mais com presença do adocicado do malte, puxando para o caramelo.

Claro que há muitas outras que não mencionei aqui – muitas, incluindo essas, podem ser encontadas nas lojas e bares especializados em cerveja aqui em Curitiba. Mas hoje é só para dar um gostinho. Como o frio deve durar um pouco mais, vamos ter oportunidade de voltar ao assunto. Brrrrr…

Acompanhe o Bar do Celso nas mídias sociais

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.