i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Bar do Celso

Foto de perfil de Bar do Celso
Ver perfil

Conheça o melhor do mundo das cervejas

Wikibier 2013: os prós e os contras

  • PorLuís Celso Jr. - bardocelso@gmail.com
  • 15/10/2013 16:32
Wikibier 2013: cerca de 4 mil pessoas estiveram no evento, que contou com cerca de 240 diferentes rótulos de cerveja
Wikibier 2013: cerca de 4 mil pessoas estiveram no evento, que contou com cerca de 240 diferentes rótulos de cerveja| Foto:

Olá, pessoal. Como muitos de vocês, estive este fim de semana no Wikibier 2013 , festival de cervejas realizado no sábado (12) em Curitiba. Encontrei alguns leitores, aliás, trocamos ideias e falamos do evento. Fiz o mesmo com fornecedores de cervejas, amigos, conhecidos e gente a quem fui apresentado lá na hora. Procurei reunir o máximo de impressões para não ser injusto ao escrever essas linhas. E, não se preocupem, obviamente não vou mencionar nominalmente ninguém aqui.

Wikibier 2013 foi recheados de pontos positivos e negativos. Qual a sua opinião?

Wikibier 2013 foi recheados de pontos positivos e negativos. Qual a sua opinião?

Quem me acompanha aqui no Bar do Celso ao longo desses quatro anos na Gazeta do Povo, sete no total, sabe que sou um escriba ponderado. Não acredito em absolutos e extremismos, como também não acho que calar é uma forma de contribuição. Já escrevi sobre os prós e contras de diversos eventos de cerveja, sempre tentando dar uma crítica construtiva e embasada para melhorarmos, pois esse meio é de todos nós e será no futuro o que fizermos dele agora.

Tive a felicidade de ser lido pelos organizadores, que entenderam meus princípios. Por isso, vou adotar essa mesma fórmula aqui. Prós e contras. Não pretendo ser exaustivo e falar de tudo. Deixo o espaço nos comentários abertos para que todos os envolvidos emitam suas opiniões e complementem o que acharem necessário. Sugiro que tanto público quanto organização utilizem o espaço de comentários e a mesma forma de estrutura, mas aí é com vocês. Claro, sempre com respeito (os comentários ofensivos, está previsto nos termos de uso desse espaço, não serão liberados).

Wikibier 2013: pontos positivos

Wikibier 2013: cerca de 4 mil pessoas estiveram no evento, que contou com cerca de 240 diferentes rótulos de cerveja

Wikibier 2013: cerca de 4 mil pessoas estiveram no evento, que contou com cerca de 240 diferentes rótulos de cerveja

O tamanho – O evento reuniu cerca de 4 mil pessoas, segundo informações da assessoria de imprensa. Foram 240 rótulos diferentes de cervejas. Um evento desse tamanho é para ser comemorado. Divulga e muito a cultura cervejeira para, prioritariamente, quem não entende ou entende pouco sobre ela. Isso tem um grande impacto. E é uma grande responsabilidade.

Foi divertido – Ouvi muitas críticas, mas toda a ponderação levou a isso. Sim, o Wikibier 2013 foi divertido. Encontrar conhecidos, curtir junto, bate-papo e boas cervejas fizeram a animação da galera. Mais um ponto bacana, pois não é fácil agradar a gregos e troianos. Acho que o evento foi feliz em trazer entretenimento para o público leigo e atrativos para quem já está nesse universo há algum tempo.

Problemas resolvidos – Lembra do primeiro Wikibier? E do segundo? O evento é grande, e sempre há problemas para serem resolvidos. E muitos deles foram. O que prova a boa intenção da organização, que ouviu e ajustou certas questões. Lembro que um dos mais graves foi sobre a venda de fichas na primeira edição, que gerou grandes filas e acabou com humor de muita gente, além de consumir um tempo grande do público, que poderia estar se divertindo. Dessa vez, não vi acontecer algo dessa forma.

Degustação – O tamanho do caneco foi um dos pontos muito criticados. Era de 200 ml. Muitos festivais usam canecos de 400 ml. Eu gosto da opção de um copo menor, pois possibilita degustar uma maior variedade de cervejas. Além disso, a ideia da cerveja artesanal está muito ligado ao lema “beba menos, beba melhor”. Não é para se embriagar, e sim para saborear. No entanto, os preços foram salgados para essa relação estar bem equilibrada. Para que isso funcione bem, os valores devem ser menores também. Ou seja, condizentes com o volume do copo.

Wikibier 2013: pontos negativos

Wikibier 2013: preço das cervejas espantou muito gente

Preço das cervejas espantou muito gente e impediu alguns de provarem cervejas exclusivas e interessantes

Preço das cervejas – Muita gente falou que os preços das cervejas no Wikibier 2013 estavam muito caros no evento. Concordo. Os chopes exclusivos estavam na faixa de R$ 25. É sem dúvida o preço mais alto que já paguei em festivais. Uma pena, pois espantou muita gente e impediu alguns de provar justamente as maiores atrações da festa.

Atraso – O evento demorou a ter início. Mesmo quando os portões foram abertos, muitos estandes estavam impedidos de vender cervejas pois as chopeiras não estavam montadas. Um erro grave da organização. Em nota na página do Facebook do Wikibier, a organização diz que o fornecedor dos equipamentos não conseguiu terminar o serviço em tempo hábil. Independente de quem é a culpa, algo do gênero não poderia ter acontecido para um evento que está se tornando referência.

Fila – Na entrada, quem comprou antecipadamente os ingressos pela internet enfrentou fila para retirar o ingresso. E quem deixou para comprar na hora, não. Mau direcionamento que já na abertura deixou muita gente de mau humor.

Alimentação – A água custava R$ 1. Legal. É importante consumir boas doses de água para manter o paladar aguçado para as cervejas e não ficar embriagado. No entanto, a alimentação também é essencial. O evento deveria ter 12 horas de duração. Ninguém consegue ficar tanto tempo sem se alimentar. E a comida ajuda também a manter o pessoal sóbrio. Poucos pontos de alimentação, pouca variedade, filas grandes e atraso na abertura – justamente o horário de almoço – desanimaram quem tentou comer no Wikibier 2013. Eu mesmo tive que sair da festa para almoçar.

Mais uma vez, reforço aqui que essas são críticas construtivas. Faz parte também do compromisso que tenho como jornalista com o público, de dar voz a eles. E como nas edições anteriores, espero que a organização do evento ouça, analise e resolva para que possamos ter em Curitiba não só um grande evento, mas um ótimo evento, que faça justiça a qualidade da produção paranaense de cervejas artesanais.

A palavra está com vocês. Espaço aberto nos comentários.

Abraços

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Instagram

– Facebook

– Google+

– Twitter

– Foursquare

– YouTube

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.