• Carregando...
rafael waltrick

Temporada de esqui e brincadeiras na neve está aberta em Valle Nevado, no Chile

Atualmente, Santiago e Buenos Aires têm uma característica peculiar em comum, fora o fato de serem as capitais de países vizinhos e nutrirem, cada uma a seu modo, um “ar europeu” que reverbera na vida cultural e arquitetônica de cada cidade. Em ambas as capitais, é possível encontrar brasileiros em cada esquina, a qualquer hora e a qualquer época do ano.

Em Valle Nevado, uma das estações de esqui e resorts mais procurados do Chile, não é diferente. Logo na abertura dos três hotéis que recebem turistas durante a temporada de inverno, na última sexta-feira (28), o português podia ser ouvido em qualquer canto da estação. Os funcionários do resort parecem ter se acostumado. Mesmo sem o turista saber espanhol, a conversa flui fácil. Outra facilidade é que há vários empregados, seja recepcionistas, garçons ou lojistas, que são brasileiros.

Ano passado, Valle Nevado recebeu 60 mil brasileiros durante a alta temporada, a partir de julho — um número 25% maior do que em 2011. O perfil dos visitantes varia. Há um grande número de jovens, seja em grupos de amigos ou casais, ao mesmo tempo em que várias famílias frequentam as estações, muitas acompanhadas dos filhos pequenos ou adolescentes — na estação, há uma escola de esqui que atende crianças a partir dos 4 anos.

Os três hotéis de Valle Nevado refletem essa pluralidade de público. Três Puntas é um hotel 3 estrelas, mais voltado para grupos de jovens, visto que há quartos com até quatro camas para que amigos e casais possam compartilhar o mesmo ambiente — quase como um albergue. Neste hotel também há um pub que costuma receber baladas com DJs à noite. Já Puerta del Sol possui 4 estrelas e apartamentos com quarto de casal e mais outro quarto com camas de solteiro, ideal para famílias com filhos. O Hotel Valle Nevado é o 5 estrelas do trio, com quartos com amplo espaço e dignos de levar o nome da estação.

Independente do hotel em que o turista estiver hospedado, vários espaços, como os restaurantes e bares, são compartilhados pelos visitantes. No Hotel Valle Nevado, por exemplo, há uma academia com vista para a Cordilheira dos Andes que pode ser frequentada por qualquer hóspede. No local também funciona um mini spa, com manicures, massagistas e até tratamento com cromoterapia — opções que, aí, são pagas à parte.

O repórter Rafael Waltrick, da Gazeta do Povo, chegou na sexta-feira à Valle Nevado, acompanhado de um grupo de jornalistas, em uma viagem promovida pela B4T Assessoria e LATAM. No sábado, o grupo teve aulas de esqui e snowboarding. Uma das novidades da estação este ano é o método Learn to Ride Center, um novo sistema de ensino de esqui desenvolvido pela marca Burton. A ideia é oferecer equipamentos e instruções especializados de acordo com o perfil de cada aluno e, assim, permitir que mesmo aquele mais “truncado” possa se divertir na neve. Rafael nunca esquiou ou subiu em uma prancha de snowboarding. O desafio, portanto, foi grande — tanto para o professor quanto para o desajeitado aluno.

O caderno de Turismo publica em breve o resultado da experiência de Waltrick nas suas aulas de neve e também os detalhes para curtir a temporada de inverno no Chile.

Fique ligado e acompanhe também o site do Turismo e a fan page do Turismo no Facebook.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]