• Carregando...
ricardo ruas

Skyline de Toronto: Ricardo Ruas se despede da experiência de intercâmbio no Canadá

Trinta dias se passaram desde que desembarquei em Toronto. Foi uma estreia repleta de ansiedade, de temores e de preocupações. Agora, ao olhar para trás, consigo tirar várias conclusões. Primeiro, que uma viagem internacional de 30 dias, conhecendo novas pessoas, novos lugares, diferentes culturas e absorvendo mais conhecimento, é totalmente positiva para o crescimento pessoal. Também percebo que para a carreira profissional é outro fator agregador. E nem estou falando da qualidade do idioma ainda.

Quando cheguei no Canadá, tive várias surpresas. E claro que muitas delas, por serem novidades, me deram uma certa aflição. A primeira semana foi a mais difícil. Nesse mês em que estive em Toronto, pude aperfeiçoar o meu inglês. Havia estudado pouco no Brasil, mas tive bons resultados e fui avaliado como nível intermediário. Mantive o padrão, tirei boas notas e fortaleci meu vocabulário. Também melhorei minha gramática. Tive bons professores e uma escola bacana, com um método diferenciado, que me garantiram 80 horas de estudo de uma das mais importantes línguas mundiais.

Hoje, passada a experiência, me despeço com um misto de sentimentos. Feliz por voltar, triste por deixar a cidade e as pessoas que me acolheram. Se pudesse escolher, faria tudo novamente. Do mesmo jeito, com a mesma intensidade. Escolheria a mesma escola, a mesma cidade, me relacionaria com as mesmas pessoas.

Tenho certeza de que um intercâmbio é uma das melhores experiências de nossas vidas. Dá bagagem cultural, reforça nosso ciclo de amizade, nos faz olhar para a nossa “vida real” com outros olhos para que, no retorno, sejamos pessoas melhores, com foco nos objetivos e mais preparado para o mundo. Recomendo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]