• Carregando...
jantar amigos

Turma de amigos de Ricardo Ruas: gente de todo mundo

Intercambista em trânsito, Ricardo Ruas conta mais sobre a experiência no Canadá:

Passada a primeira semana, e todas as novidades que chegaram, a segunda semana já se faz mais tranquila. Ainda tenho muito o que conhecer por aqui, mas agora já tenho colegas com quem divido experiências, com quem circulo pela cidade, com quem posso conversar. São pessoas de diferentes idades e nacionalidades. E tem até brasileiro. Mas como todos aqui tem o mesmo objetivo, quase não ouvi nada em português dos meus conterrâneos. Todos falam somente em inglês mesmo fora da escola, onde isso é regra. E isso é muito importante nesse processo de aprendizagem.

Com meus novos amigos, fui a pontos turísticos, a bares, pubs ou simplesmente circulei pelo metrô, para ouvir histórias de quem está em Toronto a mais tempo que eu. Dificilmente em outra oportunidade conheceria mais dos costumes japoneses, ou da rotina dos italianos.

noite canada

Passeios com a galera da escola ajudam a explorar a cidade

Na minha turma de passeio somos (éramos, porque alguns já estão voltando para casa), dois brasileiros, um italiano, dois colombianos, quatro japoneses, um árabe, um francês e dois canadenses. Essa Torre de Babel é sinônimo de construção. Você fica mais forte, aprende que a vida é incrível e que o mundo é o quintal de sua casa. Aprende que quanto mais você se abre ao aprendizado, mais descobre que não sabe quase nada e acaba tendo mais “fome” de saber. Percebe que, apesar das diferenças culturais, tem muita gente bacana afim de relacionamentos, parcerias de longo prazo, mesmo com a distância geográfica existente.

Distância que fica para trás com o Facebook, por exemplo. Que além da possibilidade de contato diário, ainda dá a você a oportunidade de um reencontro futuro. É a chance de mais uma viagem!

Dicas sobre o Canadá

– Sim, aqui tem verão, mas também tem vento e as noites podem ser frias. A temperatura varia bastante. Na primeira semana peguei dias com 28ºC. Na semana seguinte fazia 8ºC em pleno meio-dia. Traga uma mala mesclada.

– Não se acanhe na escola. Aproveite para fazer amizades e sugira programas pós-aulas. Estudo das 9h às 14h15min, de segunda a sexta. Depois, hora de conhecer a cidade.

– O saneamento básico é de qualidade e você pode tomar água da torneira sem preocupação. Encho minha garrafa em casa, depois na escola. Assim, economizo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]