A cena se repete a cada Olimpíada. Dias antes da cerimônia de abertura, o Centro de Imprensa pára pra ver o preview olímpico da Sports Illustrated. A edição especial da revista dura poucos minutos nas gôndolas e mesas do MPC ou mesmo na redação da publicação americana, sempre decorada com ampliações de fotos maravilhosas tiradas pelos fotógrafos.
Ao longo de algumas dezenas de páginas, prova a prova, os especialistas da SI cravam quem levará cada medalha de ouro, prata e bronze, com base no histórico, no momento atual e, claro, no bom e velho chute. A polêmica da vez é a previsão de que a China baterá os Estados Unidos no quadro de medalhas.
Para nós brasileiros, a previsão de 14 medalhas (5 de ouro). E é justamente isso que eu vou fazer. Cornetar na cara dura a previsão dos gringos, que pode ser conferida na íntegra nesse link.
Ouro
Vôlei masculino – A SI aposta que a derrota na Liga Mundial foi apenas um percalço em um time vencedor. Na boa, discordo. Em um torneio parelho, não ter um craque como Ricardinho é fatal. E nem Bernardinho parece tão focado como antes. Acho que vamos ao pódio, mas não me surpreenderia com uma derrota nas quartas-de-final.
Vôlei feminino – As meninas têm aquela pegada que os rapazes tinham no começo da era Bernardinho. É um time coeso, muito mais propenso a brilhar pela força coletiva do que pelo talento individual. Concordo com o ouro.
Diego Hypólito – É o melhor do mundo no solo. Simples assim.
Tiago Camilo – Alguém duvida de um sujeito capaz de derrubar seus adversários com a rapidez e a fúria de Mike Tyson no auge?
Maurren Maggi — Hummmm… Forçou a mão. Seria genial ver Maurren, depois de tudo o que enfrentou, ser ouro. Mas Naide Gomes está em melhor fase. Leva o ouro. E Maurren leva a prata. Pode ser?
Pratas
Futebol masculino – Derrota pra Argentina na final? Os gringos estão de sacanagem. Acho que o ouro fica com a Holanda, e o Brasil belisca prata ou bronze.
Ricardo e Emanuel – São os melhores do mundo. Sobem ao pódio, mas no degrau mais alto.
Scheidt/ Prada – Como Scheidt bem disse, ele é um dos favoritos, não o favorito em Pequim. Prata bem paga.
Bronzes
Márcio/ Fábio Luiz – Medalha compatível com o jogo deles. Mas se a chave ajudar, cabe uma final brasileira com Ricardo e Emanuel.
João Derly, Luciano Correa e João Gabriel Schlittler – Voto com o relator.
Futebol feminino – Discordo. O Brasil repete a prata de Atenas.
Jadel Gregório – Não é o melhor triplista do mundo. Se for bronze, sai no lucro. Mas acho que não chega a tanto.
Faltou alguém?
Juliana e Larissa vão levar ouro. Na natação, no máximo um bronze para César Cielo.
E você, acha que faltou alguém? Concorda com os gringos? Discorda de alguma coisa? Manda ver nos comentários.



