

Lá em casa, Páscoa não tem cheiro de chocolate, mas de uma mistura de vela com cera de abelha, pão assado e alecrim. Desde pequena foi assim. Coisa do tempo em que aprendi o traçado das pêssankas, ovos ucranianos pintados à mão. Esses pequenos talismãs – feitos de ovo de verdade – viraram uma espécie de símbolo paranaense e uma boa sugestão de presente para esta época do ano. Nos ovos, cada traço, figura e cor têm significados especiais (prosperidade, boa saúde, fertilidade, juventude eterna, casamento, sucesso, longa vida, proteção, fortuna, amor e amizade), que expressam votos e desejos de quem faz a pêssanka para quem vai recebê-la.
Se você quer saber sobre pêssankas e assitir à transformação de um simples ovo de galinha numa peça de rendado simbólico e minucioso, aí vão três boas opções na cidade.
Uma é a loja Tienda (Fernando Simas, 27, Praça Espanha) que convidou Jorge Serathiuk para expor e vender suas pêssankas, além de, no dia 11 de abril, fazer uma demonstração da técnica aos interessados. Das 11 às 13 horas. Exposição de Páscoa Tienda até 21 de abril.
A Associação de Artesãos de Pêssankas Ucranianas do Paraná vai realizar entre os dias 1° e 5 de abril um Bazar de Páscoa na sede da Sociedade Ucraniana do Brasil (Augusto Stellfeld, 795). Além das pêssankas, os visitantes poderão conhecer outros tipos de artesanato típico ucraniano e alimentos para a cesta de Páscoa. Pela tradição ucraniana, alimentos como pão, ovos, frutas e carnes são abençoados no sábado e comidos no café-da-manhã do domingo, em comemoração à ressurreição de Cristo.
No Shopping Estação, a exposição Páscoa Ucraniana vai mostrar uma seleção de pêssankas de alguns dos artesãos mais importantes da cidade. De 1° a 30 de abril no espaço ao lado do teatro Dr. Botica.



