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Thiago Ayres

Thiago Ayres

Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade.

Negócios

4 alavancas fundamentais para o crescimento de empresas

14/11/2022 19:18
Há mais de 10 anos presto consultorias para ajudar empresas a crescerem, em diversos lugares do mundo. Não importa o segmento, nem o tamanho. Já passei por indústrias, serviços, governos, startups, farmacêuticas, montadoras, fintechs, hospitais, hubs, grandes bancos, unicórnios, do digital às cooperativas do agro. Meu papel como conselheiro, consultor e mentor é impulsionar o empresário e fazer com que ele tenha gestão inteligente para gerar lucros exponenciais e liberdades excepcionais.
Com essa vasta experiência, comecei a perceber o que as melhores faziam em comum, pude perceber que em todas as organizações de sucesso existem quatro alavancas que são determinantes para o crescimento.
Aliás, muito se pergunta sobre a fórmula do sucesso de crescimento dos negócios. Será que ela existe? Posso te afirmar que não, mas existe um caminho para que o crescimento se concretize. Este caminho passa por ativar as grandes alavancas que destravam o crescimento de qualquer empresa. Conhecendo melhor cada uma delas, você pode avaliar seu próprio negócio e identificar quais áreas precisam de melhorias.
A primeira alavanca é o Marketing Estratégico, mas para que você entenda a diferença, vou falar primeiro sobre o marketing tradicional. Esse conceito pode ser entendido como um grande processo que engloba toda a jornada de uma marca, produto ou serviço, ou seja, pensamos desde a pesquisa para a concepção do negócio até o relacionamento com o público, venda e fidelização do cliente.
Quando falamos em marketing estratégico, pensamos nas decisões que serão tomadas a médio e longo prazo e que serão pilares de todas as ações do empresário durante um longo intervalo de tempo, colocando sempre o cliente como o centro da estratégia.
O marketing estratégico ajuda a empresa a se tornar mais inovadora e define os canais mais adequados para a organização trabalhar a promoção de maneira dirigida. Perguntas como “quais canais de comunicação funcionam para chegar até o cliente?” e “quais informações e dados são possíveis obter para que a empresa consiga atraí-lo de forma positiva?” são importantes de serem feitas durante esta etapa.
Após esse processo, devemos transformar os interessados em clientes. É aí que entra a segunda alavanca: a máquina de vendas. É necessário ajudar e guiar o lead para que ele receba toda atenção necessária, para que ele não se torne um contato inativo na base de dados. Para isso, o primeiro passo é entender que todos os potenciais clientes precisam ser levados até a última possibilidade de fechamento do negócio, por isso é tão importante conhecer sua persona e saber exatamente qual sua intenção de compra.
A terceira alavanca importante para o crescimento do seu negócio é a excelência operacional. Empresas de sucesso são extremamente organizadas e enxutas em sua gestão. Elas evitam o retrabalho, repetição e atraso, investindo em treinamentos da equipe e processos consistentes de métodos e planos, para entregar ao cliente o melhor possível, gastando o mínimo de recurso, seja ele tempo, dinheiro, insumo ou mão de obra.
Por fim, as empresas que permanecem no mercado são aquelas que se preocupam e aplicam a quarta alavanca, a jornada do cliente, que nada mais é do que o caminho percorrido pelo consumidor durante todo o relacionamento com a empresa, desde o primeiro contato até o fechamento e pós-venda.
Aproveito para perguntar: seus clientes recomendam o serviço da sua empresa para outras pessoas? Como estão essas alavancas no seu negócio? Lembre-se que o primeiro passo para mudar é saber identificar qual o gargalo do seu crescimento. Precisa de ajuda para identificá-los? Me chama no Instagram @_oayres.
*Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade. Entre em contato através do LinkedIn ou do Instagram.

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