Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

A ética na posse dos novos juízes

TJ

Dois dos mais altos integrantes da cúpula do Judiciário paranaense disseram frases lapidares na posse dos nove novos juízes do estado. Ambos discursaram sobre ética e serviço público, segundo o site do TJ.

Corregedor-Geral da Justiça, o desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo disse que “para a maioria das pessoas, adotar um comportamento ético é uma escolha orientada pelo princípio do livre arbítrio. Para o magistrado, não. O Juiz não tem escolha. Comportar-se e decidir sob o comando da ética é um dever, uma inarredável responsabilidade funcional, um exemplo de virtude”.

Por sua vez, o Presidente do TJPR, desembargador Guilherme Luiz Gomes, encerrou a cerimônia agradecendo a presença de todos e desejando aos novos juízes e juízas que o exercício da função seja realizado em benefício da sociedade. “A ela devermos prestar o melhor serviço jurisdicional, pois é a razão dos nossos trabalhos”. E finalizou: “O sentimento de missão cumprida, o sentimento de realização da justiça não tem preço”.

Perfeito. Ficam só duas perguntas. Receber salário disfarçado de auxílio-moradia é ético? Conceder a si mesmo o direito de um acréscimo de 15% no salário, mesmo extrapolando o teto legal, dá o senso de dever cumprido?

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.