• Carregando...
Ataque a Bolsonaro é inadmissível – e qualquer relativização é bárbara
| Foto:

Jair Bolsonaro (PSL) disse que era preciso fuzilar FHC. Disse que fuzilaria adeptos do petismo no Acre. Já chegou a falar na necessidade de matar 30 mil pessoas no país, ainda que entre os mortos houvesse inocentes.

Mas é preciso deixar claro: nada disso justifica um atentado contra sua vida.

Jair Bolsonaro é um sujeito truculento. Defende o porte de armas e a violência. Seu discurso tem, sim, ódio. Ódio de mais variados tipos, e em grau profundo.

Mas é brutal dizer, ao vê-lo esfaqueado, que colhe tempestade quem semeia vento.

Jair Bolsonaro é agressivo com o diferente; falou que não estupraria uma colega de Parlamento porque ela não merecia; falou em bater em mulheres; é racista, homofóbico, misógino.

Mas nem por isso alguém tem o direito de tentar matá-lo.

Jair Bolsonaro dificilmente teria com algum dos opositores a benevolência que os outros presidenciáveis tiveram com ele, ao vê-lo vítima de um atentado. Talvez dissesse o que disse após o incêndio do Museu Nacional. “Agora já queimou, quer que eu faça o quê?”

Mas estão certos os que repudiaram a violência.

Porque o que há de repulsivo na candidatura extremista de Bolsonaro é exatamente o ódio, o medo, a defesa de que tudo é aceitável em nome de uma causa. E se não quisermos todos nos nivelarmos por esse patamar inaceitável, temos de repudiar quem atacou Bolsonaro.

A democracia não pode conviver com o ódio pregado por Bolsonaro, mas também não pode conviver com o ódio pregado por seus inimigos. Política é a aceitação de quem pensa diferente. Democracia é a troca das armas pelo voto.

Quem quiser voltar à barbárie não terá meu apoio. Nem de um lado, nem de outro. Meu lado é o da tolerância, do respeito e da democracia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]