
Hoje é dia de comemorar mais uma vez a posse de Ezequias Moreira como secretário especial de Cerimonial e Relações Exteriores do governo do estado. Faz exatamente 500 dias que a promoção de Ezequias ao primeiro escalão, anunciada pelo governador Beto Richa (PSDB), permitiu que a defesa do secretário entrasse na Justiça pedindo que o julgamento criminal dele ocorresse no Tribunal de Justiça, devido ao foro especial.
O TJ demorou quase um ano para julgar se o caso deveria ou não sair da primeira instância. E, agora, que isso está decidido, continua com o processo parado, sem qualquer novidade. Detalhe: quando estava na primeira instância, o caso estava com audiência marcada e sentença a ser proferida. Isso, claro, 500 dias atrás.
Para quem não lembra, Ezequias é réu no caso da sogra fantasma. A sogra dele, Verônica Durau, era listada como comissionada na Assembleia Legislativa e não trabalhava lá. Supostamente, Ezequias ficava com o salário. No Cível, ele fez um acordo e já devolveu o dinheiro, mais de meio milhão de reais. No criminal, a espera ainda se arrasta.
Resta ainda uma dúvida: Richa convocará o amigo para o segundo governo?




