Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Líder do governo é acusado de favorecer a Monsanto

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) está sendo acusado de fazer um projeto de lei para beneficiar a Monsanto. Na verdade, é um pouco mais interessante: o deputado é acusado de deixar a advogada da Monsanto escrever o projeto por ele!

A denúncia foi feita pelo site Congresso em Foco. Vaccarezza apresentou a seguinte proposta: modificar a lei de Biossegurança para passar a permitir no Brasil o uso de sementes conhecidas como “terminator” (exterminadoras).

As sementes, que curiosamente são produzidas pela Monsanto, germinam, mas não geram novas sementes. Ou seja: todos os anos, o produtor tem de comprar sementes novas, dependendo inteiramente da companhia fornecedora.

O deputado, claro, diz que não fez o projeto para beneficiar ninguém. Mas o fato é que a advogada Patrícia Fukuma foi sua coautora.

Vaccarezza já havia sido alvo de crítica de ambientalistas por tentar votar a mudança do Código Florestal. O pessoal do Greenpeace chegou a criar um cartão de Natal falso em nome do deputado (veja a imagem no post).

Siga o blog no Twitter.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.