

Maluf é citado como exemplo na matéria da Economist.
O Brasil foi parar na Economist, a revista mais conceituada da Europa. O tema? A política do país, diz o texto, é uma das formas de crime organizada.
Traduzi o começo do texto, que é sobre a Ficha Limpa e diz que finalmente alguns políticos como Paulo Maluf podem ser forçosamente aposentados. O completo pode ser acessado clicando aqui.
O crime organizado tem muitas formas no Brasil. Uma delas é a política – um negócio lucrativo. Dos 513 integrantes da Câmara dos Deputados, 147 enfrentam acusações criminais no Supremo Tribunal Federal ou estão sob investigação, e o mesmo vale para 21 dos 81 senadores, de acordo com o Congresso em Foco, um site que faz o papel de fiscalização.
Alguns – ninguém sabe ao certo quantos – foram condenados em instâncias inferiores. A maioria dos crimes envolve a violação das regras de financiamento de campanha ou roubo de dinheiro público.
Até aqui, os políticos tiveram pouca preocupação com o assunto. Apesar de a lei ter sido mudada para limitar a impunidade parlamentar em casos de corrupção, a Justiça brasileira é paciente. Políticos têm o direito de ser julgados pelo STF, mas muitos casos prescrevem antes da audiência.
Siga o blog no Twitter.



