Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Vaidade de políticos impede criação de Defensoria no Paraná

Os deputados estaduais do Paraná estão deixando que a política partidária se torne mais importante do que o atendimento à população. Hoje, resolveram boicotar a sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, simplesmente para impedir que se crie a Defensoria Pública no Paraná.

A Defensoria serve basicamente para um propósito: dar assistência jurídica a quem não tem. Como os presos, em sua maioria absoluta, são pobres, é um absurdo que não haja Defensoria. Mais ainda: a Constituição manda que haja, e o Paraná ignorou isso desde 1988.

Agora, que finalmente o projeto chegou à Assembleia, enviado por Orlando Pessuti, o grupo ligado ao futuro governador Beto Richa boicota a votação. Tudo indica, para que Beto seja o autor da criação da Defensoria. Assim, poderá dizer na próxima campanha o que fez pelo povo paranaense.

No entanto, o que os aliados estão fazendo é que Beto arque com a pecha de ser o governador que atrasou em mais seis meses a aprovação da lei da Defensoria. Por que isso é o que está acontecendo: se não for votada agora, só mesmo depois da posse dos novos deputados, em fevereiro. Até chegar para a sanção, será março. Depois, ainda vem a implantação.

Tudo isso poderia ser feito agora. Mas, enquanto isso, os cidadãos que precisam da Defensoria com certeza vão entender que algo maior, do ponto de vista político, está em jogo: a vaidade de um punhado de políticos.

PS: Depois de toda a pressão em plenário e na internet, os deputados parece que perceberam o tamanho de seu erro. Estão neste momento em uma sessão extraordinária da CCJ. Mas será que todas as vezes precisará que alguém lhes diga o que é certo e o que é errado?

PPS: Nova atualização: Depois de toda a confusão, a proposta foi aprovada na CCJ por unanimidade. Doeu?

Siga o blog no Twitter.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.