Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Causas que Transformam

Causas que Transformam

Entenda por que os dados sobre doação, ou a falta deles, são cruciais para o futuro do nosso país e da América Latina.

A generosidade no Brasil: a força que temos, e não medimos

(Foto: Reprodução | Relatório Generosidade na América Latina e Caribe - Hub América Latina e Caribe do GivingTuesday)

Ouça este conteúdo

Somos muito generosos no Brasil. Doamos tempo, doamos dinheiro e produtos, usamos nossa voz em defesa das causas que acreditamos. A generosidade está em todo o lugar, e é uma das práticas mais disseminadas por toda a sociedade brasileira. 

As pessoas ajudam umas às outras, seja nas ruas, nas famílias, nas empresas, nas igrejas. A generosidade é vista em momentos do cotidiano, como na doação para um pedinte, e também em períodos de tragédias mais intensos, como nas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024

Por isso, quando falamos sobre a generosidade no Brasil, temos ao menos essas duas certezas: a) somos generosos e b) sabemos pouco sobre como somos generosos

O que sabemos, porém, nos inspira. 

Os números nos trazem algumas lições 

A pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 (Datafolha, 2022), por exemplo, identificou que 12% dos brasileiros realizam trabalho voluntário com frequência, e um total de 57 milhões de pessoas desenvolve alguma atividade de voluntariado anualmente. 

Já a pesquisa Doação Brasil (IDIS, 2025), mostrou que os brasileiros doaram 24 bilhões e 300 milhões de reais para causas em 2024, e que pelo menos 78% da população fez algum tipo de doação no mesmo ano. 

Apesar disso, a generosidade brasileira é muito pouco estudada e também muito pouco valorizada, sendo lembrada geralmente em momentos especiais, como nas grandes tragédias ou nas festas de final de ano. 

Desconhecemos, por exemplo, e pouco promovemos, práticas de generosidade que são passadas pelas famílias, de geração em geração. Não estimulamos de forma permanente o ato de fazer o bem. E, com exceção do voluntariado e da doação financeira, não sabemos quase nada sobre as outras formas de expressão da generosidade, que já estão ao nosso redor. 

Um desafio que cruza fronteiras: a generosidade na América Latina 

Essa realidade brasileira também é observada por toda a América Latina e no Caribe. 

No final de 2024, como parte de uma iniciativa do GivingTuesday (nome internacional do movimento que aqui conhecemos como “Dia de Doar”), foi publicado o relatório Generosidade na América Latina e Caribe

O que descobrimos, ao analisar centenas de documentos e pesquisas, é que o tema da generosidade é praticamente invisível nos estudos realizados, dentro e fora da região. 

Os países da América Latina e do Caribe – são 33 deles, incluindo uma dezena de pequenas ilhas caribenhas, com mais de 650 milhões de habitantes – têm pouquíssimos dados sobre o assunto. 

Um breve exemplo, que ilustra bem esse argumento, é o número de organizações sem fins lucrativos que existem em cada país da região. Ninguém sabe, muito menos os próprios países. E, se não sabemos nem os dados mais básicos, temos ainda menos conhecimento sobre as práticas e expressões de generosidade existentes. 

Para multiplicar, precisamos conhecer 

Apesar desse desconhecimento generalizado, é importante seguir promovendo e estudando o comportamento das pessoas que fazem o bem. 

Quanto mais soubermos sobre as práticas de generosidade, e sobre os motivos que levam as pessoas a serem solidárias umas com as outras, mais argumentos teremos para estimular o bem na sociedade. E, com mais generosidade, teremos um país melhor para todos. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o relatório da GivingTuesday 

Para confrontar diretamente essa lacuna de dados, a GivingTuesday reuniu uma equipe de especialistas, para produzir o relatório “Generosidade na América Latina e Caribe”. O material é um esforço pioneiro para responder a perguntas-chave: como, o que e por que as pessoas doam na nossa região? O que as motiva e quais são as barreiras para a generosidade? 

O documento, que revisou mais de 140 pesquisas e publicações, oferece o panorama mais completo já feito sobre o tema. Ele explora desde as normas culturais e os fatores que facilitam a doação até um resumo, país por país, das informações disponíveis sobre filantropia. Para gestores, pesquisadores e todos os interessados em fortalecer a cultura de doação, é uma leitura indispensável e um ponto de partida para a ação. 

Acesse o relatório agora mesmo: Generosidade na América Latina e Caribe 

A coluna Causas que Transformam é mantido pelo Programa Impulso, uma iniciativa do Instituto GRPCOM que oferece apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Terceiro Setor, com foco no aprimoramento da gestão e da comunicação – áreas fundamentais para que essas organizações alcancem seus objetivos e ampliem seu impacto social. Para saber mais e fazer parte, acesse: https://programaimpulso.org.br/. 

Colunista voluntário 

João Paulo Vergueiro, diretor do GivingTuesday para a América Latina e Caribe, e professor na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP. 

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.