
Ouça este conteúdo
Cuidar de uma criança autista é uma jornada que envolve muito amor, dedicação e desafios diários. Agora, imagine enfrentar essa realidade enquanto lida com um câncer e sem rede de apoio familiar. Essa é a história de uma das mães atendidas pela ONG Mães de Autistas – Borda do Campo (OMAB).
Com três filhos diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA) nos níveis 2 e 3, ela ainda precisou lutar contra um câncer na cabeça. Hoje, curada da doença, segue em tratamento contra outros problemas de saúde, e continua com o mesmo propósito de vida: oferecer um futuro melhor para seus filhos.
Foi nesse cenário, que a OMAB entrou em ação, oferecendo acolhimento, suporte emocional e oportunidades para recomeçar. A organização mobilizou uma rede de apoio para ajudar essa mãe no tratamento dos filhos, além de promover momentos de lazer e fortalecimento para toda a família.
Formada em Direito, Daniele viu sua carreira ser interrompida pelos problemas de saúde. Mas, com o apoio da ONG, ela está se capacitando para atuar em um escritório de contabilidade, adaptando-se às suas condições e resgatando sua autonomia.
Histórias como essa refletem a importância do trabalho realizado pela ONG Mães de Autistas – Borda do Campo, que há três anos se dedica a transformar a realidade de famílias que enfrentam os desafios do TEA.
O acolhimento e empoderamento que mães de crianças autistas precisam
Mais de 2 milhões de pessoas estão dentro do espectro autista, segundo estimativas do IBGE. No Paraná, a Celepar já emitiu mais de 18 mil carteiras de identificação TEA. No entanto, esses números representam apenas parte da realidade, pois muitos diagnósticos ainda não são formalizados.
Para muitas mães, receber a notícia de que seu filho é autista não é apenas um choque emocional, mas um divisor de águas. Além da busca pelo acompanhamento adequado, muitas dessas mulheres precisam lidar também com o abandono de seus parceiros – uma realidade que reforça a necessidade de redes de apoio.
Pensando nisso, a OMAB adota um modelo de acolhimento único e estratégico. O primeiro passo é garantir o atendimento das crianças, encaminhando-as para terapias e profissionais parceiros. Depois, a ONG volta seu olhar também para as mães, que muitas vezes, esquecem de si mesmas para cuidar dos filhos.
Por meio de suporte psicológico, projetos de empoderamento feminino e incentivo ao empreendedorismo, a organização ajuda essas mulheres a se redescobrirem, fortalecerem sua autoestima e retomarem seus sonhos e projetos de vida.
Inclusão e consciência social trabalhando juntas
O impacto da ONG vai além do apoio direto às mães e crianças. A conscientização sobre o TEA é um dos pilares da organização, que promove ações em escolas, igrejas, comércios e outros espaços para incentivar a inclusão e aceitação.
Nesse mesmo sentido, existe todo um trabalho para fortalecer a legislação municipal em favor das pessoas autistas, garantindo que tenham seus direitos respeitados. A atuação da OMAB envolve desde a orientação sobre leis e benefícios, até a luta por políticas públicas que promovam qualidade de vida para as famílias.
Com mais de 50 parceiros, entre clínicas multidisciplinares, psicólogos, psiquiatras e até salões de beleza, a ONG se consolidou como um braço amigo para todas as horas, ajudando mães e crianças a enfrentarem os desafios do dia a dia com mais suporte e dignidade.
Como ajudar a ONG Mães de Autistas – Borda do Campo
Atendendo mais de 300 famílias, a ONG precisa de apoio para continuar sua missão. Existem diversas formas de contribuir:
🛒 Doação de alimentos – cestas básicas, frutas e verduras são sempre bem-vindas.
👶 Fraldas – de todos os tamanhos, incluindo geriátricas, para atender às necessidades das famílias.
👕 Roupas em bom estado – doadas para serem vendidas nos bazares beneficentes.
💰 Doação financeira – via Pix (CNPJ: 54.872.345/0001-64).
Saiba mais no site https://omab.ong.br/, e acompanhe o trabalho da organização nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/ong_maedeautista/
Facebook: https://www.facebook.com/people/Ong-M%C3%A3es-de-Autistas/100092216056752/
A ONG Mães de Autistas – Borda do Campo é uma organização cadastrada no Programa Impulso, iniciativa do Instituto GRPCOM que oferece apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Terceiro Setor, com foco no aprimoramento da gestão e da comunicação, áreas fundamentais para que estas organizações possam alcançar seus objetivos e ampliar seu impacto social. Para saber mais e fazer parte, acesse: https://programaimpulso.org.br/.
VEJA TAMBÉM:




