Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Causas que Transformam

Causas que Transformam

Instituto ProbEM acolhe pacientes e fortalece famílias com atendimento especializado

Viver com Esclerose Múltipla: apoio, cuidado e novas possibilidades

(Foto: Banco de Imagens Canva)

Ouça este conteúdo

Você já ouviu falar em Esclerose Múltipla (EM)? 

Trata-se de uma doença rara que afeta o cérebro e a medula espinhal, em que o próprio sistema de defesa do corpo ataca a capa das células nervosas, prejudicando a transmissão dos impulsos. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas incluem problemas de visão, cansaço, dificuldade para caminhar e manter o equilíbrio, dormência ou fraqueza nos braços e pernas, além de rigidez muscular, tonturas, vertigens, paralisia e falhas de memória. 

O diagnóstico é desafiador nos estágios iniciais e, embora haja tratamento disponível, a doença ainda não possui cura.  

O choque e a dor emocional ao receber a notícia, somados à raridade da condição, geram desespero em pacientes e familiares que não têm acesso à informação adequada. Por isso, é indispensável que causas como a da EM sejam cada vez mais comentadas e acolhidas nos espaços comuns.

Instituto ProbEM: acolhimento e suporte para pacientes e familiares: 

Como forma de contribuir com a população afetada, o Instituto em Prol dos Portadores de Esclerose Múltipla (ProbEM) atua para oferecer acolhimento, orientação e qualidade de vida a pacientes e familiares desde 2015. Fundado por Geraldo e sua esposa Silvana, também portadora de EM, a iniciativa compreende uma perspectiva empática de uma família para tantas outras. 

“Nessas idas aos consultórios, clínicas e hospitais, observamos que as dúvidas, medos e a insegurança também estavam nos outros diagnosticados com Esclerose Múltipla; o desespero dos familiares por falta de informações sobre a doença e até pacientes abandonados nos levaram a tentar ajudá-los de alguma forma. Ao apresentar a ideia aos nossos conhecidos, a adesão foi imediata.”, conta Geraldo. 

Hoje, o ProbEM impacta cerca de 300 pacientes, e aproximadamente 1.500 pessoas de forma direta, através do apoio em áreas assistenciais, psicológicas e jurídicas. Cada beneficiado recebe um cuidado personalizado, com o objetivo de trazer esperança e alegria mesmo diante de momentos difíceis. 

Agosto Laranja: educação, informação e apoio a pacientes de EM: 

O mês de agosto é dedicado à conscientização da Esclerose Múltipla, com o Dia Nacional em 30/08. No Paraná, muitas pessoas nunca ouviram falar da doença, e campanhas de informação são essenciais para reduzir o impacto da patologia, que é rara, incurável e progressiva. 

São mais de 3 mil paranaenses diagnosticados e milhares que ainda não tiveram acesso a exames ou especialistas. Por isso, a visibilidade da causa é tão importante para a promoção da saúde, inclusão e cuidado aos pacientes. 

Como apoiar o Instituto ProbEM 

Para manter seus serviços ativos e ampliar o impacto, o ProbEM conta com a sua ajuda para reestruturar a organização, que está se recuperando dos efeitos da Pandemia da COVID-19. 

Confira como contribuir: 

  • Parcerias Estratégicas: Apoio de empresas para infraestrutura e projetos da ONG. 
  • Seja Voluntário: Contribua com comunicação, marketing, captação de recursos e atendimento. 
  • Doação Financeira: Faça contribuições regulares ou pontuais para fortalecer o projeto. 
  • Divulgação: Ajude a espalhar a causa e o trabalho do ProbEM em suas redes de contato. 

Saiba mais acompanhando o trabalho do Instituto ProbEm nas redes sociais.  

Instagram: https://www.instagram.com/institutoprobem/  

Facebook: https://www.facebook.com/ProbEMPR  

O Instituto ProbEM é uma organização cadastrada no Programa Impulso, iniciativa do Instituto GRPCOM que oferece apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Terceiro Setor, com foco no aprimoramento da gestão e da comunicação, áreas fundamentais para que estas organizações possam alcançar seus objetivos e ampliar seu impacto social. Para saber mais e fazer parte, acesse: https://programaimpulso.org.br/ 

Acompanhe também o Instagram do Instituto GRPCOM, e inscreva-se no nosso canal no YouTube

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.