i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

China, além dos espetinhos

Foto de perfil de China, além dos espetinhos
Ver perfil

Vamos desbravar juntos lugares, cardápios, ingredientes, conhecer novas formas de se ver o mundo, sempre tendo como desculpa, um bom prato de comida!

Estratégia de negócio

Comida boa ao menor custo, preocupação na China mesmo antes da pandemia

  • Valéria VicentiPor Valéria Vicenti
  • Chengdu
  • 17/10/2020 07:19
Nem mesas ou garçons: um conceito que há anos faz parte da rotina diária da alimentação do país.
Nem mesas ou garçons: um conceito que há anos faz parte da rotina diária da alimentação do país.| Foto: Photo by Valéria Vicenti

A China e seu 1.4 bilhões de habitantes contam com algumas peculiaridades estratégicas, principalmente no quesito alimentação, que em cenários críticos como o da pandemia, contribuíram fortemente na retomada à vida real.

Por aqui, um número expressivo de estabelecimentos gastronômicos não possuem espaço físico para consumo, nem mesas ou garçons. É um conceito que há anos faz parte da rotina diária da alimentação do país e garante um controle maior de custos e desperdícios.

A transparência, a organização e limpeza encantam os olhos dos clientes que aguardam seu prato ficar pronto.
A transparência, a organização e limpeza encantam os olhos dos clientes que aguardam seu prato ficar pronto.| Photo by Valéria Vicenti

Os restaurante em espaços cubículos hiper organizados dão luz pelas paredes de vidro aos seus ingredientes, as mesas de preparo e aos seus profissionais. Os vidros, convidam os clientes novos, e os não tão novos assim, a acompanharem a produção do seu prato. Acreditam que quanto mais transparência na sua cozinha, em seus negócios, quanto mais segurança exalarem, mais os clientes vão se fidelizar, vão visitá-los para retirar seus pratos e consumi-los em seu lar, alguns com o previlégio da retirada com hora marcada. E mesmo nestes pequenos espaços, alguns fazem milagres, os compartilham com outros negócios, outros pratos, mais uma sacada no quesito economia.

As Kombis distribuídas pela cidade recebem até 3 diferentes pratos, 3 diferentes empreendedores ao mesmo tempo ou por escala.
As Kombis distribuídas pela cidade recebem até 3 diferentes pratos, 3 diferentes empreendedores ao mesmo tempo ou por escala.| Photo by Valéria Vicenti

Aqui em Chengdu, uma outra realidade são as várias Kombis coloridas presentes nos calçadões e shoppings da cidade. Em cada uma delas são montadas até 3 restaurantes simultâneos, dependendo do cardápio e do espaço necessário para os chefs cozinharem. Esses restaurantes não são fixos, podem variar por dia e horário da semana, por escala, por temporada, a única coisa fixa é onde a Kombi está estacionada.

E esse conceito, quando bem engrenado entre os parceiros e vizinhos de bancada, não favorece somente o cliente com uma  experiência de boa qualidade nas entregas, com o preparo mais ágil dos pratos, com preços mais justos, como também, promove uma redução expressiva do aluguel nas áreas nobres da cidade.

Nesta Kombi em um dos lados espetinhos, do outro lanches e pão árabe, atras sobremesa. 3 empreendedores compartilhando o mesmo espaço.
Nesta Kombi em um dos lados espetinhos, do outro lanches e pão árabe, atras sobremesa. 3 empreendedores compartilhando o mesmo espaço.| Photo by Valéria Vicenti

Mas as oportunidades não param por aí. Não necessariamente a marca, os restaurante precisam estar com portas abertas ao público, com vista para o público, podem estar dentro de casa, em um espaço fechado, em uma viela sem destaque, onde o aluguel condiz ainda mais com os custos e com o lucro almejado, com a estratégia definida, localizado em uma região de grandes oportunidades.

Luckin Coffe, mesmo com lojas convencionais, aproveitou desta estratégia para expandir sua marca investindo menos nas áreas com potencial de desenvolvimento de novos clientes.
Luckin Coffe, mesmo com lojas convencionais, aproveitou desta estratégia para expandir sua marca investindo menos nas áreas com potencial de desenvolvimento de novos clientes.| Photo by The Wall Street Journal

Marcas como a Luckin Coffee, maior concorrente da Starbucks na China, conseguiu crescer fortemente em faturamento por inaugurar vários pontos de venda no conceito compacto, sem mesas, sem garçons, sem mobília estilosa, pontos sem fachada, somente com a janela de entrega. Advinha, Starbucks, está correndo atrás do susto, está correndo atrás do atraso.

Então bóralá, cada dia mais equilibrar os hábitos, os costumes, os novos caminhos, os novos discursos, os novos conceitos, que as vezes não são tão novos assim, mas ainda sim imprescindíveis para os novos tempos!

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    mauricio kuhnen

    ± 6 dias

    Muito obrigado Valéria por compartilhar detalhes da vida deste povo tão numeroso, em que muito se fala e pouco se conhece!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.