• Carregando...
Na pandemia, um post no grupo de brasileiros na China, Receita e Dicas, inspirou Flavio Minoru a começar a desbravar o preparo de carnes de porco. Hoje, convida amigos do grupo para degustar sua panceta crocante depois de quase 20 horas de preparo. O on-line inspirou, mas quem foi presenteado foi o off-line!
Na pandemia, um post no grupo de brasileiros na China, Receita e Dicas, inspirou Flavio Minoru a começar a desbravar o preparo de carnes de porco. Hoje, convida amigos do grupo para degustar sua panceta crocante depois de quase 20 horas de preparo. O on-line inspirou, mas quem foi presenteado foi o off-line!| Foto: Photo by Flavio Minoru

O mundo em transformação, em um certo dia sem diplomacia ou democracia, nos embarcou em uma nave nada espacial, que em um estalo de dedos, nos alertou: agora só a distância! E a gente sem entender nada, sem manual de instrução, sem treinamento básico, fechou as portas, mas não fechou os olhos e nem tão pouco o coração. O que ele não sabia, esse mundão, é que o poder da distância nos daria ainda mais capacidade, criatividade, disposição para nos aproximar no momento certo!

Na China, os celulares não só fazem ligações ou pagam contas, eles são pontes. Te conectam a vidas, te permitem fazer parte de grupos que chegam a 500 ombros amigos. Grupos on-line “acordados” quase 24 horas por dia, prontos para compartilhar a resposta que muitas vezes vale muito, mas muito mais que um milhão. Neste caso, na nossa prosa de hoje, vale o caminho para se chegar ao ingrediente brasileiro para aquela deliciosa receita de família. Vale a dica de como se preparar um produto local que as vezes já assusta só pelo rótulo de escrita chinesa, ou ainda, como preparar ou degustar uma nova, inusitada e desconhecida fruta ou hortaliça. E por que não, te ensinar a cozinhar!

Giovanna Pizzolito, quando chegou a China sentia muitas saudades dos pães, das massas, dos preparos e aromas brasileiros. Aos poucos foi aprendendo, foi se desafiando, e hoje no grupo Receitas e Dicas on-line inspira, compartilha suas receitas, dá muitas dicas.
Giovanna Pizzolito, quando chegou a China sentia muitas saudades dos pães, das massas, dos preparos e aromas brasileiros. Aos poucos foi aprendendo, foi se desafiando, e hoje no grupo Receitas e Dicas on-line inspira, compartilha suas receitas, dá muitas dicas.| Photo by Giovanna Pizzolito

A vida on-line se transformou em um dos antídotos para muitas das incertezas, inquietações e solidão. Nos aproximou, uniu mundos e pessoas, nos orientou, nos conduziu às mãos de novos amigos. E sinto, que mesmo a cozinha, uma grande anfitriã da vida, têm agora ainda mais sentido, se apresenta ainda mais forte e empoderada, conta ainda mais histórias, remete ainda mais as lembranças afetivas. Pra muitos a melhor das terapias.

Flavio Minoru desmistifica com todo glamour e propriedade de uma linda imagem que na China dá sim pra fazer um delicioso pudim, com sabor e jeitinho brasileiro. No grupo, além da receita, compartilha os detalhes, nos garante, é possível sim!
Flavio Minoru desmistifica com todo glamour e propriedade de uma linda imagem que na China dá sim pra fazer um delicioso pudim, com sabor e jeitinho brasileiro. No grupo, além da receita, compartilha os detalhes, nos garante, é possível sim! | Photo by Flavio Minoru

Receitas e Dicas, grupo na China com 251 membros brasileiros, administrado pela Giovanna Pizzolito e pelo Flavio Minoru, por meio da vivência compartilhada de todos, brinca, ensina, dá dicas, dá sentido a cozinha, valoriza com graça cada ingrediente local ou não. Abre caminhos! Materializa na telinha do celular o sabor de cada prato. Na fumacinha imaginável da postagem, o perfume de cada receita, que muitas vezes, nos transporta direto para pertinho daqueles que tanto amamos. Eliete Portela-Weller, membro do grupo, traduz de uma forma muito bela essa receita, essa união de sentidos: “Cozinhar é o ato de colocar o amor no prato, é degustar a vida! Cozinhar é transformação”. Acredito que essa transformação é sentida por cada um que se entrega ao ato de cozinhar e por isso, o sucesso tão merecido do grupo.

O pão de queijo é um dos queridinhos no grupo. Cada postagem, cada fornada que um integrante do grupo compartilha, a receita, os ingredientes adaptados, o preparo tem que estar a ponto de um click porque o pessoal volta a perguntar. A Becca, a Giovanna brincam, nos inspiram e claro nos engordam virtualmente!
O pão de queijo é um dos queridinhos no grupo. Cada postagem, cada fornada que um integrante do grupo compartilha, a receita, os ingredientes adaptados, o preparo tem que estar a ponto de um click porque o pessoal volta a perguntar. A Becca, a Giovanna brincam, nos inspiram e claro nos engordam virtualmente! | Photo by Giovanna Pizzolito

E neste ritmo, a cozinha entre gostos e aptidões tão singulares, se pluraliza. Por exemplo, no grupo, a Giovanna que aprendeu a fazer pães na China os ensina em detalhes. O Flavio e a esposa Glaucia Lanzoni passeiam por cardápios que asseguram mesmo desse lado do mundo um conforto gastronômico implacável. Você consegue imaginar um pudim perfeito, é o dele! A Rebecca Steinhoff nos presenteia com suas mesas de festas, que inclui lindas coxinhas, é claro!  O grupo que parece grande, dá espaço para todos brilharem. Não há novatos ou grandes experts, há pessoas que os predicados são muito mais importantes e nobres que o simples rótulo.  Seres humanos entusiastas em ajudar, alertando ao outro a novidade do dia. Inspirando, impulsionando, ressignificando talvez para muitos o sentindo e a presença na cozinha.

Rebecca com suas delicias, com suas mesas de festa nos tira suspiros, nos faz salivar.
Rebecca com suas delicias, com suas mesas de festa nos tira suspiros, nos faz salivar. | Photo by RebeccaSteinhoff

Fatos e compartilhamentos tão verdadeiros, tão reais, tão de gente pra gente, que nesta semana tivemos o primeiro, de muitos que virão, jantares presenciais entre alguns membros. Um encontro trazido pela comida, pelo cardápio, pela arte e desejo de cozinhar, de compartilhar, de alimentar a alma, de fazer amigos! Que delícia no presente  a presença,  a união possível, um gostinho pra lá de especial, de quero mais!

Um encontro do on-line para o off-line trazido pela comida, pelo cardápio, pela arte e desejo de cozinhar, de compartilhar, de alimentar a alma, de fazer amigos! Quer receita melhor? Não há...
Um encontro do on-line para o off-line trazido pela comida, pelo cardápio, pela arte e desejo de cozinhar, de compartilhar, de alimentar a alma, de fazer amigos! Quer receita melhor? Não há...| Photo by Grupo Receitas e Dicas

Então, confiança, como aqui, tudo vai passar, vai sim! Mas enquanto esse dia não chegar, reconheça, vivencie, abrace e agradeça virtualmente todas as novas oportunidades. Convide o seu amigo, sua amiga para online prepararem juntos o prato do dia, o cardápio especial para comemorar a vida!!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]