Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Dicas para se dar bem na vida amorosa… com a ajuda do cinema

Filmes, independente do gênero, podem fornecer bons conselhos para nossa vida prática. Afinal, não é porque as histórias são inventadas (e bota invenção nisso) que não há pitadas ali da vida real. Dramas e comédias românticas são campeãs nisso – falei recentemente aqui no blog sobre os “ensinamentos” de Antes da Meia-Noite e Feitiço do Tempo. E até há uma pesquisa recente que mostra que assistir a filmes do gênero junto de seu companheiro(a) pode salvar casamentos – confira aqui.

A revista Total Film fez uma compilação muito bacana de frases ditas em filmes que fornecem boas dicas para incrementar – e salvar – nossa vida amorosa. O repórter Jen Leeming produziu uma galeria com 50 dicas (!!), mas separei abaixo as principais – veja a galeria original aqui (em inglês). Traduzi os textos por conta e, por isso, em algumas ocasiões tomei “liberdades poéticas” pra explicar do meu jeito a lição trazida pelo filme. Confira e veja se alguma se aplica ao seu relacionamento atual:

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977)

annie-hall-

Dica: “Um relacionamento, eu acho, é como um tubarão. Tem que estar se movendo pra frente constantemente, ou senão ele morre. Eu acho que o que nós temos em nossas mãos agora é um tubarão morto”

Como aplicar à vida real: Você tem que reconhecer quando sua relação chegou ao fim. Permanecer em um relacionamento infeliz só por comodidade ou covardia apenas deixa as coisas piores. Sempre leve em conta o conselho de Woody Allen e cheque em que direção o tubarão está se movendo. Modos de fazer isso incluem deixar lagostas soltas pela cozinha e ver como seu parceiro vai reagir.

*

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, 2008)

o_curioso_caso_de_benjamin_button_41

Dica: “Benjamin, nós estamos destinados a perder as pessoas que amamos. De que outra forma saberíamos o quanto elas são importantes para nós?”

Como aplicar à vida real: Uma vez que você tenha se flagrado o quão sombrio e deprimente isso soa na superfície, vai entender que a sábia Sra. Maple (Edith Ivey) está na verdade fornecendo a Benjamin um conselho de alto nível. Como Joni Mitchell cantou uma vez, você não sabe o que tem até que ele (ou ela) vá embora.

*

Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, 1959)

SomeLikeItHot_063Pyxurz

Dica: “Não é por quanto tempo você espera, mas quem você está esperando!”

Como aplicar à vida real: É fácil cair em pânico já na mera idade de 24 anos — um rompimento complicado e uma noite de sexta-feira sozinho em casa são suficientes para nos convencer de que a maioria de nós está destinada a uma vida de solidão e isolamento. Mas o saxofonista Joe (Tony Curtis) nos lembra que não há razão em amargar um sofrimento desnecessário. Então não escolha simplesmente um cara qualquer – você pode encontrar sua alma gêmea na fila da sopa em sua casa de repouso.

*

O Dono da Festa (Van Wilder, 2002)

o dono da festa

Dica: “Primeiros encontros são como entrevistas de emprego”

Como aplicar à vida real: Preparação, preparação, preparação. Esta é a chave para qualquer encontro bem-sucedido (assim como para uma boa entrevista de emprego). Esteja certo de que você fez seu dever de casa (mas não muito também, afinal, você não quer revelar que estava espiando o perfil dela no Facebook por semanas) e vista seu traje mais elegante. É uma combinação vencedora.

*

Amizade Colorida (Friends with Benefits, 2011)

Friends-with-Benefits2

Dica: “Não é com quem você quer passar a noite de sexta-feira. É com quem você quer passar todo o sábado”

Como aplicar à vida real: É fácil convencer a si mesmo às duas da madrugada que você achou sua alma gêmea no estacionamento do McDonald’s. Seis doses de  Jägermeister tendem a funcionar como uma potente poção do amor. Já a ressaca é uma história bem diferente. Se você ainda quer sair com a pessoa mesmo depois que o álcool tenha evaporado de seu corpo, então você tirou a sorte grande.

*

Frances Ha (2012)

Frances-Ha-film-still-3

Dica: “Pessoas machucadas machucam pessoas”

Como aplicar à vida real: Tire um tempo para se recuperar. Se você tentar forçar um romance quando ainda está em estado de choque por conta de uma separação dolorosa, vai acabar caindo em um círculo vicioso de frustração e angústia. E, como Frances (Greta Gerwig) nos ensina, algumas vezes você simplesmente tem que dar um passo atrás e se “consertar”.

*

Cocktail (1988)

cocktail

Dica: “Nunca diga mentiras sobre uma mulher. Não importa o quão longe ela esteja, ela sempre vai escutar o que você está dizendo”

Como aplicar à vida real: Esta frase não é uma metáfora. Mulheres são seres meio alienígenas, criaturas com um radar infinito para escutar coisas, então não tente sacaneá-las. OK, isso pode ser um pouquinho exagerado. Mas o que o barman Doug Coughlin (Bryan Brown) quer dizer é que é sábio evitar falar besteiras sobre qualquer pessoa com quem você possa chegar a se envolver, ou já tenha se envolvido. Esta pessoa vai descobrir (elas sempre descobrem) e isso vai fazer com que você encare as repercussões nada agradáveis.

*

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004)

eternal_sunshine_of_the_spotless_mind

Dica: “Falar a todo momento não necessariamente é estar se comunicando”

Como aplicar à vida real: Lembra daquela cena em Psicopata Americano em que o personagem de Christian Bale fala a sua noiva quatro vezes que eles estão terminando, mas elá está ocupada demais falando pra ninguém sobre coisa alguma, que nem mesmo ela entende? Pois é, isso mesmo. Você pode preencher aqueles silêncios incômodos com qualquer coisa desde política até vidas passadas, mas se tudo soa como conversa fiada é porque você e seu companheiro não estão realmente escutando um ao outro. O retrato de trás pra frente de um relacionamento, feito por Michael Gondry, mostra esses pontos baixos, assim como os momentos altos do amor.

*

Pulp Fiction (1994)

pulp fiction

Dica: “É neste momento em que você descobre que encontrou alguém especial. Quando você pode simplesmente calar a boca por um minuto e confortavelmente curtir o silêncio”

Como aplicar à vida real: Você sabe que se deu bem quando pode simplesmente sentar em silêncio com a pessoa e nunca se sentir obrigado a começar uma conversa fiada sobre clima ou qualquer outra bobagem. Mia Wallace (Uma Thurman) pode estar completamente cheia de drogas, mas ao menos ela sabe o que faz um relacionamento feliz.

*

Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset, 2004)

before-sunset_1

Dica: “Mesmo ficar sozinha é melhor do que sentar ao lado da pessoa amada e se sentir solitária”

Como aplicar à vida real: A adorada sequência de Richard Linklater para Antes do Amanhecer é uma longa lição sobre amor e conexão entre as pessoas, e Celine (Julie Delpy) vai direto ao ponto ao nos dar esse importante conselho. Quando há algo errado em um relacionamento, você sente – se você fica mais à vontade ficando sozinha em casa em um sábado à noite em vez de curtir a noite com seu namorado, então é hora de romper.

*

As Aventuras de Robin Hood (The Adventures of Robin Hood, 1938)

robin hood

Dica: “Quando você bate à porta de uma garota como se estivesse em uma taverna, você merece esperar”

Como aplicar à vida real: Este é um jeito retrô de dizer que homens que tratam mulheres sem respeito não merecem eles mesmos qualquer respeito. Lembrem-se, cavalheiros: se vocês querem manter suas garotas interessadas, evitem chegar derrubando suas portas como um rufião qualquer.

*

(500) Dias com Ela ((500) Days of Summer, 2009)

summer1

Dica: “Só porque ela gosta das mesmas coisas bizarras que você, não significa que ela é sua alma gêmea”

Como aplicar à vida real: Joseph Gordon-Levitt já disse uma vez que ficou surpreso que tantos espectadores sentem empatia por Tom, seu personagem de coração partido – o ator reconhece que o garoto é egoísta e se apaixonou pela ideia de uma pessoa, e não a pessoa de verdade. A irmã do personagem (vivida por Chloë Grace Moretz) deixa isso claro logo no início – não ache que ela é necessariamente a garota da sua vida só porque rolou de ela curtir mangás e gin martini também. Às vezes pode ser só coincidência.

*

40 Dias e 40 Noites (40 Days and 40 Nights, 2002)

40-Days-and-40-Nights-1

Dica: “É muito fácil confundir atração física com uma conexão de verdade”

Como aplicar à vida real: Algumas vezes um filme terrível pode te dar um conselho fantástico, e esse filme com Josh Harnett sobre celibato voluntário é um exemplo perfeito. Você não quer acordar na manhã seguinte após o casamento só para descobrir que não tem nada em comum com sua esposa ou marido, exceto uma vontade de transar.

*

Direto de Amar (A Single Man, 2009)

10-Direito-de-Amar

Dica: “Amores são como ônibus. Você apenas tem que esperar um pouco até que o próximo chegue”

Como aplicar à vida real: Paciência é a chave. As horas que você passa freneticamente marcando qualquer garota que encontra no Tinder são inúteis. Todo mundo sabe que é só na hora em que você decide largar mão e dedicar um tempo para si mesmo, que a outra pessoa de repente surge na sua vida. Não dá para forçar essas coisas.

*

Aladdin (1992)

aladdin

Dica: “Diga a ela a verdade!”

Como aplicar à vida real: Aladdin nos oferece outra história clássica da Disney com uma importante lição de amor: mentiras nunca farão com que você conquiste a garota. Você pode mentir que não é um cara sem um tostão qualquer, pode vestir-se como um príncipe e oferecer a ela todos os tapetes mágicos do mundo, mas ela vai gostar muito mais de você se simplesmente for honesto.

*

E aí, dessas, qual sua dica preferida? Ou quais outros ensinamentos fornecidos pelos filmes já lhe ajudaram em algum momento a conquistar alguém ou dar um up em seu relacionamento? Comente aqui no blog!

Não deixe de seguir a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre filmes!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.