• Carregando...
Correndo por fora, Ben Affleck faturou o papel de Batman no novo filme de Zack Snyder, que estreia ano que vem. (Foto: Divulgação)
Correndo por fora, Ben Affleck faturou o papel de Batman no novo filme de Zack Snyder, que estreia ano que vem. (Foto: Divulgação)| Foto:

Se você ficou até tarde ontem na internet, já deve estar sabendo, mas não custa reforçar: Ben Affleck será o novo Batman.

O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira pela Warner Bros., por meio de falas do presidente do estúdio, Greg Silverman, e do diretor Zack Snyder, que vai comandar a aventura conjunta de Superman e Batman nos cinemas. Agora, o filme inclusive já tem data de estreia: 17 de julho de 2015.

Lembrando: o novo filme será uma sequência de O Homem de Aço (Man of Steel, 2013) e trará novamente Henry Cavill no papel de Superman. Ao que tudo indica, a trama se concentrará em um embate entre Batman e Superman – o filme é inspirado, mas não é uma adaptação, da clássica HQ O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. Leia mais sobre o filme aqui.

Correndo por fora, Ben Affleck faturou o papel de Batman no novo filme de Zack Snyder, que estreia ano em 2015. (Foto: Divulgação)

Correndo por fora, Ben Affleck faturou o papel de Batman no novo filme de Zack Snyder, que estreia em 2015. (Foto: Divulgação)

Como seria de se imaginar, a mídia e os fãs estão em polvorosa – e em choque. Até porque o nome de Ben Affleck nem sequer havia sido cogitado até então, apesar do ator e diretor estar em alta com o estúdio e ter sido convidado para dirigir o filme da Liga da Justiça (projeto que, inclusive, já está virando uma novela). Affleck recusou o filme da Liga, mas, ao que parece, não foi capaz de dizer não ao Batman.

Nas redes sociais e comentários das notícias, os fãs parecem divididos. Ok, não fiz nenhuma contagem científica, mas na verdade ao que parece o número de internautas “xingando muito” é grande. Bastante gente ainda acha que Christian Bale seria a melhor opção, ou que outros atores, como Josh Brolin, deveriam ter levado a melhor – relembre os candidatos aqui. E, claro, boa parte das críticas lembram o vergonhoso papel de Affleck como o herói Demolidor, no filme de 2003 dirigido por Mark Steven Johnson.

Há 10 anos, Affleck vestia o uniforme do Demolidor. Podias ter passado sem essa, meu amigo... (Foto: Divulgação)

Há 10 anos, Affleck vestia o uniforme do Demolidor. Podias ter passado sem essa, meu amigo… (Foto: Divulgação)

De fato o passado do ator como super-herói o condena. Mas convenhamos. De lá pra cá aconteceu muita coisa. Affleck é hoje um diretor respeitado, ganhador de Oscar por Argo e com outros bons filmes recentes no currículo, como Atração Perigosa (The Town, 2010) e Medo da Verdade (Gone Baby Gone, 2007). Ainda carrega um pouco o estigma de ator canastrão por vários equívocos que cometeu ao longo da carreira, como em Armageddon (1998), Pearl Harbor (2001) e Contato de Risco (Gigli, 2003). Nada que o desmereça atualmente – não na proporção que muitos internautas estão destacando.

Sem dúvida não seria a minha primeira nem segunda opção para o papel de Batman. Eu, como fã, tanto dos filmes e principalmente dos quadrinhos, fiquei empolgado com a possibilidade de Josh Brolin assumir o personagem. E ainda nutria uma esperança de que Christian Bale pudesse voltar a vestir o uniforme do Homem-Morcego. Mas é cedo pra espernear. Affleck merece um voto de confiança e provavelmente a Warner Bros. sabe o que está fazendo – ainda mais considerando toda a expectativa que já ronda o filme. Lembro que, há poucos anos, fiquei estupefato e nervoso quando descobri que Heath Ledger iria interpretar o Coringa. Tive que morder a língua depois. E fiquei feliz por isso.

E você, se enquadra em qual categoria: a dos chocados, esperançosos, chateados ou animados com a escolha? O que esperar da atuação de Affleck como o Batman? Comente aqui no blog! Vou subir os comentários para o corpo do post, para destacar melhor e podermos seguir palpitando!

*

Acompanhe abaixo comentários feitos pelos leitores do blog aqui neste post e na página do Cinema em Casa no Facebook:

Ronan Turnes

“Surpreso talvez seja a melhor definição pra como eu me senti. Mas não posso crucificar o cara. Gosto da maioria dos filmes dele. Claro que o Bale é mto mais estável – no sentido de qualidade -, mas eu acho que ele não vai decepcionar. Tinha mias dúvidas quando o próprio Cavill assumiu a capa vermelha, e no final me surpreendi positivamente com o resultado.
Fica aqui meu voto de boa sorte pro cara!”

Fabio Moisés

“Me encaixo na categoria dos “chocados” e “esperançosos”, Rafael. Nunca pensei que Ben Affleck iria voltar a fazer um filme de super-herói novamente. Ainda mais como Batman, que hoje tem toda essa grandiosidade devido a trilogia de Nolan. Espero que ele faça um bom Batman nas mãos de Snyder.”

Andrei

“Escolha comercial e medíocre, principalmente se compararmos aos fenomenais Christian Bale e Josh Brolin. Não vejo poderia agradar os fãs. Quanto ao Gosling, apesar de ser um ator excepcional, nunca terá o biotipo. Já c/o Manganiello ocorre o contrário, cara de Batman, porém ator mediano.”

Joel Minusculi

“Podia ser pior. Podia ser o Nicolas Cage.”

Cassio Soares

“Consigo imaginar ele como Bruce Wayne mas não como Batman. Para mim, Gerard Butler era o melhor candidato para o papel. O jeito é esperar o lançamento e ver se ele surpreende ou não.”

Karina

“Chocada! Acho difícil alguém fazer o Batman tão bom quanto o Bale, em se tratando de Ben Affleck, fica impossível. A Warner deveria se lembrar do papel ridículo que ele fez como Demolidor, em vez de escolher o ator que está na moda, baseada apenas em marketing. Só ficaria pior se tivessem escolhido o Ryan Reynolds.”

Rafael Dias

“po com certeza o ben aflleck sera um batman melhor do que o bale ,,pois aos ignorantes que nunca leram uma revista em quadrinhos do batman … nao sabem que o ben esta muito mais para o batman que o bale com aquela voz forçada , baixo e de cabelinho escorrido .. tem gente que acha os filmes do bale como batman otimos ,, ´pois eu nao conseguir distinguir o bane do ultimo filme com o cara do silencio dos inocentes ,, achei que eram as mesmas pessoas ,, leiam quadrinhos , e depois vejam os filmes antigos ,,pois tem muito mais a ver com os quadrinhos .. ah .. e só pra finalizar ,eu nunca vi um filme tao ruim do batman , como os ultimos 3 com o bale ..para criticarem o papel que o aflleck ira fazer vcs devem primeiro criticar os filmes do batman ,,pois leio quadrinhos há muito tempo e sei que é uma merda os 3 filmes que foram feitos com o bale …”

Ah, e a amiga e colega jornalista Luciana da Cunha fez uma divertida – e inspirada – análise sobre a escolha no blog Zinema (que eu recomendo bastante). Passem por lá também!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]