• Carregando...
A expectativa é que o edital seja publicado nas próximas semanas
A expectativa é que o edital seja publicado nas próximas semanas| Foto: Nicole de Carvalho/DPE-RS

Foi escolhida a organizadora do próximo concurso de provas e títulos para ingresso na carreira de defensor público do Estado do Rio Grande do Sul. Conforme publicação do diário eletrônico do órgão, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será contratado para aplicar as provas da seleção que terá a oferta de 10 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva.

Conforme divulgamos aqui no blog, o regulamento do concurso foi publicado em 29 de setembro de 2020 (íntegra) e define que os candidatos passarão pelas seguintes etapas: prova objetiva, prova discursiva, sindicância sobre a vida pregressa, exame de sanidade física, exame de sanidade psiquiátrica, exame de aptidão psicológica, entrevista, provas orais, prova de tribuna e avaliação de títulos.

A prova objetiva, primeira fase da seleção, terá cem questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa, direito constitucional, direito civil, direto das famílias, direito processual civil, direito do consumidor, direito penal, direito processual penal, criminologia, direito das execuções penais, direito da criança e do adolescente, direito tributário, direito administrativo, direitos humanos e direito institucional.

Último concurso

O último edital para o cargo de defensor público do Rio Grande do Sul foi publicado pela Fundação Carlos Chagas em 29 de março de 2018 (acesse aqui) com a oferta de 50 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva.

Na ocasião, os inscritos enfrentaram prova com questões objetivas de múltipla escolha; provas escritas com questões discursivas; sindicância sobre a vida pregressa; exames de sanidade física, psiquiátrica e aptidão psicológica; entrevista; prova oral; prova de tribuna e, por fim, prova de títulos, sendo esta última de caráter apenas classificatório.

As provas escritas (objetiva e discursiva) abrangeram questões das matérias de língua portuguesa, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, direito civil, direito processual civil, direito do consumidor, direito penal, direito processual penal, direito das execuções penais, criminologia, direitos humanos, direito institucional e direito da criança e do adolescente.

Veja os concursos com inscrições abertas no Rio Grande do Sul |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]