• Carregando...
O candidato aprovado no CFO será graduado no posto de primeiro-tenente
O candidato aprovado no CFO será graduado no posto de primeiro-tenente| Foto: Divulgação/MB

Está aberto mais um concurso para ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil, seleção com vinte e quatro vagas que exigem, além de outros requisitos previstos no edital de abertura (confira aqui), ser brasileiro nato com menos de 35 anos de idade no dia 30 de junho de 2023, graduação de nível superior na área da vaga escolhida e, ainda, altura mínima de 1,54 e máxima de dois metros tanto para homens, quanto para mulheres.

As inscrições serão recebidas de 04 a 17 de julho no site da Marinha do Brasil, com taxa de participação no valor de R$ 140,00 (cento e quarenta reais) para todas as vagas em disputa. Há previsão de isenção do pagamento nos casos previstos no regulamento do concurso.

Etapas da seleção

Todos os candidatos serão avaliados inicialmente em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva com vinte questões de conhecimentos profissionais e uma redação dissertativa de um tema da administração naval. Já a segunda fase terá dez questões discursivas de conhecimentos profissionais e uma tradução de texto em inglês técnico para a língua portuguesa. As provas acontecerão simultaneamente nas cidades de Angra dos Reis (RJ), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Ladário (MS), Manaus (AM), Natal (RN), Nova Friburgo (RJ), Olinda (PE), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Salvador (BA), Santos (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), São Pedro da Aldeia (RJ) e Vila Velha (ES).

LEIA TAMBÉM: MTE solicita autorização do concurso para auditor do trabalho 

Os aprovados na etapa escrita serão convocados para os eventos complementares de verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, prova de títulos, avaliação psicológica, verificação de documentos e procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração (para candidatos que se declararem negros).

Os candidatos classificados nas etapas anteriores se apresentarão no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (Rio de Janeiro) para o início do Curso de Formação de Oficiais (CFO), com duração aproximada de 31 semanas, começando com o período de adaptação com duração de três semanas e finalizando com o Estágio de Aplicação (EA) com duração de até oito semanas em Organizações Militares sob a supervisão do CIAW.

Durante este CFO o candidato é nomeado Guarda-Marinha com soldo mensal de R$ 9.070,60, além de alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. O ingresso no quadro de servidores da Marinha ocorrerá após o candidato obter a aprovação em todas as fases do concurso e do Curso de Formação de Oficiais, tendo então o posto de primeiro-tenente.

Veja os concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]