• Carregando...
A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2022
A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2022| Foto: Divulgação/Ascom

O próximo concurso para o quadro de servidores do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) já tem organizadora definida! A seleção, que terá a oferta de 456 vagas de nível superior, será realizada sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional - Idecan.

Reprodução do DOE Bahia
Reprodução do DOE Bahia

O órgão é unidade subordinada à Secretaria da Segurança Pública que tem por finalidade planejar, coordenar, dirigir, controlar, fiscalizar e executar os serviços no campo da polícia técnico-científica, realizando perícias, exames, pesquisas e estudos, visando à prova pericial.

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil de Goiás prepara concurso com 864 vagas

A seleção terá a oferta de 106 vagas para perito criminal, 103 para perito médico legista, 10 para perito odonto-legal e 177 para perito técnico de polícia civil. As carreiras de perito criminal e perito técnico de polícia civil exigem nível superior em qualquer área de formação. Já os cargos de perito médico legista e perito odonto-legal exigem graduação específica em medicina e odontologia, respectivamente.

Com o concurso autorizado e a comissão interna formada (confira aqui o documento), a expectativa é que o edital seja publicado já nas próximas semanas.

Último concurso

O último edital para peritos da Secretaria de Segurança Pública da Bahia foi publicado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em 23 de abril de 2014 (acesse aqui) com a oferta de 130 vagas para ingresso nas carreiras de perito criminalístico, perito médico-legal, perito odonto-legal e perito técnico de polícia civil, cargos efetivos de nível superior com remuneração inicial de R$ 3.047,14 para perito técnico e R$ 9.173,31 para as demais funções.

Na ocasião, os 7.294 inscritos (veja aqui a concorrência completa) foram avaliados em Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista através de prova objetiva de múltipla escolha com sessenta questões de língua portuguesa, noções de informática, promoção da igualdade racial e de gênero, atualidades, noções de direito penal, noções de direito processual penal, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e conhecimentos específicos, além de prova discursiva (redação) na mesma data, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos classificados nas provas escritas foram convocados para teste de aptidão física, exame biomédico, exame psicotécnico e investigação social, etapas sucessivas de caráter eliminatório. Houve, também, posterior avaliação de títulos, última fase do concurso de caráter apenas classificatório.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]