i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Concurseiros

Foto de perfil de Concurseiros
Ver perfil

Quer fazer o concurso do IAP? Veja como estudar antes do edital

Veja o programa de matérias que os nossos professores convidados definiram para estudar antes da publicação do edital do IAP

  • PorThais Nunes Laskoski
  • 05/02/2020 09:16
Sede do IAP em Curitiba
Sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Curitiba| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

É com grande expectativa que os concurseiros aguardam o próximo concurso do IAP - Instituto Ambiental do Paraná -, autarquia do governo do estado do Paraná criada em 1992 com a missão principal de proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

O edital está autorizado desde 30 de agosto de 2019 e terá a oferta de 151 vagas, sendo 104 no cargo de Agente Profissional (nível superior) e 47 para o cargo de Agente de Execução (nível médio e técnico). A organizadora do concurso também já está escolhida e será Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC, sendo que o edital está em fase de elaboração.

Oficialmente não há definição das funções que estarão em disputa, mas há expectativa que sejam abertas vagas para administradores, analistas de sistemas, biólogos, bioquímicos, contadores, engenheiros químicos, engenheiros civis, engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, geólogos, engenheiros ambientais, médicos veterinários, químicos, economistas, psicólogos, sociólogos, técnicos administrativos e técnicos em contabilidade.

OUTROS CONCURSOS: Adapar define organizadora! Edital terá 80 vagas de nível médio e superior

O último concurso para o IAP foi realizado há 23 anos e o próximo edital tem por objetivo repor parte do quadro funcional. Desde 1992, o quadro de servidores do IAP reduziu de 1.178 para 520 servidores (dados de 2018), sendo que desse total, 95% possui entre 41 e 70 anos de idade. Além disso, 108 servidores do IAP já estão recebendo o chamado abono permanência, valor devido ao funcionário público que continua trabalhando após ter completado a idade e o tempo de contribuição para a aposentadoria.

Como estudar?

Com concurso autorizado e a organizadora definida, o grande desafio dos candidatos é adiantar os estudos e sair na frente da concorrência. O problema é que o último edital do IAP aconteceu em 1992 e sem um documento anterior em mãos para balizar os estudos, a estratégia se torna praticamente inviável.

Pensando nesta situação especial, o blog Concurseiros preparou, com o auxílio de uma equipe de especialistas em concursos públicos, um programa básico de matérias que podem ser estudadas antes da publicação do edital por candidatos de qualquer cargo de nível médio, técnico ou superior. Vale ressaltar que são apenas sugestões de estudo, levando-se em consideração a análise de editais de concursos que aconteceram nos últimos anos e, principalmente, as atividades desenvolvidas pelo Instituto Ambiental do Paraná.

Ficha Técnica
Concurso - Instituto Ambiental do Paraná - IAP
Status - Autorizado desde 30 de agosto de 2019
Organizadora - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC
Vagas - 104 de nível superior e nível médio e técnico
Último edital - 1992 (veja abaixo)

Daniela Tatarin, Felipe Miranda, Marcio Hollweg, Daiane Soares e Thais Nunes Laskoski
Daniela Tatarin, Felipe Miranda, Marcio Hollweg, Daiane Soares e Thais Nunes Laskoski

Língua Portuguesa

Raramente há concurso sem Língua Portuguesa, nem de nível fundamental”, declara Daniela Tatarin, especialista em gramática e redação para concursos públicos. De acordo com a docente “o programa de língua portuguesa não varia de concurso para concurso, o que varia é a forma como uma determinada organizadora propõe uma questão”. A professora afirma que provavelmente o programa de português será igual para os cargos de nível médio e superior e sim, é possível que venha acompanhado de redação oficial. Para adiantar os estudos a recomendação é que “o candidato deve ter em mãos um programa de 2019 da mesma organizadora escolhida pelo IAP. Quando o edital for publicado será o momento de fazer os ajustes de conteúdo e aumentar a resolução de questões da banca escolhida”. A professora também reforça a importância da resolução de questões anteriores para o concurso do IAP. “É uma parte essencial da preparação, pois permite ao candidato ter contato com a linguagem da banca. Também é importante para perceber que, embora os conteúdos sejam os mesmos, a forma como as questões são elaboradas muda bastante de nível médio a superior”.

Direito Constitucional

O advogado e professor Felipe Miranda explica que “o candidato pode iniciar seus estudos apenas com uma pequena parte do texto da Constituição Federal de 1988 e eventuais súmulas vinculantes”. Ele destaca que um programa básico para um futuro servidor do IAP contemplaria os Direitos e Garantias Fundamentais previstos nos artigos 5º a 17, as regras básicas sobre a Administração Pública (artigos 37 a 41) e, ainda, o artigo 225, que trata das normas constitucionais sobre o meio ambiente. O professor ainda ressalta que “é cada vez mais raro um edital de concurso não exigir noções de Direito Constitucional, seja nível médio ou superior, por isso é importante adiantar a preparação”.

Informática

De acordo com o especialista em concursos públicos Marcio Hollweg, “não é possível definir com precisão um programa de estudos para o concurso do IAP, embora provas com informática estejam cada vez mais frequentes em concursos públicos”. O professor ainda declara que “mesmo que o edital do IAP traga um programa de informática para todos os cargos, não é possível definir com exatidão o conteúdo, pois ele varia de acordo com o órgão e a organizadora”. Mesmo com tantas variáveis nesta matéria, o professor, a pedido do blog Concurseiros, definiu alguns tópicos abordados em concursos de nível médio e superior que poderão surgir no edital do IAP. São eles: Internet e Intranet (conceitos, serviços, aplicativos e protocolos); Segurança (conceitos, tipos de ataques e proteções); Aplicativos de Escritório (MSOffice 2010 e 2013 e LibreOffice 5); Sistemas Operacionais (versões Windows 7, 8 e 10); Planilhas Eletrônicas; Processadores de Texto; Correio Eletrônico; Navegação em Páginas; Ferramentas de Busca; Redes Sociais; Armazenamento e Processamento nas Nuvens.

Direito Administrativo

Na matéria de Direito Administrativo, a especialista Daiane Soares destaca que “independentemente do cargo, todos serão servidores da sociedade através do IAP e, portanto, precisam ter alguns conhecimentos sobre o governo brasileiro”. De acordo com a professora, para todos os cargos que estarão em disputa é possível que seja exigido conhecimentos do Estatuto dos Funcionários Civis do Poder Executivo do estado do Paraná, a Lei Estadual n.º 6.174 de 16 de novembro de 1970. A docente também defende que os candidatos podem adiantar seus estudos com algumas matérias básicas de Direito Administrativo, tais como os princípios básicos da administração pública, os poderes administrativos, os atos administrativos, noções de licitações e a Lei de Improbidade Administrativa.

Direito Ambiental

As atividades de IAP estão ligadas à preservação do meio ambiente dentro do estado do Paraná. Portanto, nada mais natural de se pensar que o edital do concurso traga um programa com normas de direito ambiental, sendo mais sucinto ou mais extenso, dependendo do cargo pretendido. Tomando como exemplo os últimos concursos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), podemos separar uma lista básica de normas aplicáveis a todos os candidatos independentemente da função a exercer, seja de nível médio ou superior. Destacamos a Lei Federal n.º 6.938 de 31 de agosto de 1981 que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, a Lei Federal n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 que trata dos crimes contra o meio ambiente, a Lei Complementar Federal n.º 140 de 8 de dezembro de 2011 que trata da cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas para a proteção do meio ambiente,  a Lei Federal n.º 12.651 de 25 de maio de 2012 que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, a Lei Federal n.º 11.428 de 22 de dezembro de 2006 que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica e, também, a Lei Federal n.º 5.197 de 3 de janeiro de 1967 que trata sobre a proteção à fauna.

Veja outros concursos com inscrições abertas no Paraná |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Debora B.

    ± 3 dias

    Seria interessante deixar o link para mais detalhes...salário previsto, como exemplo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

      ± 0 minutos

      Débora, não há o link para salários porque a lista de cargos e os respectivos vencimentos estarão disponíveis apenas quando o edital for publicado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso