• Carregando...
Com o novo cronograma, as inscrições seguem abertas até o dia 22 de julho
Com o novo cronograma, as inscrições seguem abertas até o dia 22 de julho| Foto: Hedeson Alves/ANPr

Estão prorrogadas as inscrições do processo seletivo que oferta 4 mil vagas de provimento imediato e formação de cadastro de reserva de professores que serão contratados temporariamente durante a validade da seleção para atender a demanda da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) oriunda da falta de professores na rede estadual de ensino decorrente de aposentadoria, demissão, exoneração, falecimento, afastamentos e licenças legalmente concedidas. A função exige dos inscritos, dependendo da área escolhida, graduação em licenciatura plena, licenciatura curta, bacharel com formação pedagógica, bacharel com esquema, tecnólogo com esquema, bacharel, tecnólogo ou acadêmico de primeira graduação.

Segundo a agência do notícias do estado, até esta quinta (07) mais de 65 mil pessoas já estavam inscritas.

De acordo com o edital de abertura da seleção (acesse aqui), para a educação básica, as vagas serão divididas nas áreas de ensino de artes, biologia, ciências, educação especial, educação física, espanhol, filosofia, física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, programação, química, sociologia, professor para séries iniciais do ensino fundamental e professor pedagogo. Já para a educação profissional, as vagas serão distribuídas nos eixos tecnológicos de ambiente e saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, formação de docentes, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial, recursos naturais, segurança e turismo, hospitalidade e lazer.

Etapa do processo seletivo

Com o novo cronograma divulgado pela organizadora, as inscrições seguem abertas até 22 de julho no site do Instituto Consulplan, com taxa de participação no valor de R$ 40,00 para inscrição em apenas uma disciplina e R$ 60,00 para concorrer em duas disciplinas. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação (NRE), podendo optar por até dois municípios dentro do mesmo núcleo. Na sequência, poderá escolher uma ou duas funções da educação básica (disciplina) ou área da educação profissional. Para inscrição em Curitiba, onde o NRE é subdividido por setores, o candidato poderá se inscrever em até dois setores em cada função da educação básica (disciplina) ou área da educação profissional.

Os candidatos serão avaliados em nova data - 25 de setembro - através de prova objetiva de múltipla escolha com quarenta questões de língua portuguesa, Estatuto da Criança e do Adolescente, conhecimentos didáticos, conhecimentos comuns da educação profissional (somente para as disciplinas e áreas do eixo tecnológico) e conhecimentos específicos, além de posterior prova prática de caráter somente classificatório, composta de uma aula em vídeo com duração entre oito e dez minutos e um plano de aula (professor) ou plano de ação (pedagogo) ou plano de atendimento especializado para a educação especial.

A prova escrita será aplicada simultaneamente nos municípios sede do Núcleo Regional de Educação (NRE) conforme escolha do candidato no momento da inscrição (Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz).

Haverá, ainda, avaliação de títulos de caráter apenas classificatório, de acordo com os critérios de pontuação especificados no regulamento da seleção.

Veja aqui outros concursos com inscrições abertas no Paraná |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]