Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

1990, a eleição do mensalão no Paraná

Lá se vão 22 anos da primeira eleição de Roberto Requião (PMDB) para governador do Paraná. Nesse período, muita coisa aconteceu – em especial com os adversários do peemedebista à época. Dois deles acabaram envolvidos, entre 2003 e 2005, com o escândalo do mensalão.

Henrique Pizzolato esteve na primeira leva de condenações do Supremo Tribunal Federal sobre o caso. Em 1990, encabeçou a chapa PT-PSB na briga pelo governo do estado e recebeu 192 mil votos (4,4% do total).
Quem passou para o segundo turno contra Requião foi José Carlos Martinez. Surfando na onda Collor, Martinez era o candidato do PRN e por pouco não venceu a eleição – o caso Ferreirinha foi fundamental para sua derrota.

Anos depois, Martinez assumiu a presidência nacional do PTB. Morreu em 2003 em um acidente de avião. Pouco antes, no entanto, teria sido o principal articulador da venda de apoio do PTB ao governo Lula, de acordo com o voto do relator do mensalão no STF, Joaquim Barbosa.

O curioso é que essa eleição marcou a derrota mais amarga da carreira de José Richa (PSDB), normalmente citado em Brasília não por crimes, mas pela participação na Assembleia Nacional Constituinte.

***

Siga o Conexão Brasília no Twitter!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.