• Carregando...
Líder
Líderes que curam são aqueles que investem no seu autoconhecimento, que estão constantemente ressignificando as suas dores pessoais e que inspiram pessoas a fazer o mesmo por meio do exemplo e da ação.| Foto: Rawpixel Karn / Freepik

O Instituto Connect realiza no próximo dia 15 de agosto a palestra "Liderança Humanizada", com a palestrante Antonella Satyro, cofounder da Human Skills. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo link. Esta será uma grande oportunidade para ampliar a visão sobre liderança humanizada junto com os demais membros da Confraria.

Para contribuir com esse olhar de como empreender e entender um pouco mais sobre o surgimento da Human Skills, Antonella foi convidada a falar sobre sua trajetória, seus sonhos e propósitos, compartilhando generosamente a sua história.

“Desde criança, sempre gostei de estudar e conhecer as mais diversas culturas. Acho interessantíssimo entender como as pessoas vivem no Nepal, em Myanmar, por exemplo. Também quis saber por que o Butão ou a Finlândia são os países mais felizes do mundo”, diz Antonella Satyro

"Talvez pela minha curiosidade ou até mesmo pela inquietação que habita em mim, nunca aceitei respostas prontas do porquê as coisas são como são. Acho que no meu âmago sempre quis compreender o que e do que é feito o efeito manada e como construir a nossa mais pura essência. Obviamente, quando mais jovem, eu não tinha nem ideia do que era o efeito manada. Eu apenas sentia que as respostas que eu tinha ainda não eram suficientes para responder as infinitas perguntas sobre o repertório da existência.

"Pois bem, com 17 anos comecei uma jornada de autoconhecimento reflexiva pautada por duas perguntas: o que estou fazendo aqui? E qual é o meu propósito de vida?

"Além de buscar conhecimento, ler livros e estudar culturas, decidi vivê-las na prática. A minha cabeça tinha inúmeras hipóteses sobre vida, espiritualidade, autoconhecimento e educação, mas de nada adiantava ficar só na teoria. Eu teria que experenciar o conteúdo dos livros, pois queria sentir a vida pulsando em mim. E foi aí que comecei minhas aventuras como mochileira, viajando pelos lugares mais inóspitos do mundo e vivendo os desafios mais complexos que poderia experimentar.

"Estagiei no Ministério de Turismo do Uruguai para entender como um país tão pequeno tinha proporcionalmente absurdamente mais turistas que o Brasil e estudei porque o jogo nos cassinos era liberado e quais benefícios e contrapontos trazia para a sociedade. Fiz trabalho voluntário em Brigada Cubana para compreender por que o socialismo funcionava em Cuba e quais eram seus prós e contras. Escalei a Cordilheira de Apolobamba com Waldemar Nicleviz na Bolívia para entender qual seria um plano de viabilidade turística bacana para a região. Trabalhei em um centro de mulheres em um campo de refugiados na França. Fui até as bordas do Everest entender o que atraía tantos montanhistas a escalar a maior montanha do mundo. Enfim, trabalhei e fiz muitos escambos para criar oportunidades de vivenciar tudo isso. Tirei meu diploma imaginário de antropóloga informal das relações humanas, fazendo pesquisa de campo, conversando com pessoas das mais diversas idades, backgrounds, estilos de vida, culturas e religiões.

"Mas a grande virada de chave veio com a experiência que vivi no Caminho de Santiago de Compostela, uma peregrinação religiosa que atravessa a cadeia montanhosa dos Pirineus na França e quase toda a Espanha, percorrendo exatamente o mesmo caminho que o apóstolo São Tiago e tantos outros grandes líderes percorreram. Pois bem, este caminho não só me trouxe reflexões profundas durante os seus 600km vividos e refletidos, mas também despertou em mim a grande vontade de realizar grandes transformações. Terminei um relacionamento que não tinha espaço para me desenvolver como pessoa, tomei as rédeas da minha vida e assumi a vontade da alma: desenvolver pessoas a alcançarem o seu potencial máximo e curar pessoas como eu vinha me curando nos últimos anos.

"A partir deste momento, TUDO mudou. Sempre digo que não é o que acontece conosco que determina quem somos, mas sim COMO nós encaramos o que acontece com a gente e as lições que colocamos em prática para transformar um limão em limonada. É como os israelenses, um dos povos mais inovadores e disruptivos do mundo dizem: nós transformamos maldições em bençãos. Se não temos lugar para plantar e ter gado, inventamos impressoras que imprimem carne. Se não temos água suficiente, criamos sistemas automatizados de irrigação. Se o sexo dos ovos das nossas galinhas está vindo em maioria macho, nós encontramos a forma de mudar o sexo do ovo da galinha para que nasçam mais fêmeas.

"Liderar requer coragem! Concordam?

"Então, de tudo que vi e vivi na minha vida, liderança para mim é isso, ser líder é encarar a vida com CORAGEM, olhando para os nossos medos, crenças limitantes e mentiras que contamos para nós mesmo com verdade. Somente a verdade e a coragem nos libertam para sermos quem viemos a este mundo para ser.

"E foi a partir do Caminho de Santiago de Compostela que assumi este papel protagonista. Comecei a fazer cursos de liderança e coaching, estudei por conta própria o que existia no mercado brasileiro e no mundo e, mais que isso, chamei meu líder para conversar e dizer que eu me sentia pronta para liderar (com toda a ingenuidade e coragem que tinha naquela época).

"A partir dessa conversa, começamos a traçar planos para que isso se tornasse realidade. Um dos objetivos era compartilhar a experiência sobre o Caminho de Santiago de Compostela em um TEDx em inglês. Compartilhar esta experiência com tantos líderes e inspirar pessoas a embarcar em uma peregrinação como essa foi sensacional, pois eu não tinha nem ideia que esse era só o começo da minha história como coach, mentora, líder e palestrante.

"Dois anos depois, comecei a liderar times no Brasil, Estados Unidos e Índia na multinacional em que trabalhei por 13 anos. Foram muito desafios, muitas conquistas, erros e acertos, mas quero destacar aqui uma das principais lições: nunca estamos 100% prontos para os desafios que a vida nos reserva.

"Há quem diga que existe solução perfeita, receita mágica de bolo, até vendem isso na internet, mas na real, não acredito nisso. Acredito sim na resiliência diária, na gratidão das pequenas vitórias, na dedicação do aprendizado contínuo, no apoio por meio de mentores, professores e pessoas que iluminam a nossa vida porque a vida real é difícil e lidar com seres humanos é mais ainda, pois não existe uma pessoa igual a outra no mundo.

"Podemos encontrar sinergias, caminhos, mas existem provocações que sempre vão ser inexploradas até vivermos na pele as emoções e sentimentos que elas despertam em nós. Portanto, como uma das minhas grandes mentoras, a Annah Mascarenhas, diz: viver é para os corajosos. Assino embaixo.

"Durante a minha trajetória como líder, tive gestores e mentores maravilhosos que me ensinaram o poder das perguntas poderosas, ferramentas, técnicas, formas de dar feedback e delegar que me tornaram uma líder muito mais presente, empática e paciente com os seres humanos. Aprendi pelo exemplo que desenhar e falar o óbvio nunca foi tão óbvio e necessário. As pessoas e a sociedade estão carentes do óbvio.

"Mas, também tive líderes tóxicos que não tinham paciência com pessoas, que julgavam liderados(as) quando estes erravam, colocavam pessoas na geladeira por não serem perfeitas ou por não atingirem determinados padrões de comportamentos, que pensavam apenas no financeiro da empresa ao invés de tentar equilibrar a tomada de decisões pensando em uma relação ganha-ganha para todo mundo.

"Enfim, os aprendizados foram inúmeros e a caminhada não para nunca, pois estamos aprendendo todos os dias. Escolhi escalar mais alguns morros da vida, optando por sair da empresa na qual passei 13 anos de jornada profissional para abrir o meu próprio negócio, o Human Skills Manifesto, trazendo tudo que aprendi nos quatro cantos do país e acreditando que a liderança que cura pode alcançar não só alguns líderes, mas sim MUITOS profissionais, líderes, executivos, empresas e startups no Brasil e no mundo, porque as habilidades humanas e a liderança é sim para TODO MUNDO.

"Os segredos dos grandes líderes não precisam estar nas mãos de apenas algumas pessoas: eles podem ser acessíveis para que todo mundo evolua em consonância. Junto a mim, está a minha Cofounder sensacional, Karen Rebello, nossos conselheiros Marcella Rasera, Andre Sanches, Mario Porto, Gisele Victor Batista, Aline Lazzari, Fernando Alves, nossos master-trainers e tantas pessoas embaixadoras que acreditam no propósito do Manifesto que criamos para inspirar seres humanos a serem cada vez mais humanos, fugindo do tal efeito manada.

"E o que realmente fica para mim, mas principalmente para você que está lendo este artigo é: 'líderes que curam são aqueles que investem no seu autoconhecimento, que estão constantemente ressignificando as suas dores pessoais e que inspiram pessoas a fazer o mesmo por meio do exemplo e da AÇÃO'.

"Leia o Manifesto e nosso Letramento em Humanização em www.humanskillsmanifesto.com. Acesse mais conteúdos em nosso Linkedin - Human Skills Manifesto e Instagram - e em @‌humanskillsmanifestooficial.

"Encerro este texto com dois depoimentos referentes a um dos nossos programas de Liderança Humanizada. Eles me tocam toda vez que os leio, pois refletem exatamente o que trouxe neste texto: as infinitas possibilidades que a vida pode nos trazer, mas que às vezes não temos nossos olhos e nossa percepção despertos para tal."

“O curso de liderança humanizada me surpreendeu, tanto introduzindo novos temas, quanto atualizando em outros. Uma visão holística para os novos líderes ou líderes se renovando como é o meu propósito. Foi provocativo, inspirador e me tornou consciente de novas possibilidades”, Jose Rossi, Staff Development Manager.

“A jornada da liderança humanizada superou todas as minhas expectativas e proporcionou uma visão profunda e significativa sobre a importância de liderar com empatia e compaixão. (...) Antes de iniciar a jornada, eu estava passando por um momento de muitas incertezas e questionamentos com relação à minha carreira e a jornada me deu a energia necessária para seguir em frente, porém com uma visão mais abrangente para as infinitas possibilidades que estão ao meu dispor”, Samanta Chiesorin, Agilista na C&IT.

Ficou interessado(a) em assistir a palestra "Liderança Humanizada"? Venha conosco então. Será um prazer construir essa história com você no dia 15 de agosto, às 19h30. Inscrições aqui.

Antonella Satyro humaniza e acelera pessoas, líderes, CEOs, organizações e startups. Ex-gestora de times ágeis globais, ela é, hoje, CEO e CoFounder do Human Skills Manifesto, uma edtech de impacto social.

A Confraria de Executivos, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países. Trata-se de uma comunidade de aprendizagens, conexões e experience como board advisor, peer coaching etc. Para ingressar ou estar por dentro dos próximos encontros acesse o site.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]