Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

A “simplicidade requintada” da comidinha de Laura Góes

Divulgação/Editoria Terceiro Nome
O livro oferece generosas porções de história da vida e é um retrato de valores culturais

Depois de quase 30 anos como diretora de escola, Laura Góes decidiu abrir o restaurante da Pousada da Alcobaça, em Petrópolis, na Serra Fluminense. Foi uma dessas reviravoltas que a vida dá. E ela, aos 60 anos, deixou de ser uma chef de fim de semana, aperfeiçoou o aprendizado e tornou-se uma profissional. A pousada caiu no gosto, virou ponto de visitação, ficou famosa pelo cenário – um casarão reformado de 1914 ao pé das montanhas – e pela gostosa comida servida. E por exigência dos clientes alguns pratos até se tornaram “imexíveis” como a feijoada dos sábados, o franguinho caipira com polenta frita e o lombinho de porco feito no fogão a lenha.

Um pouco da história de Laura Góes está no livro “A cozinha da Alcobaça”, da editora Terceiro Nome, que deliciosamente veio parar em minhas mãos. Olha que dá vontade de viajar e passar uma temporada lá na pousada de dona Laura. Uma fã muito especial, a chef Carla Pernambuco, faz a apresentação do livro e diz que “A cozinha de Alcobaça “não se parece com nenhum livro de culinária contemporânea que encontramos por aí. Esses todos vão passar… O volume de Laura Góes vai ficar na cachola de quem gosta de comida…”

Laura conta que a idéia do terroir lhe agrada, mas “para definir o estilo da nossa cozinha, prefiro dizer que somos especializados em simplicidade requintada… Simplicidade aliada a requinte significa também que julgamos nobres as matérias-primas em função da qualidade e não do exotismo. Considero feijão um ingrediente nobre, desde que tratado como tal, assim como aipim e a farinha de mandioca…”.

As verduras e legumes vêm direto da horta próxima à casa da pousada. Laura dedica-se pessoalmente do cultivo de alguns deles. E ela dá algumas dicas simples como acrescentar nas cenouras um pouquinho de açúcar para realçar o seu sabor. Algumas ervas como aneto, alecrim e coentro dão também um toque especial às cenouras. Já a sua forma preferida de fazer repolho é cortado em 6 ou 8 partes, pedaços grandes, e mergulhá-los num caldo de carne bem diluído. Quer mais? Dá uma olhadinha no livro, que tem diversas receitas e histórias saborosas!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.