• Carregando...
Denise Guerschaman
Denise Guerschaman| Foto:

Comemos primeiro com os olhos. Isso é fato! No entanto, comer com os olhos nem sempre é saboroso. E, especialmente em uma foto, nem tudo é o que parece! Uma xícara de café, por exemplo, que vai passar horas para ser fotografada, pode ser apenas água, shoyu e bolinhas de sabão usadas para criar a espuminha presente em um café fresquinho! Ou um apetitoso frango assado. A ave nem sequer chegou perto do forno. Crua, foi pintada com corantes e temperos. Um picolé pode simplesmente ser gelatina ágar-ágar besuntada de amido de milho, para dar a aparência de bem gelado. Esses são apenas alguns truques usados pela food stylist Denise Guerschman.

Profissão ainda pouco difundida no Brasil, o food stylist é o responsável por preparar a montagem e decoração dos pratos e deixar comidas e bebidas irresistíveis em anúncios. “O profissional deve conhecer e valorizar as características dos alimentos, por isso, precisa ter boa formação em culinária, além de criatividade e paciência”, afirma a food stylist.

Denise é uma “estilista da comida” há quase três anos. Hoje ministra workshop pelo país para repassar suas técnicas, mas sua trajetória começou bem antes. Formada em Hotelaria pelo Senac de Campos do Jordão, fez estágio por dois anos no D.O.M., onde tomou gosto pela gastronomia. Atala a contratou para o Namesa. Meses depois, o restaurante foi vendido e ela foi para a Noruega estagiar em restaurantes. Ficou lá oito anos. “Eu elaborava as receitas, montava os pratos e os fotografava para as campanhas da casa”, conta.

Na Noruega, ela se apaixonou pela gastronomia em todas as suas formas e variações. “Resolvi, então, conciliar meu trabalho no restaurante com um curso de Design Gráfico, para cuidar desde a elaboração das receitas até a foto final”, explica. Ao voltar para o Brasil, fez curso de Foto Gourmet, e foi convidada para trabalhar com a própria fotógrafa. “Depois de estudar muito, desenvolvi técnicas próprias para adaptar os materiais à minha realidade e rotina.”

Aonde vai, Denise carrega várias bolsinhas com dezenas de apetrechos. “Tenho um verdadeiro arsenal. São materiais muitas vezes comuns, mas em tamanho reduzido. Assim, posso carregá-los comigo para o perfeito de­sem­penho de meu trabalho. Levo desde tábuas de corte, soprador térmico, alfinete, cola de dentadura, sabão e até ferro de passar roupas”, afirma ela, lembrando que um tecido amassado pode estragar o resultado final de uma foto.

Serviço

Denise Guerschman – (11) 98606-3299 ou 2564-3299 – denise@dggd.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]