Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Kaká Silva desvenda a gastronomia molecular em Curitiba

Divulgação/Gastronomy Lab

Uma aula imperdível para chefs, curiosos em gastronomia e para quem tem os olhos no futuro. Curitiba vai receber pela primeira vez o chef Carlos Eduardo Silva, conhecido como Kaká Silva, nome de referência quando se trata da Gastronomia Molecular. As aulas estão marcadas para os dias 29 de outubro (quinta-feira), das 16h às 22h, ou na sexta-feira (30), das 10h às 16h, e serão realizadas no Espaço Gourmet.

O conteúdo do curso inclui os cinco sentidos e suas percepções, a satisfação na gastronomia técnica e emocional (desconstrução), a combinação de proteínas através de enzimas, espumas, ares, gelatinização, esferificação básica e inversa, caviar, pérolas, espaguetes de Agar Agar e texturização de óleos e azeites.

A alimentação do amanhã

“A Gastronomia Molecular é uma ciência que estuda as transformações físico-químicas que ocorrem nos alimentos quando submetidos aos diferentes métodos de cocção, com ou sem calor”, explica Kaká. A cozinha molecular é a aplicação prática destes estudos. De acordo com os especialistas, estes são assuntos pouco explorados, mas que podem trazer inúmeros benefícios para a sociedade, tanto na culinária como no desenvolvimento da ciência.

Kaká explica ainda que a Gastronomia Molecular tem hoje cinco objetivos: a criação de uma Antropologia Culinária (recenseamento e exploração físico-química das dicas e truques da culinária); a introdução de matemáticas culinárias, com a modernização e o aperfeiçoamento das práticas. O terceiro objetivo é a introdução de instrumentos, métodos e ingredientes novos na gastronomia em geral. O quarto é a inovação, com a criação de novos pratos baseados em receitas clássicas e o quinto objetivo, a divulgação desta ciência ao público.

Combinações de chocolate com caviar, papéis comestíveis com gosto de sushi ou cédulas de dinheiro comestíveis com gosto e aroma de hambúrguer são algumas das facetas que o estudo aprofundado da essência dos alimentos pode promover. “Ao aproximar esta ciência da população, a criatividade cultural será a maior responsável pela criação de novas propostas gastronômicas e hábitos alimentares, que podem ser incorporados na culinária do dia-a-dia se tiverem a divulgação e a preparação adequadas”, completa o chef.

Divulgação
Referência na área, Kaká Silva decidiu repassar seus conhecimentos sobre as técnicas moleculares

Kaká é natural de Brasília, formou-se em culinária francesa pela Le Cordon Bleu, na Inglaterra, em 1995. Formado também em Antropologia, desde 2008 vem se dedicando ao estudo de gastronomia molecular e ao aprimoramento e desenvolvimento de novas técnicas e receitas. Ainda em 2008, inaugurou o site Gastronomy Lab , destinado à divulgação de artigos, notícias, receitas e à comercialização de produtos e aditivos para a confecção de receitas. Neste ano Kaká começou ainda um estudo destinado ao desenvolvimento de farinhas e receitas para celíacos, ou seja, sem glúten.

O Gastronomy Lab é o primeiro fornecedor na América do Sul a distribuir produtos que permitem aos interessados realizar experiências como as de esferificação, gelificação, emulsificação, dentre outras técnicas. Os ingredientes e aditivos são comercializados em pequenas quantidades, que variam de 50 gramas a 1 kg.

Aproveite a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e anote na agenda!

Serviço: Gastronomia Molecular, com o chef Kaká Silva. Dias 29/10(quinta-feira), das 16h às 22h, ou na sexta-feira, 30/10, das 10h às 16h. Preço: R$400,00 a aula de seis horasEspaço Gourmet Gastronomia, Alameda Prudente de Moraes, 129 – fundos -, Mercês. Telefone: (41) 3019-0437.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.