• Carregando...
Nelo Linguanotto: o forte dele é o tempero!
| Foto:
Divulgação

As ervas e as especiarias sempre foram a grande paixão da família Linguanotto. São elas que dão sabor à comida, tratam doenças e confortam as dores da alma. São preciosidades capazes de transformar simples pratos em finas iguarias. Hoje, a paixão familiar é o objeto de estudo do empresário paulista Nelusko Linguanotto Neto, ou Nelo, um grande especialista em ervas, especiarias e pimentas.

Fundada pelo bisavô, em 1913, a Linguanotto se destacou com o Feijolina, feijão desidratado em pó para sopas e caldos – produto inovador na época. Foram, porém, as especiarias que consagraram a marca no mercado. Nos anos 1950, o pai de Nelo, também inovou ao adotar embalagens de vidro e lançar o primeiro tempero completo brasileiro – o Tempero da Vovó. Em 1987, a marca surpreendeu novamente com misturas de especiarias, desidratados e embalagens com moedores.

Foi nesse universo de sabores e aromas que Nelo cresceu e, aos 14 anos, começou a trabalhar na empresa. A paixão familiar ganhou ali mais um aliado. Formado em engenharia química e administração de empresas, Nelo viajou o mundo para conhecer plantações de especiarias e ampliar seus conhecimentos técnicos. Já escreveu dois livros: Dicionário gastronômico de ervas & especiarias e Dicionário gastronômico – pimentas e suas receitas. E revela que pretende lançar um próximo, sobre chás.

Após a venda em 2001 da Lin­­guanotto para a Masterfood, Nelo criou a Bombay Food Service, a primeira loja de ervas, especiarias e pimentas do Brasil, e passou a distribuir a linha Bombay Herbs & Spices. “Era apenas um escritório, que com o tempo se transformou em uma loja”, conta o empresário, que montou o primeiro quiosque no Shopping Morumbi. O negócio deu tão certo que Nelo abriu franquias. Hoje são 12 quiosques que comercializam cerca de 360 itens, espalhados em shoppings de várias cidades brasileiras. A meta é atingir pelo menos 60.

A Bombay montou um quiosque em Curitiba, em outubro de 2012, no Mueller. Nestes meses, Nelo percebeu que o curitibano é ávido por novos sabores e gosta de experimentar novidades. “As preferências aqui têm sido pelo chimichurri, lemon & pepper, geleias de abacaxi com pimenta, shoyo com gengibre e azeites com ervas.”

Para quem está iniciando no mundo dos temperos, ele aconselha não colocar várias ervas num mesmo prato. “É preciso provar uma de cada vez. Tenha paciência e vá agregando aos poucos. Pratique até esgotar todas as potencialidades”, diz.

Se a manjerona era a erva preferida de Afrodite, a de Nelo é o alecrim. “O sabor é muito agradável e valoriza batatas, pães, frangos e azeites. É simples, versátil e saboroso.”

* * * * * *

Serviço:

Bombay Herbs & Spices (www.bombayherbsspices.com.br). Shopping Mueller, 1º Piso, Curitiba – (41) 3011-3111.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]