Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Pratos à base de pinhão na terra das Araucárias

Divulgação
Lombinho com abacaxi e pinhão

Você sabia que todo domingo no Clube Concórdia, em Curitiba, é servido um farto buffet de comida típica paranaense? A chef Helena Menezes, que é uma especialista em comida com pinhão, oferece neste dia pratos à base do fruto das araucárias como a paçoca de pinhão, risoto, cordeiro com pinhão, lombo com pinhão, além de outros pratos típicos da terrinha como o barreado e a quirerinha da Lapa.

Helena, que já foi proprietária do restaurante Manjericão, de 1989 a 1993, e abriu o Estrela da Terra, também em 93, tem fortalecido a presença do pinhão na culinária. No ano passado, ela lançou o livro “Pinhão Indígena – A culinária do Paraná“, publicado pelo Senac. O livro, que traz pratos da cozinha paranaense desde os índígenas até nossos dias, serviu de material didático para a Fundação de Pesquisas Florestais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que desenvolveu o projeto “Pinhão para o Brasil“. A intenção é retirar a Araucária da lista de extinção usando a gastronomia para agregar valor à semente. Com o projeto, Helena tem coordenado oficinas de gastronomia em municípios que realizam roteiros turísticos – cerca de 30 cidades.

O primeiro curso já foi realizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, onde foram ensinadas técnicas de armanezamento, uso, descasca, congelamento, receitas e adaptações de pratos com o pinhão. “A ideia é oferecer pratos com pinhão em pousadas e restaurantes o ano todo”, explica Helena. E o projeto pretende avançar ainda mais e colocar o alimento não só merenda escolar mas nos mercados nacional e internacional.

A paixão pelo fruto paranaense rendeu à Helena Menezes, no início deste ano, um prêmio recebido do governo alemão de Baden-Wurtenberg. Ela foi escolhida para apresentar as delícias gastronômicas com pinhão, na Feira de Stuttgart, durante duas semanas, em parceria com restaurantes cinco estrelas daquele lugar. Assim, em janeiro de 2011, ela e irmã, Joana D’arc Menezes, que também é sua sócia, embarcam para a Alemanha levando sabor da nossa terrinha. A comida oferecida lá também pode ser levada até a casa do cliente aqui, em buffet.

O Conversa Temperada traz uma das receitas com pinhão elaborada por Helena. Aproveite que estamos em plena época do fruto de terra e experimente fazer essa delícia!

LOMBINHO COM ABACAXI E PINHÃO
(porção para quatro pessoas)

– 1 kg de lombo suíno temperado, assado e fatiado
– 1 abacaxi descascado e fatiado em meia lua
– 500 gr de pinhão cozido com sal
– calda de açúcar queimado
– 1 sachê pequeno de maionese

Modo de preparo: Assar o lombinho no fogo baixo para que fique rosado, durante 1 hora. Aumentar a chama do forno e assar mais 30 min., para dourar. Deixar esfriar e cortar em fatias médias, fatiar também o abacaxi. Intercalar o lombinho com o abacaxi num pirex. Apertar o sachê de maionese e enfeitar a carne. Levar para dourar a maionese no forno médio. Para servir, cobrir com a calda de açúcar queimado, que deverá estar morna e grossa. Servir com paçoca de pinhão e enfeitar com pinhões inteiros. Acompanha arroz branco e salada verde.

Bom, voltando ao Clube Concórdia, onde Helena está há mais de um ano, o almoço de domingo com a comida típica do Paraná é servido das 11h30 às 15h. O clube fica na Rua Carlos Cavalcanti, 815, entrada pela Duque de Caxias. Telefone: (41) 3023-8007. Veja como chegar lá!


Exibir mapa ampliado

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.