• Carregando...
Chef Luciano Araújo

Chef Luciano Araújo

Conhecer Foz do Iguaçu era uma daquelas viagens planejadas que nunca havia dado certo. Finalmente, deu. Fui até a “terra das cataratas” para conhecer a culinária e a trajetória do chef Luciano Araújo, 44, hoje no comando do Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort.

Para marcar a temporada de frio no Sul do país, o hotel promoveu, numa quarta-feira de maio, no Trattoria di Carinola – restaurante do resort especializado no tempero italiano – o seu primeiro Wine Dinner. Para acompanhar os pratos elaborados pelo chef, vinhos italianos foram indicados pelo sommelier francês Guillarme Esméry, na área há 20 anos e especialista em harmonização e produção de cartas de vinhos em restaurantes.

Para a entrada, Araújo preparou uma minestrone de feijão branco harmonizada com um Albino Armanai Sauvignon Blanc 2007. “Escolhi este rótulo para provar que os italianos podem fazer bons vinhos com essa uva”, explicou Esméry. O primeiro prato foi um fetuccine pescatore, massa à base de espinafre com frutos do mar, servido com um Kris Pinot Grigio 2011, da região de Veneza. Como segundo prato, um mignon grelhado com polenta gratinada e coração de alcachofra ao alho e óleo, acompanhado do Kaila Nero D’Avola, 2009, da região da Sicília. Para fechar a noite, um tiramisù harmonizado com Prosecco La Veneziana. Combinações deliciosas!

Nascido  em Leopoldina, da zona da mata mineira, Araújo conta que estava no primeiro ano de Adminis­tração quando resolveu ir visitar a irmã nos EUA. “Era para eu ficar seis meses e acabei morando lá cinco anos. Em Massachusetts fui lavador de pratos. Depois, fui para Pensilvânia e trabalhei na pizzaria La Coccina como auxiliar de cozinha. Em casa eu até já fazia uns ‘mexidinhos’, mas lá realmente me interessei pela gastronomia. Falei com o chef que queria aprender tudo”, afirma Araújo, que passou por todos os setores da cozinha. Foram quatro anos de aprendizado, dedicação, jornadas duplas e cursos.

Um revés e novo rumo. O pai de Araújo adoeceu e ele decidiu retornar ao Brasil. “Voltei com um projeto de montar um restaurante. E em Leopoldina montei o La Coccina – uma homenagem à pizzaria dos EUA”. Dali, foi consultor em uma pousada no sul de Minas, trabalhou na Costa do Sauípe, no Hotel Pestana Bahia e, de volta a Minas, no Senac. Fez ainda vários cursos na Europa. Em 1996, já casado e com três filhos, aceitou o convite para trabalhar no Bourbon, em Curitiba, onde ficou até o ano passado, quando foi convidado a ir para Foz para ser o chef do resort. “Senti que se não viesse iria acabar me acomodando e resolvi aceitar o desafio”, conta Araújo, que hoje comanda uma equipe de 75 pessoas.

Simpático, o mineirinho – que prepara pratos que vão desde os de raízes da culinária brasileira a especialidades internacionais – afirma que um chef de cozinha precisa sempre se lembrar que é um cozinheiro e se preocupar com o que está em cima da mesa e não só ao redor dela.

Serviço

Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort – Rodovia das Cataratas, km 2,5, Foz do Iguaçu, Paraná. Reservas: (45) 321-3900/ 0800 45 1010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]