• Carregando...

A Páscoa e nossa criatividade com bacalhau

O ano começa em velocidade absurda, mal piscamos o carnaval já passou e a Páscoa já chegou. Aqui no Brasil, Páscoa sem bacalhau é algo como Natal sem peru, então as vendas do bacalhau crescem absurdamente nesta época (e o preço também!!!).
Sugiro que nesta Páscoa, vocês façam algumas receitas com bacalhau, como uma degustação de bacalhau, pois este ingrediente é um dos mais versáteis na cozinha. Para se ter ideia, existem mais de 1200 receitas de bacalhau cadastradas! Ou seja, certamente existe uma para o seu paladar. Sugeri no Facebook da La Table, (La Table Gastronomie) que cada um leve um prato para este almoço tão especial. Além da brincadeira, quem sabe a sua receita não passa a ser aquela obrigatória em todas as Páscoas…
Até dia 28, vou dar 2 receitas de bacalhau que adoro. Uma bem brasileira, que segue abaixo e outra que é minha preferida: “Bacalhau que nunca chega”… com bacon, ovos e batata palha…huuum!
No meu almoço de Páscoa, as duas receitas estarão presentes. E as outras? Bem, as outras vão depender da criatividade da família!

Vamos à primeira receita:

Bacalhau Brasileiro: (serve aproximadamente 5 pessoas)
1 kg de bacalhau já dessalgado (aferventar e tirar lascas/desfiar)
70 ml de azeite de oliva extra-virgem
6 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
1 pimentão verde pequeno picado
4 tomates italianos concassé (sem pele e sem sementes, picados)
1 pimenta dedo de moça picada
220 ml de leite de coco
70 ml de azeite de dendê
10 ovos (separados)
Coentro e salsinha picada, à gosto
Queijo parmesão para dourar
Comece aferventando o bacalhau, dessalgado e tirando as lascas/desfiando. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e frite a cebola e o alho. Adicione o pimentão e refogue mais um pouco. Acrescente o tomate concassé e a pimenta dedo de moça e refogue. Junte o bacalhau desfiado e em lascas e refogue por 5 minutos. Tempere com sal e pimenta e adicione o leite de coco e o azeite de dendê e cozinhe por mais alguns minutos. Retire do fogo e deixe amornar.
Bata as claras em neve, adicione as gemas e continue batendo. Coloque metade dos ovos no bacalhau, ajuste os temperos e finalize com a salsinha e o coentro picados. Coloque em um refratário, cubra com a outra metade dos ovos e salpique com parmesão. Leve ao forno para dourar.
Bom apetite!!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]