• Carregando...

Alfabetização e recuperação escolar foram duas apostas certeiras do Ministério da Educação de Bolsonoro, que a mídia, em geral, fez questão de esconder por pura picuinha.

Por que mostrar, afinal, programas bem-sucedidos do atual governo, que trouxeram resultados rápidos e incontestáveis para a educação infantil, se o objetivo era promover a volta da turma da "Pátria Educadora", aquela dos piores resultados nos testes do PISA?

Apesar do pouco espaço na imprensa, programas de formação de professores, incentivo à leitura e recuperação de aprendizagens, com farta disponibilização de materiais didáticos, foram sendo publicados no site do MEC e viralizaram entre professores do Brasil inteiro.

Nos infindáveis lockdowns escolares, provocados à revelia do governo federal, já que o STF deu amplos poderes a governadores e prefeitos para trancar a população em casa, até pais descobriram os caminhos da alfabetização no site do MEC.

Qualquer um pode acessar e baixar o conteúdo em casa ou em sala de aula. O material, baseado nas melhores evidências científicas, traz orientações claras de como deve ser utilizado. O treinamento online acabou provocando uma revolução silenciosa.

No mais recente teste escolar, aplicado em setembro deste ano, ficou comprovado que crianças estão sendo alfabetizadas em seis meses quando antes demoravam até três anos para aprender a ler. Esta é uma das informações trazidas pelo ministro da Edcuação, Victor Godoy Veiga, na entrevista publicada junto com este artigo.

Prêmios internacionais para programas de alfabetização

Minha conversa com o ministro Victor Godoy Veiga foi na tarde desta quarta (14), horas depois de ele ter estado no Congresso explicando a parlamentares sobre os recentes bloqueios de verbas do orçamento da Educação.

Segundo o ministro, os contingenciamentos são normais neste período do ano e o Ministério da Economia já anunciou a liberação das verbas para os próximos dias. Na entrevista o ministro afirma que não faltarão recursos para compra de livros didáticos, como divulgado pela equipe de transição.

Para além das polêmicas, Victor Godoy conta detalhes dos programas de alfabetização e recuperação escolar, que acabam de ganhar prêmios internacionais, um deles do Banco Mundial, colocando o Brasil em evidência nessas áreas.

Assista à entrevista, clicando no play da imagem que ilustra a página. Se for professor ou tiver crianças na família e interesse em despertar nelas o hábito da leitura, não deixe de acessar o site do MEC, conhecer os programas Tempo de Aprender, Conta Pra mim, Graphogame e tantos outros.

Por via das dúvidas, fica a sugestão já deixada pela especialista em Educação, Ilona Becskeházy, em artigo publicado recentemente na Gazeta do Povo. Faça o download dos cursos e materiais disponíveis, antes que uma carreta furacão passe por cima de tudo, tratorando programas bem-sucedidos para fingir que nunca existiram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]