i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Erotização precoce

O caso da boneca americana que suspira e ri ao ser tocada nas partes íntimas

  • 19/08/2020 16:19

Recentemente circulou nas redes sociais um vídeo em inglês de uma mãe americana mostrando o brinquedo que a filha pequena ganhou de presente de aniversário: uma bonequinha, personagem de um desenho de sucesso (Trolls), que dá risadas quando recebe um aperto na barriga ou entre as pernas. A narração no vídeo é de alguém claramente incomodado.

“Eu sei que alguns de vocês podem achar que não é algo importante, mas eu tenho filhos e acho isso errado. A boneca faz um som estranho quando você toca as partes íntimas dela. Para mim, são sons sexuais. É perturbador.”

Boneca americana Poppy, do filme Trolls, tem botão no meio das pernas que, ao ser apertado, ativa sons de suspiros e risadas
Boneca Poppy, do filme Trolls | Reprodução

Aproveito o caso da boneca americana para trazer uma reflexão sobre o quanto temos nos calado diante de situações perturbadoras como essa e o quanto esse silêncio faz mal às nossas crianças e adolescentes.

O caso dessa mãe, que tornou pública sua preocupação com o que o brinquedo fazia, é exemplar por dois motivos. Primeiro, porque escancara os absurdos a que nós, consumidores, estamos sujeitos. Por outro lado, por mostrar também como hoje em dia as pessoas têm voz, podem reclamar e conseguir fazer pressão por mudanças, por mais que às vezes se sintam impotentes.

No vídeo da mãe americana, que você pode assistir no Twitter do senador Sam Parker (um dos muitos que compartilharam a indignação), ela mostra que a caixa da boneca trazia apenas a informação de que, apertando o botão da barriga, a bonequinha dava risadas. Não havia qualquer aviso sobre o outro botão, no meio das pernas da boneca, o que significa que a pessoa que comprou o presente nem imaginava que isso acontecia - prova da nossa vulnerabilidade enquanto consumidores.

Mas vale focar no poder da indignação que traz resultados. O vídeo da mãe americana gerou um abaixo-assinado exigindo a retirada da boneca das lojas. Já estava com 260 mil assinaturas quando o fabricante decidiu fazer o que as pessoas pediam e recolher o brinquedo de volta à fábrica, prometendo inclusive substituir as bonecas que já tinham sido compradas. Ainda assim o abaixo-assinado segue firme e ultrapassou meio milhão de adesões.

Erotização precoce de crianças e adolescentes

Esse assunto é uma boa oportunidade para lembrarmos de dezenas de outras situações em que tentam impor, especialmente às meninas, uma erotização precoce, desde o mercado da moda até o da música.

Como os adultos normalmente se calam, a oferta de produtos impróprios para crianças ou pré-adolescentes vai crescendo e de repente, parece que sempre foi assim: meninas de 8 ou 10 anos usando decotes insinuantes, shortinho cavado, até sandálias de salto; cantando músicas com letras impróprias para menores e dançando coreografias no mínimo constrangedoras.

A rebote disso tudo vêm as fábricas de brinquedos, reproduzindo os figurinos que as meninas estão usando em bonecas de corpos sedutores ou até colocando botões em locais escondidos de bonequinhas bem mais infantis, produzindo sons inconvenientes como "Ah" e "Oh"...

É de se perguntar se não há exagero nisso tudo, se não chegamos a um limite. Será que os adultos não estão sendo muito permissivos com a indústria do entretenimento? Até que ponto a banalização do sexo e do corpo da mulher não expõem ainda mais nossas meninas à violência sexual?

Trazendo essa discussão para a atualidade: quando um youtuber com milhões de seguidores mirins se propõe a ensinar novas jogadas de um game de sucesso entre os meninos e, no meio do vídeo, diz coisas do tipo: "vamos colocar a personagem na posição de fazer neném", isso é normal?

Ou quando esse mesmo youtuber decide aconselhar uma adolescente que mandou uma mensagem para ele falando que estava em dúvida se deveria sair com um rapaz que ela mal conhecia, mas por quem se sentia atraída; e ele, o youtuber, responde dizendo para ela seguir seus instintos, sem ouvir os mais velhos ou se preocupar com o que os outros poderiam dizer? Deveríamos mesmo ficar quietos? Achar que isso não causa nenhum prejuízo na formação emocional de alguém muito jovem?

No caso do influenciador digital houve um movimento grande nas redes sociais, de mães e pais indignados, que até fez com ele retirasse alguns vídeos do ar. Mas teve gente defendendo ardorosamente o "produtor de conteúdo" irresponsável, que até pouco tempo nem se dava ao trabalho de informar indicação de faixa etária para os vídeos que publicava.

São provavelmente pessoas sem filhos ou que não acompanham as bobagens ditas em alguns canais voltados para o público infanto-juvenil. Seriam as mesmas pessoas que, diante de um caso de abuso sexual contra uma adolescente, por exemplo, tentam minimizar a culpa do agressor dizendo que a vítima estava de mini-saia, portanto numa atitude provocadora?

Chegamos a um ponto em que é preciso posicionamento. A sociedade não pode se calar, precisa discutir os limites da erotização precoce e da banalização do corpo da mulher, porque isso deixa as meninas mais vulneráveis e muitos abusadores, mais à vontade para cometer seus crimes.

Músicas e coreografias

O caso da música é cruel. Além das letras impróprias para menores, há muitas vezes uma coreografia completando o pacote da erotização. Criança adora cantar, dançar e repetir passos ensaiados. Na inocência, faz gestos indecentes sem sequer saber do que se trata. Muitos adultos acham graça e, assim, criticar tudo isso é que começa a parecer absurdo.

Imagine alguém se opor à dancinha da moda num pré-carnaval, ainda que ela simule movimentos do ato sexual! Vão alegar que são adultos dançando. Mas é imprescindível considerar que vivemos na época da exposição escancarada, em que tudo é filmado, aparece na televisão e nas redes sociais ao vivo. As crianças assistem e saem imitando.

Normalmente os próprios cantores fazem as dancinhas eróticas ou contratam bailarinos para as gravações de clipes e até para subir ao palco e ensinar o público durante shows. Isso começou nos anos 90 com música e a coreografia da “boquinha da garrafa”.

Era chocante, mas as pessoas foram driblando o constrangimento e aderindo ao remelexo em público. Com o sucesso daquela, outras bandas vieram, mais e mais letras e dancinhas foram surgindo, invadiram os bailes funk e foram parar em todas as festas, até nas infantis.

E agora? Quem vai proteger a infância e a juventude, se nós, adultos, não estivermos atentos a tudo isso e começarmos a nos manifestar contra o que achamos errado? São coisas para se pensar.

Boneca Poppy

No caso da boneca americana que dá risadinhas e suspiros quando tocada nas partes íntimas, a solitária mãe indignada conseguiu um feito e tanto. O vídeo dela viralizou e o fabricante reconheceu que houve uma falha de projeto e recolheu todo o estoque das lojas.

Conforme explicado pela porta-voz da fábrica à imprensa americana, o tal botão no meio das pernas teria sido desenhado para reagir quando a boneca fosse colocada na posição sentada, mas reconhecendo que isso poderia ser entendido como inapropriado a fabricante decidiu retirar o brinquedo das lojas.

A Hasbro, fabricante da boneca Poppy (personagem do filme Trolls) é uma gigante no ramo de brinquedos, a terceira maior do mundo, atrás da Lego e da Mattel. Alguns dos produtos da empresa, que está prestes a completar 100 anos, fazem sucesso estrondoso entre as crianças, como os bonecos Transformers e o jogo de tabuleiro Monopoly (versão original do popular Banco Imobiliário, da Estrela).

Aqui do Brasil bonequinhas da mesma coleção estão à venda em lojas online, com indicação para a faixa etária a partir de 3 anos, mas não o modelo que gerou polêmica nos EUA. Consultada, a assessoria de imprensa da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente informou que não recebeu até o momento qualquer denúncia a respeito de venda do brinquedo em lojas brasileiras.

Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, mesmo canal para denunciar violência contra crianças, mulheres, idosos ou violação aos direitos humanos.

38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 38 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • W

    wilmar scoz

    ± 0 minutos

    O comentário contra a erotização precoce é correta. No entanto, dizer que somente as moças são prejudicadas ou afetadas, É uma leitura parcial da situação. Quem é homem sabe que é muito afetado. Quer o homem queira ou não, numa situação de estimulo ou provocação, não é fácil fugir dela até a não realização alguma aventura sexual. O que se vê é o desconhecimento da natureza do homem. Isso não pode ser ignorado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edmea

    ± 22 dias

    Totalmente equivocada a articulista ao incluir as "pessoas provavelmente sem filhos" entre aqueles que " defendem ardorosamente o " produtor de conteúdo " irresponsável (sei bem de quem se trata). Como antiga professora, solteira e sem filhos, assim como muitas mulheres que conheço, sensiveis e de educação irrepreensível, preocupo-me profundamente com a erotização infantil que está arruinando a mente de nossas crianças e jovens. E, pelo contrário, conheço e vejo aos milhares por aí, mães e pais que aprovam totalmente suas filhas de tentra idade vestindo-se como adultas e fazendo poses e dancinhas sensuais, em franco incentivo à depravação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edmea

    ± 22 dias

    Totalmente equivocada a articulista ao incluir as "pessoas provavelmente sem filhos" entre aqueles que " defendem ardorosamente o " produtor de conteúdo " irresponsável (sei bem de quem se trata). Como antiga professora, solteira e sem filhos, assim como muitas mulheres que conheço, sensiveis e de educação irrepreensível, preocupo-me profundamente com a erotização infantil que está arruinando a mente de nossas crianças e jovens. E, pelo contrário, conheço e vejo aos milhares por aí, mães e pais que aprovam totalmente suas filhas de tentra idade vestindo-se como adultas e fazendo poses e dancinhas sensuais, em franco incentivo à depravação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Maome Machado

    ± 22 dias

    A esquerda é pervertida!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexander

    ± 24 dias

    Ótimo texto! Um alerta para a Sociedade: ou tomamos as rédeas da situação, ou perderemos nossas crianças para esse mundo perversivo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos de Albuquerque Regina

    ± 24 dias

    Texto que reflete as preocupações de todo cidadão com um mínimo de decência. Este tema deveria estar sendo tratado com severidade por Supremas Cortes que, ao que parece, não devem existir mais nem aqui nem por ai afora a julgar pelo ponto em que chegamos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 24 dias

    Notícias fresquinha: Netflix está lançando um filme com meninas de ONZE anos, chamado CUTIES. Estreia em setembro. Não é preciso explicar os motivos que eles fazem isso, não existem coincidências. Pedowood em ação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 24 dias

      Ops.: Notícia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 24 dias

    Estão seguindo a recomendação do Gremsci começando a destruir a cultura bem devagar e sem ser percebido e, depois tomam conta de tudo, uma vez que cada vez mais fomos se aceitando como normal aquilo que empresas impõem as pessoas. Teoria comunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André R.

    ± 24 dias

    Obrigado, Cristina, por levantar a voz contra essa doentia tolerância com a erotização de crianças .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 24 dias

    Somos os grandes culpados pela atual situação por sermos OMISSOS... Deixamos tudo passar com medo de parecer "politicamente incorreto"... Triste!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mitinho

    ± 24 dias

    Parabéns colunista Cristina! Artigo 100%!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 24 dias

    Boa Cristina, essa gente progressista e hipócrita devem ser denunciados. A valorização da família e seus valores devem ser fortalecidos sempre. Se deixarmos a educação de nossos filhos nas mãos da esquerda imoral veremos o fim do legado judaico-cristão que nos trouxe até aqui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Alberto

    ± 24 dias

    Parabéns, Cristina. Belo artigo. Lamentavelmente não acredito nos tais limites. Hoje, tudo pode. Há um esgarçamento ético e moral de fazer corar um frade de granito. Regras, disciplina, respeito ao outro são material para a lixeira. Não duvido nada, pelo pique da remada, se a pedofilia deixar de ser crime. E o crime deixar de ser ilícito penal em nome de uma ressocialização canhestra. Assaltar o erário de há muito é motivo de condecoração e regalias. Sinceramente não sei onde vamos parar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 24 dias

      Não podemos permitir! É preciso reação!!! Acredito no poder do bom senso e, quando necessário, da pressão dessa "maioria silenciosa" que, quando precisa, levanta a voz.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MF

    ± 24 dias

    Muito bom ter trago esse tema aos brasileiros. A grande maioria é contra sexualização infantil, que as vezes, muitos, veem como “ações inocentes” e as vezes não temos percepções para os “perigos”. Vamos abrir nossos olhos e a cada dia fortalecer nossas convicções morais sem medo de “chacota” ou da gritaria das esquerdas. O Brasil precisa de um choque Moral, portando, não tenhamos medo de nos posicionar contra esses males.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 24 dias

    MATÉRIA DE UTILIDADE PÚBLICA. É URGENTE E PRECISO chamar a atenção da sociedade para esse processo de erotização (que na verdade é uma faceta de um processo maior de destruição e corrupção de valores) que vem num crescendo não é de hoje. E um crescendo nas sombras, enfatize-se. --- CRISTINA GRAEML, se no Brasil a mesma boneca for vendida sem a informação desse botão entre as pernas então temos uma questão LEGAL, objetiva, de Direito do Consumidor. Mas o melhor, sem dúvida, é a mobilização da sociedade na autodefesa dos seus valores mais nobres. Enfim, na defesa de nossas crianças e - sem demagogia - do futuro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 24 dias

    A esquerda incentiva a sexualização precoce das crianças. Haddad produziu o kit-gay. Maria do Rosário acusou Bolsonaro de estuprador mas é contra a diminuição da maioridade penal, inclusive para verdadeiros estupradores. Evo Morales (Bolívia) e Daniel Ortega (Nicarágua) acusados de abuso de menores. Políticos, artistas e jornalistas brasileiros envolvidos com João de Deus. É justo concluir que a esquerda está profundamente ligada às práticas pedófilas? No meu entendimento, sobram indícios.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Conde

    ± 24 dias

    Excelente texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 24 dias

    A Mesma indignação deveriamos ter quanto a exposição de Anita e Pablo não sei o que na televisão. Deveríamos banir esse tipo de gente nas mídias sociais mesmo com a reação da esquerda que patrocina esse tipo de coisas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juliano Dal Molin

    ± 24 dias

    Matéria que faz refletir sobre o cuidado com os nossos filhos. Esse tipo de reflexão, na minha opinião, deve estar presente no dia a dia da conversa de pais e mães.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Monica Cristina de luca felicissimo

    ± 24 dias

    Excelente avaliação. Precisamos ser mais ativos quanto ao tema abordado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jeremias Mariano

    ± 24 dias

    Parabéns por levantar questões tão necessárias. Como pais temos a obrigação de avaliar o que e como chegam as informações aos nossos filhos e netos. Tratar com eles sobre bons preceitos e importante, conversar abertamente e com franqueza. Lembremos que no Brasil há um estatuto o ECA, a maioria das famílias não tem conhecimento sobre o conteúdo, deveres para com as crianças e adolescentes. Os pais devem buscar conhecimento para ajudar na educação familiar. A escola ensina conhecimento e ajuda desenvolver habilidades no meu entender.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 24 dias

    O problema é que ás vezes certos produtos destinados a adultos caem no gosto das crianças. Quem não se lembra dos Mamonas Assassinas? Ou então a Angélica e seu "Vou de Táxi"?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alessandro Moreira

    ± 24 dias

    Eu dançava na boquinha da garrafa quando era criança. Ninguém me avisou à época que a música era uma metáfora erótica. Éramos apenas crianças e os adultos riam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 24 dias

      Oi, Alessandro. Posso te garantir que os pais de meninas não riam. Ao menos os pais preocupados com a segurança física e emocional de suas filhas. Porque aos olhos de pedófilos e estupradores, movimentos assim viram convite ao crime.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    chico

    ± 24 dias

    Elites financeiras e intelectuais vem a tempos testando os limites da sociedade em relação a aceitação da pedolilia.A boneca é dó mais um passo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 24 dias

    Meus Deus. A neurose não tem limites.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      André R.

      ± 24 dias

      Comentario covarde, por mal explicar, e por se esconder.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valter Luiz Demenech

    ± 24 dias

    Há hoje em dia uma distorção imensa de valores!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabio da silva de castilho

    ± 25 dias

    Resultado caótico criado pela esquerda e nesse caso da boneca tem gente "progressista" por trás disso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AALB

    ± 25 dias

    chama a atencao que a mae parece,inicialmente, com medo de denuncias, medo da patrulha esquerdopata. E a articulista - CRISTINA, sabe muito bem que nao sao fatos isolados, mas fazem parte do pacote esquerdopata de destruicao dos valores ocidentais, a familia coko conceito tradicional, e o que consideram qualquer forma de repressao sexual (liberou geral), comportamental (uso de drogas, roupas inapropriadas,etc),etc

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulista

    ± 25 dias

    O pior de tudo isso é que tem gente que compra, isso vale para muitos produtos que são maléficos para a sociedade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 25 dias

    Resultado da ignorância que assola uma grande parte da população de nosso país ... pura falta de informação e de valores sociais e morais ... em resumo, falta de educação ... e o pior é que é um processo recursivo, no qual ignorância alimenta ignorância ... difícil de sair ... que tal mais disciplina e valores nas escolas, mais autoridade para os professores ? (se a turma da justiça deixar...)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    ± 25 dias

    Concordo em gênero, número e grau. Uma sacudida no leitor dessa coluna, eu incluso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 25 dias

    Mais um excelente texto Sra. Cristina. Quanto ao questionamento à respeito de não estarmos sendo muito permissivos, Acredito que sim. Adam Smith dizia que o cidadão dever ser a engrenagem da sociedade e suas moralidades o combustível. Talvez um pouco menos de #, likes, Memes... . Uma das premissas do Marxismo é a consciência (lí em algum lugar que o socialista entende que o ocidental - homem comum , como dizia Chesterton- não possui) . Assim fica fácil apodrecer uma geração...duas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Rossi

    ± 25 dias

    Excelente, esta na hora do Brasil acordar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AN Kirchner

    ± 25 dias

    Excelente material. Dá gosto em ver pessoas preocupadas com nossas crianças e nosso futuro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.