• Carregando...

Censura parece ter virado moda para a turma em desespero com as verdades que vêm sendo trazidas à tona pela parte da imprensa ainda praticante de jornalismo real.

A estratégia de quem pede a censura é banir o saudável contraponto à militância de algumas redações que, fecham os olhos para os ataques à imprensa.

Censura é ataque à própria democracia. Impedir jornais de noticiarem fatos é inconstitucional. Calar colunistas de opinião, proibindo que analisem as notícias, juntem os pontos e concluam o que bem entenderem, é um atentado à liberdade de expressão.

O país corre sérios riscos quando o partido que fomenta tais atos antidemocráticos e força tribunais a emitir decisões inconstitucionais, quer voltar ao poder.

Na sanha de recuperar o acesso aos cofres públicos, às nomeações de mais e mais juízes, partidos políticos, comandados pelo PT, atacam as instituições Judiciário e Imprensa. A equipe jurídica de apoio à campanha do ex-presidente Lula inunda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedidos infindáveis.

Pedem a retirada de notícias verdadeiras do ar e até censura prévia a noticiários, documentários, jornalistas e comentaristas dos quais discordam. E ministros do TSE, mesmo reconhecendo abertamente a inconstituicionalidade de tais pedidos, têm acatado as demandas.

Censura em debate no Segunda Opinião

Nesta segunda-feira (24), o programa Segunda Opinião debate a escalada da censura e dos ataques às liberdades de imprensa e de expressão, a pedido da campanha do PT, nesta reta final das eleições 2022.

Até onde irá a ditadura da toga, agora explicitada pelo TSE? O Senado continuará omisso aos abusos cometidos por ministros de cortes superiores?

Que recados o PT passa para o Brasil com tamanha judicialização da campanha e tantas tentativas de impedir a livre opinião. Quanto a democracia retrocede quando um tribunal impede até que notícias verdadeiras sobre o passado de um dos candidatos sejam veiculadas?

O programa Segunda Opinião vai ao ar ao vivo todas as segundas-ferias, às 20 horas, com transmissão simultânea aqui na homepage do jornal e também no YouTube da Gazeta do Povo. Assinantes podem assistir a qualquer momento, aqui nesta coluna, clicando no play da imagem que ilustra a página.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]