i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Cuba: artistas censurados e presos

Cuba: censura e prisões ilegais marcam o fim da ilusão dos artistas com o socialismo

Cuba censurando e prendendo artistas, jornalistas e intelectuais é mais uma prova de que o socialismo não respeita as liberdades individuais, sequer a liberdade de expressão. Por ironia essas são algumas das categorias profissionais que costumam fechar os olhos aos horrores das ditaduras socialistas a admitir seu fracasso.

Pense quantas vezes você já viu artistas defendendo as maravilhas do socialismo e citando Cuba como exemplo. Ou viu no cinema, na televisão, no teatro, em aulas, livros, teses acadêmicas ou debates jornalísticos que lá a educação é de primeira, que o país forma médicos exemplares, que há atendimento de saúde, emprego e comida para todos e o povo é livre.

Neste fim de 2020, a classe artística e a intelectualidade deste suposto paraíso sofrem forte repressão, com censura e prisões arbitrárias, apenas porque alguns de seus membros decidiram romper o silêncio e mostrar a realidade de miséria em que vivem os cubanos.

Cuba censura e prende artistas

Para entender o que ocorre hoje na eterna "ilha de Fidel" é preciso voltar dois anos no tempo. Em 2018 artistas de Cuba se uniram a intelectuais e acadêmicos para criar o movimento batizado de San Isidro. A ideia era fazer oposição a um decreto do ditador Miguel Díaz-Canel Bermúdez, que herdou a presidência de Raul Castro, irmão de Fidel.

Pela divulgação oficial o decreto 349/2018 “regulamentou” a expressão artística no país, mas na verdade o que fez foi proibir diversas formas de manifestação, um típico decreto de censura. A partir dele os artistas do movimento San Isidro começaram a fazer apresentações para denunciar os podres da ditadura cubana.

O que aconteceu depois é um roteiro conhecido: o governo ditatorial proíbe, as mentes mais ousadas e criativas tentam driblar as proibições, mas vão, aos poucos, sendo caladas. O grupo de artistas passou a ser tratado como opositor ao regime e os integrantes começaram a ser perseguidos e presos.

Em 9 de novembro a prisão do rapper Denis Solís foi o estopim para o movimento crescer. As manifestações se tornarem muito mais frequentes na ilha e também em Miami, nos EUA, onde vivem milhares de imigrantes fugidos do socialismo cubano.

Segundo um jornal local, que entrevistou testemunhas, o artista foi preso em casa, sem ordem de prisão. A casa foi, aliás, invadida pelos policiais para uma espécie de vistoria. Entraram dizendo que era uma fiscalização para ver se ele estava cumprindo as ordens da vigilância sanitária relativas a viagens. Diante da reclamação óbvia, o músico foi preso por desacato.

Ficou claro que forçaram uma situação para tirar o rapper de cena, literalmente. Em apoio ao cantor e com o intuito de chamar a atenção dos cubanos e do resto do mundo para tamanha arbitrariedade, 14 jovens começaram uma greve de fome na sede do Movimento. Acabaram presos também. Isso foi só o começo da história.

O que aconteceu com a “vacina” cubana, anunciada em março por Guilherme Boulos

Dia 27 de novembro um grupo de 30 artistas, jornalistas e intelectuais conseguiu agendar uma reunião com o ministro da Cultura, Fernando Ross. Tentavam uma negociação pelo fim da censura e da repressão a manifestações artísticas.

Uma semana depois o ministro declarou que estava rompendo o diálogo com o grupo e todos que tinham participado da reunião receberam a “visita” de funcionários do governo, informando que não poderiam mais sair de casa.

Prisões domiciliares

As primeiras informações sobre a prisão domiciliar dos 30 integrantes do Movimento San Isidro que haviam participado da reunião no Ministério da Cultura surgiram nas redes sociais na última sexta-feira (4). A jornalista Lucía Escobar denunciou no Twitter que estava sendo impedida de sair de casa.

“4 de dezembro e novamente a segurança do estado me diz que não posso sair na rua. Desta vez são dois funcionários do Ministério do Interior que estão parados na frente do meu apartamento e, ao tentar sair, um deles me disse: Você não pode sair”.

Jornalista Lucía Escobar, no Twitter

Outros jornalistas denunciaram o mesmo. O perfil do grupo, que ganhou o nome de 27N nas redes sociais, em alusão à data da reunião no Ministério da Cultura, divulgou uma declaração pública “exigindo o direito à liberdade política”.

Esse mesmo perfil vem divulgando a lista de pessoas que estão em prisão domiciliar, entre elas o dramaturgo Julio Garcia, o poeta Mauro Pacheco, a escritora Katherine Bisquet, o ativista Ulisses Padron e os artistas Luís Manoel Otero Alcântara e Camila Lobón, além de jornalistas, professores e cientistas.

Repercussão no Brasil, silêncio da classe artística

Aqui no Brasil a Gazeta do Povo foi um dos jornais que publicaram reportagem sobre a repressão aos integrantes do Movimento San Isidro, mas não houve qualquer empatia da classe artística brasileira pelos colegas cubanos impedidos de atuar e até de sair de casa.

Em geral, os artistas brasileiros costumam fechar os olhos para os abusos cometidos por governos radicais de esquerda, como os da Argentina, Bolívia, Venezuela e Cuba. Gostam, inclusive, de propagar a ideia de que Cuba é um paraíso, sendo constantemente desmentidos por cubanos que moram no Brasil.

A estudante de Direito cubana naturalizada brasileira Zoe Martínez é uma das que relatam a tragédia da experiência socialista em Cuba, denunciando que o governo paga salários muito baixos e distribui comida, mas em pouquíssima quantidade, chegando ao absurdo de fornecer só uma porção de frango por pessoa por semana, como única opção de proteína; na semana seguinte, apenas ovos.

Ela confirma que a educação é gratuita, mas diz que os professores são mal pagos e especificamente para doutrinar e não, ensinar. E são controlados pelo governo. Se não fizerem o que manda o regime, perdem o emprego e são severamente punidos.

Para quem alega ter estado em Havana e visto apenas belezas, a explicação é direta. Quem vai como turista não vê mesmo, porque só tem acesso à parte da cidade feita "para inglês ver". Há inclusive hospital exclusivo para turistas, para que ninguém saiba que nos hospitais que atendem a população falta até papel higiênico.

Hipocrisia socialista

Com dezenas de artistas e intelectuais impedidos de sair de casa e outros tantos presos apenas por terem se manifestado publicamente contra o regime castrista, nesta quinta (10) o governo de Cuba não se furtou a celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, fingindo não estar em franco processo de ataque às liberdades individuais e à liberdade de expressão artística.

O Ministério do Turismo, craque em mostrar para estrangeiros uma Cuba de fantasia, levou funcionários para a rua promovendo aglomeração em plena pandemia, com direito a música e trenzinho, como nas festas infantis. E ainda publicou o vídeo da farra no Twitter com a hastag #CubanosConDerechos (tradução: Cubanos com Direitos).

Quem acessa sites de jornalismo independente fica sabendo que apenas os funcionários públicos, arregimentados pela ditadura, têm direitos; opositores, não. O site cibercuba.com fez a cobertura das festas pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos só para enfatizar que a repórter Iliana Hernández está há duas semanas impedida de sair de casa, apenas porque participou da reunião com o ministro da Cultura no fim de novembro.

O jornal online publicou uma declaração dela, denunciando a prisão domiciliar ilegal e criticando o recente aparelhamento do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que abriu espaço para representantes da ditadura cubana, além da russa e da chinesa.

“Hoje, 10 de dezembro, dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos a ditadura mantém vigilância da minha casa violando os meus direitos, não se pode colocar uma raposa para cuidar do galinheiro. Foi o que fez a ONU ao aceitar a ditadura no Conselho de Direitos Humanos.”

Jornalista Iliana Hernández, no site cibercuba.com

China, Rússia e Cuba ganham assentos no Conselho de Direitos Humanos da ONU

É sempre bom estar atento ao que acontece em países vizinhos, porque aqui na América do Sul vários já foram governados por socialistas, inclusive o Brasil, sendo que alguns, novamente sob o comando da esquerda, caminham para ser uma nova Cuba ou uma nova Venezuela.

E tem muito brasileiro ainda distraído com isso, sem se dar conta do perigo que ronda o país, basta ver o que aconteceu recentemente nas eleições em São Paulo.

82 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 82 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Dagobert R Baudisch

    18/12/2020 19:08:44

    Me admira que ainda não disseram que a situação em Cuba é culpa do Bolsonaro. A esquerda vive de mentiras e não consegue absorver as verdades por mais provas que se dê. Esse câncer precisa ser extirpado da face da Terra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Caio dos Santos Oliveira

      17/12/2020 4:00:31

      Muito bom o vídeo expondo essas ditaduras.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        salcutrim

        17/12/2020 0:55:11

        O engraçado é que quando um esquerdista sai do Brasil, não vai para nenhum dos paraísos socialistas que tanto defendem. Sabem onde esta a minhoca do Jean Wyllis, nos EUA. Ele saiu do Brasil e não foi pra Cuba, o amor de sua vida, mas para os EUA, um pais capitalista que eles odeiam. Vai entender essa gente.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          waldir rodrigues de morais

          16/12/2020 19:22:36

          Veja do que nos libertamos Mas cuidado: Os lobos estão as espreitas travestidos de ovelhas democraticas , inclusive invadindo casas para tomar, sob as vestes de distrubuição de moradias, mas não cedem para moradias seus palacios

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            waldir rodrigues de morais

            16/12/2020 19:22:36

            Veja do que nos libertamos Mas cuidado: Os lobos estão as espreitas travestidos de ovelhas democraticas , inclusive invadindo casas para tomar, sob as vestes de distrubuição de moradias, mas não cedem para moradias seus palacios

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Alexander Cainzos

              15/12/2020 21:05:14

              texto perfeito! uma observação: um certo colunista da própria gazeta diria que isto é paranoia!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Claudio Inon Farias Bezerra

                15/12/2020 19:07:26

                Cadê a turma da lacração, aquela que ninguém solta a mão de ninguém? Vocês são um bando de hipócritas, demagogos e oportunistas. Matéria excelente e esclarecedora.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • B

                  BENJAMIN GONZALEZ MARTIN

                  14/12/2020 9:33:05

                  Finalmente aparecem repórteres como vc escrevendo sobre assunto antigamente proibido. A anistia permitiu que essa turma entra-se nas universidades, na cultura e foram transformando a cabeça de nossos jovens. Muitos ainda usando camisetas de che sem nada saber sobre ele e outros assassinos, pq essa turma se encarregou de esconder.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Maquiavel

                    13/12/2020 20:31:58

                    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2020/12/sleeping-giants-sai-do-anonimato-em-entrevista-a-folha.shtml

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      armando cabral

                      13/12/2020 19:10:43

                      rsrsrrsrrrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrs. A este tipo humano só posso aplicar as palavras de Kant: "quem se transforma num verme não pode se queixar de ser pisado aos pés dos outros".

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        All Jr

                        13/12/2020 19:00:58

                        Parabéns Cristina! Esquerdismo é doença mental... não devemos esperar qualquer simpatia de esquerdistas brasileiros aqueles que sofrem nas mãos de ditaduras socialistas, inclusive os da própria classe de certos setores (como os mencionados no artigo).

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          MARCELO PATRIOTA

                          13/12/2020 17:00:14

                          Lendo a reportagem nao pude evitar de comparar com o inquérito o fim do mundo e o sleeping giants que buscam demonizar quem não segue a cartilha politicamente correta.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            João das Couves

                            13/12/2020 15:53:50

                            Reportagem correta, exceto pelo título....NENHUM país ainda viveu uma experiência genuinamente Socialista. Criticar uma forma de organizar a sociedade sem realmente conhecê-la é o mesmo que se dizer jogador de futebol só por ter pegado em uma bola.... É evidente que nem Cuba, nem Venezuela ou qualquer outro país viveu o Socialismo em sua essência. Mas é lamentável que poucos enxerguem isso em sua miopia desvairada e alimentada por pseudo-intelectuais leitores assíduos de blogs.....

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • F

                              FERNANDO AUGUSTO FRANCA

                              21/12/2020 0:34:01

                              João, quantos milhões de vidas vcs querem mais para tentar implantar essa maravilha na terra?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eduardo Prestes

                              16/12/2020 11:50:11

                              Socialismo é essa porcaria aí, o de Cuba até nem é o pior... No Camboja, a esquerda marxista matou 1/3 da população em 4 anos de governo, após escravizar todos os cambojanos em campos agrícolas de trabalhos forçados. Socialismo é essencialmente totalitário e, se levado a sério, acaba em genocídio A história prova isso, NUNCA houve um país socialista democrático e livre.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Araucária

                              14/12/2020 13:23:51

                              Socialismo de verdade é ainda pior....

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Munir Guerios filho

                            13/12/2020 15:48:15

                            Excelente trabalho!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marilia soraya calheiros camara

                              13/12/2020 14:00:17

                              Parabéns Cristina Graeml pelo seu importante artigo sobre Cuba! Obrigada. Sorayah Câmara.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • C

                                CRISTINA GRAEML

                                13/12/2020 18:43:40

                                Obrigada, Soraya ;)

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • J

                              João Mello

                              13/12/2020 13:26:25

                              Não obstante o fracasso histórico e sistemático do experimento comunista, intelectuais e artistas insistem em defender o regime que invariavelmente acaba em tragédia. O que seria isso? Que tipo de transtorno mental impede o acometido de enxergar ou entender a realidade?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Dimas N

                                13/12/2020 13:09:43

                                Cristina, reverencio a coragem e o desprendimento ao noticiar estes importantes fatos. Serão questionados pela esquerda que conhece esta prática, muitas vezes, cruel ao extremo. Nada disto importa, o modelo é este, tomar o poder a qualquer custo, repartir o Betim, subjugar os opressores, que seria a classe média empreendedora. O rico vai embora, o pobre ficará mais pobre, isto também não importa.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Andrea

                                  13/12/2020 12:20:30

                                  Gostei muito do formato e o assunto foi muito bem explicado!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luiz Angelo

                                    13/12/2020 9:47:50

                                    O silêncio dos "artistas" esquerdiopatas de R$ 1,99, só é menor que seu cinismo e que a bruta realidade vivida em "esgotos"comunistas como CUba, Venezuela, Coreia do Sul, a recem-falida Argentina, etc... Só que esta escória artistica, não abre mão do "lnferno capitalista" ! Como todo esquerdiota-caviar !

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • L

                                      Luiz Angelo

                                      13/12/2020 9:49:27

                                      Lê-se Coreia do Norte...Vale a correção !

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • T

                                    TIAGO SILVA

                                    13/12/2020 5:19:52

                                    O PR emparelhando a ABIN para salvar o filho e a GP falando de CUBA? Francamente, e muito passapanismo......

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • R

                                      Ricardo Amaral

                                      13/12/2020 20:54:55

                                      A solução pro seu problema é simples: escolha um jornal que represente a sua visão de mundo. Chega a ser uma ideia **** gastar dinheiro com algo em que não se acredita.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Meg Litton

                                      13/12/2020 15:06:33

                                      Você nasceu com isso ou adquiriu mais tarde???

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    André

                                    13/12/2020 1:36:57

                                    Levem seus filhos pra Cuba, pra Venezuela, mas por favor não levem pra Disney!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      ROBERTO

                                      13/12/2020 1:05:36

                                      Excelente matéria. Parabéns!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                        12/12/2020 23:29:58

                                        Esses países comunistas são uma vergonha . Boulos transmite ser um salafra ,malandro, mentiroso como seu pai o mega bandido Luladrão. O Pt destruiu a nossa economia causndo milhões dedesempregados .Por muito pouco esse bandidos não ficaram para sempre no poder se não fosse a cassação da bandida e psicopata Dilma ? Temos que ficar atentosporque eles estão sempre por perto buscando o poder para roubar e destruir em prol dos seus próprios interesses. Viva o presidente Bolsonaro . Viva o Brasil.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          claudio lisboa

                                          12/12/2020 21:34:22

                                          https://www.nationalreview.com/2020/12/progressives-are-no-longer-defenders-of-free-expression/

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            DENISSON HONORIO DA SILVA

                                            12/12/2020 19:35:32

                                            Cristina, a coisa é muito grave do que se imagina. Em Ópio dos Intelectuais, de Raymon Aron, está tudo irreprensivelmente descrito sobre como se faz cooptação destes incautos. E o livro é da década de 50 do século passado. Mas tendo dois filhos adultos sou obrigado a dizer que nenhum momento se interessaram e lê-lo. Um até nem é fã do esquerdismo, outro esse sim será facilmente enganado. Com redes sociais fazendo a cabeça desses jovens, estaremos perdidos

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              J. MOACIR

                                              12/12/2020 19:33:12

                                              Com a palavra Caetano Velozo: Diz Aí...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • J

                                                João Carlos RIGODANZO

                                                13/12/2020 16:01:06

                                                Caetano deveria ler esse artigo

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              Giba12

                                              12/12/2020 19:28:02

                                              Comunismo é a utopia , fantasia, mentira, enganação, para que apenas a elite político militar viva as benesses, enquanto o povão paga por esses regalos. É o pudim de m.... vendido como de chocolate. Deixam o povo à mingua para nem forças terem para lutarem.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Maria Ilda

                                                12/12/2020 19:01:52

                                                Ótimo ler um texto que mostra a realidade de um país elogiados por uns e outros. Por falar em Cuba, tem notícias informando que Lula lá estará por um período de trinta dias para gravar "documentário". Bem adequado para lobo vestido de cordeiro.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • J

                                                  João Carlos RIGODANZO

                                                  15/12/2020 12:41:48

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Pedro Ramos

                                                12/12/2020 18:52:09

                                                Essa é o verdadeiro motivo da ala esquerdista dos nossos artistas e intectuais só irem para Cuba em viagem "patrocinada"....quando viajam com recursos próprios o destino sempre é USA, Europa, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, etc...Cuba, Venezuela, Coreia do Norte...nunca aparece no "maior desejo" deles.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Edivaldo S

                                                  12/12/2020 18:31:38

                                                  Cadê os artistas do ele não, para defender os seus iguais?.....

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Edivaldo S

                                                    12/12/2020 18:31:38

                                                    Cadê os artistas do ele não, para defender os seus iguais?.....

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • P

                                                      Paulo H.

                                                      12/12/2020 16:42:31

                                                      Pois é... e agora classe artística brasileira? Não vão dizer nada? Petistas, psolistas e caterva? Perseguição e intimidação são apanágios de qualquer regime comunista que se preze - e Cuba tem um nome a zelar! Destaque aqui para a má-fé da ONU que aceitou Cuba no Conselho de Direitos Humanos. Alguma dúvida de que na ONU (e na OMS), como diria Boris (não o Yeltsin), "tá tudo dominado"?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        joão José Augusto Mendes

                                                        12/12/2020 16:18:18

                                                        Temos dois tipos de cubanos, aqueles que tiveram peito de cair fora e aqueles que não tiveram e ficaram, se ficaram concordam com o que está havendo. Intelectuais artistas e jornalista dançam de acordo com a musica.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • J

                                                          João Carlos RIGODANZO

                                                          13/12/2020 16:05:42

                                                          Muito correto sua afirmação porém os que caíram fora fugiram do regime pois o governo não os deixa sair assim livremente são prisioneiros de Cuba. Mas realmente todos deveriam fugir e deixar pra trás só os ditadores quem sabe assim a esquerda mundial acorda

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Milene

                                                        12/12/2020 15:53:20

                                                        Isso é um perigo

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • J

                                                          Joaquim Corrêa Lopes

                                                          12/12/2020 15:39:24

                                                          Até quando o anacronismo do regime cubano vai durar? Parece o Silvio Santos!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • L

                                                            LSB

                                                            12/12/2020 16:38:18

                                                            Péssima comparação... o Sílvio Santos desejamos que tenha saúde (mesmo quem não “gosta”, não necessariamente quer seu mal), mas o caso da ditadura cubana é o contrário...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          Luiz

                                                          12/12/2020 13:48:15

                                                          Eis o "paraíso" cubanos das nossas "zelites intilictuais", né Cristina? E os Boulos, os Caetanos da vida por onde andam, hein? Aliás, o nosso demiurgo tupiniquin, o Chefão da OCRIN, dizem, foi ou vai prá lá, para fazer um documentário. Imaginem só, que tipo de documentário vira daquelas bandas bananeiras, hein?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            Luiz

                                                            12/12/2020 13:44:47

                                                            Eis o "paraíso" cubanos das nossas "zelites intilictuais", né Cristina? E os Boulos, os Caetanos da vida por onde andam, hein? Aliás, o nosso demiurgo tupiniquin, o Chefão da OCRIN, dizem, foi ou vai prá lá, para fazer um documentário. Imaginem só, que tipo de documentário vira daquelas bandas bananeiras, hein?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • L

                                                              Luiz

                                                              12/12/2020 13:43:43

                                                              Eis o "paraíso" cubanos das nossas "zelites intilictuais", né Cristina? E os Boulos, os Caetanos da vida por onde andam, hein? Aliás, o nosso demiurgo tupiniquin, o Chefão da OCRIN, dizem, foi ou vai prá lá, para fazer um documentário. Imaginem só, que tipo de documentário vira daquelas bandas bananeiras, hein?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • W

                                                                WILLIAM MARCELO BONFIM DE OLIVEIRA

                                                                12/12/2020 13:42:04

                                                                Os comunistas do Itaim Bibi e do Lebron poderiam passar um tempo na ilha para ver como o socialismo é uma desgraça fora do discurso esquerdista, a narrativa, nunca é confirmada na vida real.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • L

                                                                  Luiz

                                                                  12/12/2020 13:41:14

                                                                  Eis o "paraíso" cubanos das nossas "zelites intilictuais", né Cristina? E os Boulos, os Caetanos da vida por onde andam, hein?

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • L

                                                                    Luiz

                                                                    12/12/2020 13:25:12

                                                                    Parabéns pelo artigo Cristina ... porquê Chico, Caetano e Gil irem não vão morar lá e produzir aquelas musiquinhas comunistas ?

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • A

                                                                      All Jr

                                                                      12/12/2020 12:22:15

                                                                      Socialismo/Comunismo é uma ideologia maldita, sem exceções.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • R

                                                                        Rogerio Barao

                                                                        12/12/2020 12:16:35

                                                                        Pois é Cristina, em nenhum país do mundo onde essa praga que denominam socialismo é o regime de governo, há liberdade se expressão.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • G

                                                                          GUSTAVO

                                                                          12/12/2020 11:45:20

                                                                          A gazeta e vc pouco disseram sobre a lista de detratores do govenro. Que Cuba é uma ditadura, não resta dúvida. No Brasil estamos com problemas bem maiores. Vc entrevistou alguém ligado ao guaido. Nem os EUA reconhece legitimidade nesse sujeito. Mas vc da voz ao discurso dele. Vc faz parte do time dos alucinados que tem medo de comunsita, que acha que os comunistas têm um plano para dominar o mundo. Depois os.anunciantes vão embora, pq não querem seus produtos ao lado de teorias conspiratórias, não adianta chorar.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          7 Respostas
                                                                          • M

                                                                            Maquiavel

                                                                            13/12/2020 20:34:28

                                                                            De novo gugu...

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                          • G

                                                                            GUSTAVO

                                                                            13/12/2020 14:25:50

                                                                            Luiz Angelo: sugerir prisão por conta do meu pensamento demonstra o grande sujeito que vc é. Ah, zurra aquele que escevre "esquerdalha". Vcs, alucinados que acreditam em teorias conspiratórias, são patéticos. Nosso país indo pro brejo, mas o importante é manter a narrativa pra falar mal de Cuba. A situação de Cuba só é relevante para gente feito vc e a articulista: alucinados que acreditam q comunista come criancinha.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                          • L

                                                                            Luiz Angelo

                                                                            13/12/2020 9:39:58

                                                                            É serio o que vc escreveu ??? O unico "problema" maior no Brasil que em CUba, é aqui um **** -ÚTIL como vc, adestrado pela Esquerdalha, tem chance de falar tanta asneira em uma coluna como esta, e nem por isso ser preso !! Curta a "ditadura" do Brasil e continue seu zurro impune !!

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                          • C

                                                                            C. L.

                                                                            12/12/2020 14:06:39

                                                                            "o Brasil tem problemas maiores". Maiores, pode ser. Piores? Além de ter comida racionada, saúde, educação e sociedade parada no tempo desde a guerra fria e sem liberdade de pensamento expressão? É... não. "teorias conspiratórias", o cara fala como se isso foi inventado do nada, como se não tivesse existido a Internacional, a cortina de ferro até a Alemanha Oriental (graças a Deus parou ali e depois desmoronou), a política expansionista e imperialista atual do PCC, que compra quem pode e intimida quem não pode comprar, da Ásia, passando pela África até a vizinha Argentina, já com diversos tentáculos em solo brasileiro. Mas é tudo conspiração, amiguinho, pode acreditar. O cara é engraçado...

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                          • L

                                                                            Luigi Tenco

                                                                            12/12/2020 17:48:47

                                                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                          • A

                                                                            Adalberto Dias

                                                                            12/12/2020 12:55:05

                                                                            Gustavo, desculpe me, vc está no país errado! Vá para Cuba, Venezuela, ou mais perto ainda, a Argentina, que já começou afundar

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                          • D

                                                                            Domingos Marconato

                                                                            12/12/2020 11:47:14

                                                                            O pior cego,é aquele que insiste em não enxergar.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                        • P

                                                                          PTRLC

                                                                          12/12/2020 10:58:09

                                                                          Ótima reportagem! Cuba libre só se for o drinque porque na ilha dos irmãos Castro, só tem ditadura e olhe lá!

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • R

                                                                            RPM

                                                                            12/12/2020 10:55:49

                                                                            A esquerdalha defende o socialismo, mas quer viver no capitalismo.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • C

                                                                              Carlos Tadeu Furquim

                                                                              12/12/2020 10:12:23

                                                                              E os embusteiros brasileiros, travestidos de artistas?

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                Carlos Tadeu Furquim

                                                                                12/12/2020 10:12:23

                                                                                E os embusteiros brasileiros, travestidos de artistas?

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • L

                                                                                  Luiz Alberto

                                                                                  12/12/2020 8:51:23

                                                                                  Não é novidade a brutalidade do socialismo. Da socialização da miséria à mordaça e desrespeito aos mais elementares direitos humanos. Tudo isso recheado de muita corrupção e distribuição da riqueza. Pra uns!!! O que causa espécie é o glamour que esse troço representa para sindicalistas, artistas, intelectuais, jornalistas e filhinhos de papai que não trabalham nem estudam. Em resumo, bem disse Nelson Rodrigues: amar a humanidade é fácil. Difícil é amar ao próximo. São uns embusteiros.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • P

                                                                                    Plinio

                                                                                    12/12/2020 8:50:20

                                                                                    Cadê os Chico Buarque ,Gilberto Gil,Caetano, Maria Bethânia para defenderem a livre expressão do povo cubano? São uns farsantes nas suas coberturas de Ipanema e Barra .

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • D

                                                                                      Doc

                                                                                      12/12/2020 2:14:21

                                                                                      Comunismo é somente sinônimo de Pilantragem Enganar o povo e ficar com a grana e o poder Incrível que no século 21 ainda se fala e alimenta a juventude dopada com drogas e mentiras para manter essa grande farde chamada comunismo.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • E

                                                                                        EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                                                                                        12/12/2020 1:32:47

                                                                                        Belíssimo texto. Claro, direto, sem rodeios. Afinal, a autora não é uma "artista" e enxerga Cuba como realmente é, uma prisão.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • L

                                                                                          Luiz Americo Lisboa Junior

                                                                                          12/12/2020 1:22:01

                                                                                          Cristina Graeml corre o risco de ser acusada de publicar fake news pela classe artística brasileira, por parte significativa de estudantes, professores, políticos e intelectualóides de esquerda. Eles preferem enlouquecer a aceitar os fatos e encarar a realidade cubana.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • P

                                                                                            Paulo Santos

                                                                                            12/12/2020 1:15:52

                                                                                            A situação dos artistas é facílimo de entender. Imagino que quando chega um novo ator, em entrevista lhe é perguntado sobre política, e o normalmente jovem, já sabe que se disser algo diferente de ESQUERDA, CANHOTA, SINISTRA, etc, sua chance diminui de ser contratado, é a famosa COAÇÃO. Ou vc embarca no que quer a casa, ou entra o próximo da fila. Jorge Amado um dos melhores escritores brasileiros, conta em entrevista que iria deixar o Partido Comunista, que havia se decepcionado, e que seu editor o ameaçou de jamais voltar a escrever. Sua última frase nessa mesma entrevista: "Ideologia é uma merd@ !"

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • T

                                                                                              TIAGO

                                                                                              12/12/2020 1:08:46

                                                                                              O STF fez o mesmo em março. Prendeu pessoas por ATOS (ditos) antidemocraticos.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • A

                                                                                                Antonio Carlos Hoff

                                                                                                12/12/2020 0:59:40

                                                                                                Cuba não passa de um favelão a céu aberto e um zoológico de humanos. Um dia este povo sofrido vai se livrar desta ditadura sanguinária.

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • J

                                                                                                  joao cesar reinert

                                                                                                  12/12/2020 0:49:51

                                                                                                  A classe artística brasileira , salvo raras exceções , são uma das mais medíocres do mundo !

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • F

                                                                                                    Freitas

                                                                                                    12/12/2020 0:32:53

                                                                                                    Prezada Cristina, gostaria que você comentasse a seguinte notícia, pois você abordou o assunto há dois dias >>> https://projetocomprova.com.br/publica%C3%A7%C3%B5es/tratamento-precoce-com-hidroxicloroquina-nao-evitou-mortes-em-porto-feliz/

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    3 Respostas
                                                                                                    • C

                                                                                                      CRISTINA GRAEML

                                                                                                      13/12/2020 3:41:49

                                                                                                      Oi, Freitas. Vc está enganado. Nunca fiz reportagem sobre Porto Feliz. Até gostaria de ter feito, pq a cidade está entre as que melhor controlaram o contágio e que têm os menores índices de letalidade. Vc deve ter se confundido com a entrevista que fiz com a médica Raíssa Soares, que estava em visita a Porto Feliz. Mas esse realmente não é o assunto da coluna atual, onde comento a triste situação de Cuba, agora atacando a liberdade de expressão artística.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • F

                                                                                                      Freitas

                                                                                                      12/12/2020 18:58:12

                                                                                                      Alerta: O que tem a ver? Esta é a coluna da Cristina e ela fez uma reportagem sobre Porto Feliz? Tenho que desenhar para você?

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • A

                                                                                                      Alerta

                                                                                                      12/12/2020 17:23:17

                                                                                                      O que tem a ver?

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • W

                                                                                                    WILSON MUGNAINI

                                                                                                    11/12/2020 23:49:54

                                                                                                    Disse Roberto Campos há muitos anos atrás: "É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar - bons cachês em moeda forte; ausência de censura e consumismo burguês; trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola..." E continua tudo como dantes no quartel de Abrantes...

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    1 Respostas
                                                                                                    • T

                                                                                                      Tio Sam

                                                                                                      12/12/2020 13:16:46

                                                                                                      São os famosos PTistas de Alphaville ou comunistas de IPhone. Querem luxo e farra com dinheiro público. Phodam-se os pobres a quem compram os votos.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • R

                                                                                                    Ricardo Morgado

                                                                                                    15/12/2020 12:42:17

                                                                                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    Fim dos comentários.