• Carregando...

Ernesto Araújo mudou as relações exteriores do Brasil para melhor ou pior? Por que despertou a ira dos opositores do governo? Quais os erros que levaram o ministro a colocar o cargo à disposição do presidente, após pressão do Congresso, especialmente do Senado?

E quais os acertos? Em que o país evoluiu no trato com a comunidade internacional? Japão, Índia e Estados Unidos nos respeitam? Quais os sinais? E a China?

Nesta entrevista converso com o analista de geopolítica internacional Daniel Lopez sobre estas e outras questões que afloraram nesses mais de dois anos de gestão do chanceler Ernesto Araújo no Ministério das Relações Exteriores. E sobre o que pesou para a saída dele.

Quem avalia apenas as intrigas em torno de seu nome vai se surpreender com a lembrança de alguns importantes avanços do Brasil perante a comunidade internacional.

Quem olha apenas para os avanços será lembrado da falta de diplomacia do agora ex-ministro no recente episódio envolvendo a senadora Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Ernesto Araújo fez mal em revelar no Twitter a pressão que sofreu para facilitar a entrada da rede de internet móvel 5G no Brasil? Por que isso importa? E a questão da negociação das vacinas? Qual foi seu papel?

Ernesto Araújo e as narrativas políticas

Além de ser jornalista e teólogo, Daniel Lopez também é formado em Letras e é mestre e doutor em linguística. Como professor e youtuber (ele tem quatro canais) está acostumado a fazer análises da linguagem e das narrativas políticas. Por isso tem uma perspicácia aguçada para perceber além dos discursos e do falatório das redes sociais.

Embora as mudanças no governo ainda não estivessem todas definidas quando conversamos no fim da tarde desta segunda (29), a análise foi certeira. Daniel anteviu que o presidente Bolsonaro aproveitaria a saída de Ernesto Araújo para fazer uma minirreforma ministerial. E opinou sobre o que isso pode significar para o governo.

Para acompanhar a conversa que tivemos ao vivo, pelo Instagram, agora publicada aqui, basta clicar no play do vídeo no topo da página. Depois não esqueça de registrar como se sentiu as acompanhar a análise e comentar o que achou das mudanças no governo. Participe do debate!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]